Impressora, qual comprar?Abaixo de90€

Epson tem boa qualidade, mas os rendimentos são péssimos devido aos desperdícios... no caso da epson infelizmente as normas iso não ajudam, pois são baterias de teste contínuos e não reflectem o uso "start and stop" que fazemos dos equipamentos...

No caso das epson mais antigas, era possível esvaziar os tinteiros só a ligar e a desligar o equipamento. Estes consumos, e o facto de as impressoras pararem de imprimir quando ainda havia tinta nos tinteiros, deram até origem a um processo legal nos estados unidos, onde a epson teve de reembolsar os consumidores.

Note-se que a qualidade de impressão é muito boa, mas os custos não compensam... não faço testes há uns tempos mas tenho curiosidade em ver se esse facto melhorou, mas de qq modo, como referi acima, para uso geral, o ideal neste momento e na minha opinião é uma HP Photosmart C4480.

Ps: infelizmente o site da epson pt e europa está down, senão de qq modo fazia os cálculos...

Outra cena, como é que uma pessoa sabe que impressoras suportam tela? Andava a mirar a Pixma Pro 9000, mas fiquei um bocado surpreendido por não permitir tinteiros de pigmento e o modelo acima já é bastante caro. A HP ??? (modelo A3 muito bem falado e não muito caro, que dava para telas) dá para papeis fine art?

Para tela acho que só te safas com a HP mesmo, neste caso as Pro B8850 ou B9180...

ambas suportam tela e fine art, se bem que venham com perfis próprios para os papéis fine art da HP Hahnemühle... mas existem alguns sites/foruns de artes gráficas e fotografia com perfis para estes equipamentos para papéis de outras marcas (exemplo).
 
Última edição:
Pois, eu também sempre ouvi dizer que a Epson era sem grandes dúvidas a melhor em qualidade, mas esses problemas de economia riscam-na da minha lista.

A impressora que estava a falar é essa mesmo, a Pro B8850. :) Tenho que ver se vale a pena e quais as alternativas.
 
alternativas tens a Epson R1900 (mas continua com o custo por página caro devido às inefeciências, pelo que li em algumas reviews, apesar de ser mais rápida que as HP Pro B), e a Canon Pro9000... se bem que a mais equilibrada, para mim, continua a ser a B8550, que usa na generalidade o mesmo motor de impressão da B9180, que na altura agitou bastante o mercado de impressão semi profissional.

With the release of the Photosmart Pro B9180 in 2006 (reviews on Macworld, Luminous Landscape), HP crossed the image quality barrier with a printer that produced photos as good as those printed with Epson’s $800 Stylus Photo R2400 desktop printer. The good news for potential B8850 buyers is that it uses the B9180’s print engine and inks (the cartridges are identical), and thus offers the same print quality as its higher-priced sibling.

@ http://www.printerville.net/2008/01/24/first-look-photosmart-pro-b8850/
 
desde citar testes da proteste que são miseráveis
tmgp, ainda bem que existes para nos informar que os testes da DECO são miseráveis.

Que arrogância, presunção e ignorância!

Os testes da DECO são reconhecidos tanto em Portugal como na Europa (tanto que existem testes conjuntos com outras associações de apoio ao consumidor de vários países da UE). Obviamente que não podemos estar à espera de obter os mesmos consumos descritos no teste mas este é um bom indicador do que esperar de diferentes aparelhos nas mesmas condições.

LOL! Mas esqueçam lá os especialistas e as associações que existem para proteger os nossos interesses como consumidores!

Ah, e não, eu não trabalho na Canon. Sou estudante de uma área que nem sequer tem a ver com este assunto.
 
Última edição:
Concordo contigo glorifiedg, desde o primeiro momento em que começaram as asneiras pronto desisti de comentar. A Deco é reconhecida Internacionalmente e sinceramente até agora nunca me arrependi de uma única escolha por parte deles. Basta ver o que disseram do iphone e concordo a 100% com eles. Mas devo ser o único no planeta a pensar isso.
 
de facto são miseráveis... a deco é uma revista com fins lucrativos. sei de n exemplos de erros e desinformação nessa revista. nomeadamente nas impressoras... no artigo antes deste último, afirmaram a epson como a escolha ideal para ter em casa, quando todas as pessoas ligadas à indústria sabem que os consumos são escandalosos, e a impressora eleita, era precisamente na altura o modelo em que esgotavas os tinteiros só a ligar e a desligar... excelente escolha!

e quem fala em impressoras fala em muitas outras coisas...

não confundir deco, que de qq modo é uma organização privada e como tal fins lucrativos, com a proteste, que é uma revista low cost com artigos não assinados e de grande imprecisão. recentemente também publicaram um de telemóveis que era a comédia total...

nas indústrias em que já trabalhei, ninguém dá credibilidade aos testes da proteste (a deco não testa nada), nem sequer têm especialistas a fazer esses testes, caso contrário não davam tanta calinada.

em portugal existe a direcção geral do consumidor, e centros de arbitragem com aconselhamento jurídico gratuito, enquanto que a deco é um serviço pago, logo não percebo a tua indignação...

e para não entrar em offtopic, e para voltar às impressoras, cito uma frase que ficou na cabeça de um artigo da proteste "neste campo, apenas a marca X é perfeita". perfeito? que rica isenção :)

o que não faltam hoje em dia é testes especializados na net, e no caso das impressoras, rendimentos medido segundo norma ISO que ajudam a comparar equipamentos (isto nas marcas sérias, porque algumas continuam com medidas próprias...)

-----

disse alguma asneira? apenas te perguntei orpheusmyth se trabalhavas para a canon, porque em n tópicos acusaste a hp de ser uma marca cara, sem justificar que equipamentos estavam em causa, quando nos mainstream eu coloquei evidências de que a realidade não é bem essa...

estou bem a par deste tipo de impressoras, e felizmente já pude fazer testes com equipamentos de todas as grandes marcas, lado a lado, e observar sem qualquer lag temporal resultados obtidos, para além de fazer outro tipo de testes, nomeadamente de qualidade de tinta.

se tens outros dados por favor corrige as minhas asneiras.

------

ps: não tenho nada contra a deco, mas tenho muitas dúvidas sobre a qualidade da proteste, legitimadas por conhecimento técnico dos produtos analisados, e confirmadas por colegas das indústrias em questão. são limitados, e apesar da boa intenção, as conclusões são muitas vezes enganadoras. o exemplo da recomendação da epson é escandalosamente evidente, e surgiu de dois erros crassos na metodologia de avaliação de consumo de tinta. a impressão contínua, e a falta de utilização de tinteiros de grande capacidade em equipamentos que na altura o permitiam, sem fazer qualquer referência a essa possibilidade.
 
Última edição:
a deco é uma revista com fins lucrativos. sei de n exemplos de erros e desinformação nessa revista

Para finalizar apenas, tens de te informar melhor acerca desse assunto pois a ProTeste é uma revista sob a alçada da DECO (tal como a Dinheiro&Direitos, etc...)! De qualquer maneira, duvidar da isenção desta entidade e da sua revista cuja credibilidade é gigantesca a nível nacional e internacional é no mínimo absurdo!

De qualquer maneira votos para que quem abriu o tópico faça uma boa compra e espero que o meu contributo tenha ajudado. Para confirmar os meus dados basta consultar a ProTeste de Outubro de 2008.

:offtopic:orpheusmyth tb desisto até porque amanhã tenho exame de Imunologia Médica e estou para aqui a argumentar quando devia era estar a estudar! Abraço para ti!


Cumprimentos
 
Testes da deco/proteste são pra rir.

Já mencionei aqui neste fórum o exemplo que se passou na empresa onde trabalho.

Dois artigos iguais, um com a nossa marca e outro com marca própria do cliente, resultados e classificações completamente diferentes.

Conheço outro caso, na área do arroz, em que o arroz era do mesmo lote mas tinha marca diferentes e o resultado foi totalmente diferente.

E depois orpheusmyth:

"Eh pah até pelo contrário. Segundo a deco, fica perto de 7 cêntimos em qualidade boa. Fica sempre mais barato a menos que encontres alta promoção."

Tens noção do que dizes? Sabes fazer contas? 7 cêntimos? lol ?
 
Os testes da Porteste são de facto dúbios. Eu próprio já fui assinante e bem vi o que aquilo era... E neste mesmo tópico já referi um exemplo, sobre o teste de impressão de fotos, onde eles muito "inocentemente" usam papel do mais barato para dizer que compensa em relação a uma loja/laboratório, que na grande maioria dos casos usa papel bastante melhor.

De qualquer forma, não é a Proteste que está aqui em julgamento, mas sim as impressoras.

tmgp, C8850 ou C8550? Versão nova? Reparei que a HP vende mesmo telas, só dá com aquelas? Não se pode comprar tela e "botar lá pra dentro"?
BTW, o que me podes dizer da qualidade das IP, IX contra as Pro? A diferença é muito grande? Compensa a Pro, mesmo que não se tenha grande necessidade do A3+?
 
Última edição:
Testes da deco/proteste são pra rir.

Já mencionei aqui neste fórum o exemplo que se passou na empresa onde trabalho.

Dois artigos iguais, um com a nossa marca e outro com marca própria do cliente, resultados e classificações completamente diferentes.

Conheço outro caso, na área do arroz, em que o arroz era do mesmo lote mas tinha marca diferentes e o resultado foi totalmente diferente.

E depois orpheusmyth:

"Eh pah até pelo contrário. Segundo a deco, fica perto de 7 cêntimos em qualidade boa. Fica sempre mais barato a menos que encontres alta promoção."

Tens noção do que dizes? Sabes fazer contas? 7 cêntimos? lol ?

Rapaz eu nunca apresentei preços. E contas sim lol visto eu ter sido de Matemática no ensino superior apesar de já ter enverdado por outra área. Mas tu lá sabes. Aqui neste fórum já não discuto nada. Todos mandam bitaites e sinceramente eu apesar de ter mandado o meu falo por experiência própria. Mas bem nem vale a pena estar a chatear-me mais. Portanto mais qualquer coisa e podem gritar ou fazer seja lá o que for que não me chateio.
 
Para finalizar apenas, tens de te informar melhor acerca desse assunto pois a ProTeste é uma revista sob a alçada da DECO (tal como a Dinheiro&Direitos, etc...)! De qualquer maneira, duvidar da isenção desta entidade e da sua revista cuja credibilidade é gigantesca a nível nacional e internacional é no mínimo absurdo!

põe isto na cabeça, a deco é uma associação privada... e tem falhas como qualquer outra, e vive para fazer dinheiro... o facto de ajudar sócios com conflitos não faz dela a empresa mais credível do mundo.

aliás, onde já trabalhei, e eram multinacionais, em todos os países se sabia que os testes eram ridículos e as recomendações muito mais... não sei se a 100% porque não domino microondas e frigoríficos entre outras coisas, mas no que diz parte à minha experiência profissional, impressoras incluído, mesmo a nível internacional a reputação da proteste era miserável...

queres algo bom? uma vez avariaram de propósito um produto da minha empresa para saber se era reparado em garantia. e de facto foi... passado uns tempos entraram em contacto connosco para pagar esse produto. achei piada, e é interessante, e mostra que a atitude deles é válida, se bem que a essência do teste em sim era estranho, pois o produto avariado de propósito pode ou não ser reparado, e daí não se pode inferir nenhum juízo de valor, mas a atitude de querer pagar o produto é boa...

Testes da deco/proteste são pra rir.

obrigado pelos teus exemplos, já somos dois com conhecimento de causa, pode ser que assim os leitores da revista sem conhecimentos das indústrias/produtos em causa pensem melhor sobre a credibilidade da revista

De qualquer forma, não é a Proteste que está aqui em julgamento, mas sim as impressoras.

exacto, antes que seja bloqueado o tópico...

tmgp, C8850 ou C8550? Versão nova? Reparei que a HP vende mesmo telas, só dá com aquelas? Não se pode comprar tela e "botar lá pra dentro"?
BTW, o que me podes dizer da qualidade das IP, IX contra as Pro? A diferença é muito grande? Compensa a Pro, mesmo que não se tenha grande necessidade do A3+?

não... as C são A4... o B vem mesmo de B-Size provavelmente, dado que as A3 novas deles começam todas por B.

relativamente à tela podes usar outras, até porque as tintas são de pigmentos, e como tal mais independentes do media usado. não tens é o perfil definido... ou vês se ficas satisfeito com o perfil para a tela HP, ou vês se existe na net perfil para a tela que costumas usar, ou fazes tu um perfil, se bem que sem colorimetro é difícil...

8850_Windows_Tut_01.jpg


@ http://h10088.www1.hp.com/cda/gap/d...t.jsp?zn=gap&cp=1-247-313-7739^81766_4000_100__

relativamente à qualidade tudo depende... não sou profissional, apenas trabalhei com as marcas, mas os fotógrafos apreciavam mais a hp por ser na generalidade mais polivalente, e por usar o mesmo motor de impressão da topo de gama, a b9180, ao contrário da canon e da epson, que usam motores simplificados...

segue mais uma conclusão de uma review:
Compared to its main rivals, the Epson Stylus 2400 and Canon Pro 9500, the HP B8850 represents outstanding value and should be right at the top of your list if you're in the market for a 13" / A3 printer.
@ http://www.photographyblog.com/reviews_hp_photosmart_pro_b8850.php

onde ela é imbatível é no preto e branco, já que, e encontras isso em algumas reviews, a epson produz resultados mais vibrantes em cor, a troco do custo claro...

encontrei um exemplo:
the B8850 is a strong offering with very good print quality on most paper types and the best black-and-white printing capabilities of any printer under $800 that I’ve tested. [...] The R1900’s glossy photo quality definitely outshines the B8850’s, but if you want black and white, the B8850 is the better choice at this price.
@ http://www.macworld.com/article/133475/2008/05/photosmartb8850.html

ps: afinal a própria hp oferece perfis para papéis de outros fabricantes... não sabia desta... http://h10088.www1.hp.com/cda/gap/d...t.jsp?zn=gap&cp=1-247-313-7739^81765_4000_100?
 
Última edição:
Mui interessante de facto... Eu à bocado troquei o C com o B, queria mesmo dizer B.
O colorimentro é algo que vem por adicção, não acho lá muito sensato investir tanto numa impressora, para depois andar a falhar com as cores. Digo eu que algo tipo Spyder será satisfatório.

Ia-me queixar da HP ser mais cara, mas o facto de a Canon não utilizar tinta de pigmento (só disponível na Pro 9500) é um grande limitador ao nível dos papeis. Ficaria um tanto ou quanto restrito a papeis da Canon.
Acho que essa HP é mesmo uma hipótese a considerar... :)
 
O colorimentro é algo que vem por adicção, não acho lá muito sensato investir tanto numa impressora, para depois andar a falhar com as cores. Digo eu que algo tipo Spyder será satisfatório.

mas já tens? é que o actual Spyder3Print tem um PVP recomendado de 285 eur, e se acrescentares isso ao preço da impressora quase que dá para a 9180gp já com colorímetro... se bem que isto deve-se arranjar mais barato...

em relação aos preços, podes aproveitar a libra barata... depois de conversões, o preço recomendado da B8550 é de quase 200 eur (pt uk) embora arranjes em várias lojas perto dos 500 eur segundo o *****... (tal como em uk tb encontras mais barato)

só não sei é como é das garantias...
 
Nop, não tenho. Terei que comprar na altura. Mais uma coisa que desconhecia, colorimetro. Assim sendo, sim, é preferível (isto se o colorimetro da impressora depois der para ajustar tudo como os outros).

E mandam impressoras desse tamanho de UK para cá?

Outra cena que reparei é que os papeis fine arte que estive a ver tinham 300-350g/m2, que excede o máximo da HP e da Canon que tinha visto. :(

PS: Reparei que nem a Pixma Pro 9500 imprime mais que 275g/m2. Então afinal como é que se imprime papel de 350g/m2?
 
Última edição:
olha que a tela da HP tem 380 g/m² e funciona na B8850 :)

se bem que não condiz com a indicação oficial mas enfim...
Peso de suportes recomendados Bandeja principal: 80 até 250 g/m²; alimentação de uma folha: 80 até 300 g/m² (até 0.7 mm de espessura)
@ http://h20195.www2.hp.com/PDF/4AA1-7136PTE.pdf

quanto ao envio não sei dado que é pesadota... eu em coisas desse preço prefiro pagar mais um pouco e ter tudo cá, e não ter problemas de garantias, mas não quis deixar de alertar para a oportunidade por causa dos cambios...

----

ps: já percebi, 300 é o limite "recomendado", mas como se vê pela própria tela, suporta mais, desde que a espessura não passe os 0,7mm... mais do que isso só na b9180...

isto tem alguma lógica dado que a alimentação é plana...

---

ps2: preço do spyder3print em pt -> http://www.maquicopia.pt/cvision.htm
outros distribuidores aqui.
 
Última edição:
bem, onde é que isto já ai :p começou com uma impressora por menos de 90€ e já vai em impressoras de várias centenas de €'s..

por aqui tenho uma stylus photo R800, e se bem que não é propriamente económica, também não é nenhuma devoradora de tinta (o que custa são os 8 tinteiros que cá em portugal são bastante caros), além de que os resultados são mesmo muito bons.
por acaso nunca vi nenhuma estimativa de custo por impressão desta impressora, alguém faz alguma ideia?

cumps
 
Uma impressora de 90€ tenho eu... :p Mas cheguei ao ponto em que já não fico inteiramente satisfeito e apetece-me ter alguma liberdade nas impressões. Aqui há tempos queria fazer uma cena engraçada para oferecer, mas o preço que me pediram era superior ao de uma impressora profissional.
 
estou à procura de impressora.

vi supostamente, a epson R285 tem uma boa qualidade de impressão, mas epson é aquela base, que já falaram aqui, dos consumos, embora na ***** os tinteiros estajam a preços convidativos. resta é saber para quantas fotos servem.

tambem vi a canon pixma ip3500/4500. parecem-me as escolhas mais acertadas, ou mesmo a ip4600.

estou com um price range 75€-100€

anyone?
 
A IP4500 encontras em promoção perto dos 50€ (que ao preço dos tinteiros cá, fica apenas 5€ mais caro renovar a impressora).

Agora se queres IQ, já sabes, Epson all the way.
 
Back
Topo