Imprimir foto e colocar em moldura...

SwimmerBoy

Folding Member
Boas malta...

Queria imprimir uma fotografia e coloca-la numa moldura...

O que se passa é o seguinte: A foto foi alterada, cortada e mexida e as dimensões actuais dela estão a:

W: 3152
H: 1948
(está na horizontal)

Agora a minha questão é a seguinte... Quando for imprimir a fotografia, para o tamanho das fotos normais (das de rolo) não vai deformar a foto? (estou a pensar mandar imprimir numa ***** ou kodac)

Obrigado
 
julgo que essas máquinas imprimem a 3:2
é possivel que fique alguma coisa cortada, mas o rui marto é que deve saber isso

já agr aproveito para perguntar se esse tipo de máquinas faz impressões A4 ou se tem que ser por outros meios e que preços se praticam. (dsc lá a invasão)
 
A maioria das lojas só imprimem em formato 3:2, e já há algumas que imprimem também em 4:3...

A tua foto está num formato um pouco mais panorâmico do que o tradicional 3:2, pelo que é quase certo que se imprimires isso numa loja de pessoal descuidado te vão cortar os lados da imagem...

Se for um bom artista imprime a foto de forma a ficar com margens brancas em cima e em baixo e depois corta as bordas numa gilhotina...

Quanto as molduras.. Se falas em mandar emuldurar, é facil porque as molduras são feitas à medida. Se falas nessas que se compram é pior, porque só há tamanhos standard...
 
Eu quando vou mandar revelar, faço crop a tudo a 3:2 no photoshop, não quero ca que façam o crop por min... No photoshop é facil de fazer isso, mediante a ferramenta crop + fixar valores

e voilá!

Sobre tamanhos, o mais clássico é 15x10, mas há 20x30, 30x45, 40x60... (medidas em cm)
 
Última edição:
Ou seja, o melhor mesmo é eu mexer na foto de maneira a ficar 3:2 não é?

Se achares que o melhor enquadramento é o que tens não precisas de cortar a imagem... Imprime assim e diz na loja que não queres que cortem as bordas.. O que acontece é que ficas com margens brancas em cima e em baixo, que eles lá te cortam ou podes cortar em casa com um x-Acto..

Só que depois a moldura é que é pior... Tudo o que é passpartues, albuns, etc.. etc.. é em 3:2...
 
Na moldura ainda estou a considerar se opto por moldura normal ou moldura feita à medida... amanhã vou informar-me para os tamanhos mas vou tentar preparar as fotos das duas maneiras...
 
Bem, vamos lá a tirar algumas dúvidas. :)

Em relação ao formato "irregular" da foto, se for numa boa loja, podes pedir para terem atenção a isso, no entanto se a foto estiver em 4:3 ou à volta disso, não te recomendo a deixares o crop para a loja. Por muito bons que eles sejam, tu é que sabes como queres a foto. Ainda por cima se já andaste de volta disso, é porque certamente tens uma ideia concreta.

Os formatos panorâmicos não têm qualquer tipo de problema, os minilab (pelo menos os da Kodak) não imprimem só em formatos standard. A alimentação do papel é feita por uma bobine com um rolo, por isso a máquina ajusta a altura da foto aos 10cm do papel (assumindo que está a ser usada a bobine para 10x15), e o comprimento vai saindo.
Eu por exemplo tenho aqui várias panorâmicas, e todas elas têm os 10cm de altura, o comprimento é que varia.

Formatos standard existem imensos. Os triviais que toda a gente conhece são o 10x15, 15x20 e 20x30. Mas existem muitos mais, e até existem formatos para o 4:3 como é o caso do 10x13 ou 18x24 (este último sei que também há em molduras).
O tamanho em que imprimo mais vezes até é o 20x25, que é um formato 4:5, bastante fora do vulgar, e a meu ver é o melhor que há para retratos. E não sou só eu que acho isso, tanto que o 20x25 é uma das medidas que se encontra nas molduras standard.

Isto para dizer que no fundo, eles podem fazer o tamanho que quiseres, dentro dos papeis com 10 ou 20cm de largura:
-8x8
-10x13
-10x15
-15x20
-18x24
-20x25
-20x30
(estes são aqueles que me vieram à cabeça e que estão "tabelados")

Maior que isto já nem todas as lojas fazem. Algumas têm formatos maiores, outras recorrem a impressoras de jacto de tinta ou sublimação.

adolfo dias, em relação à tua pergunta, penso que todas as máquinas fazem até ao 20x30, que é um formato bastante próximo do A4 (21x29). A4 mesmo já não sei.

Em relação a preços, não me passa pela cabeça, mas contava com pelo menos 0.50€ para um 20x30.

Lembrem-me amanhã durante o dia, por PM ou isso, que eu pergunto melhor os tamanhos exactos e preços (isto para o minilab da Kodak e para aquela loja em concreto).
Se ainda ficaram com alguma dúvida, deixem aqui que é para eu ver se sei, e se não souber perguntar logo.
 
Última edição:
Back
Topo