Improvisar DC tendo so 380AC a disposicao! (Sera q posso perfguntar isto aqui?)

migadrenaline

Power Member
.......este forum é excelente sendo que é dos poucos que uso!

a MINHA QUESTAO é DE ELECTRICIDADE........ se ta mal aqui peço desculpa!

......eu implementei um controlo "à distancia" duam bomba de agua com um telemovel um microcontrolador e alguma electornica digital adicional (nao interessa para o caso) entao preciso de voltagem baixa para a electornica digital ........(tal como qualquer pessoa que use um adaptador para carregar um telemovel eetc etc.......MAS............ tenho disponivel no local da bomba somente 3 fases (sem neutro)...... pensei em improvisar um neutro usando ao tubagem da agua sendo que isto consoke nem sequer 200mA a 5V.......... mas isso nao "fica bem".............


A PERGUTNA - A ALTERANTIVA QUE ME OCORREU É ESTA (QUE ACHAM).................

Nao tendo nenhum trasnformador trifasico para me baixar a gvotlagem e depois rectifica-la e nao quero gastar esse dinheiro a compra-lo.......... ENTAO
Que acham de usar 2 trasnformadores de 220VAC que ligo em série o primário dos dois para poder ligar duas fases directamente (os dois primarios funcionariam como um a que ligo 380VAC - claro que as voltagens dos secundarios baixariam pois nao estaria a introduzir os 440VDC que seria necessario estando eles em serie mas isso nao é critico de modo algum).....

.....assim com transformador em vez de usar canalizaçao da agua para fazer um neutro até é mais seguro obviamente - quem usar um trasnformador de entrada 220VAC e saida 220VAC para ligar um ferro de soldar para proteger equipamentos sensiveis sabe do que tou a falar)

QUE ACHAM DISTO?...(lembram-se de alguma alternativa para eu poder ir buscar tendo só trifasico votlagens baixas que depois rectificarei para os 24 / 12 e 5 Votls que preciso para o sistema de controle remoto pela rede de telemoveis funcoinar...lembram-se de alguma alterantiva?

abraços..e desculpem la se isto ta mal aqui que nesse caso tenho de procurar outro forum... força

Miguel
 
Última edição:
Primeiro ,nao podes ir buscar o neutro a lado nenhum senao o diferencial dispara .
podes ligar os dois transformadores em serie sem problema nenhum mas o ideal seria um de 380 para 220

Nao precisas de tranformador trifasico ,precisas de bifasico ou seja igual ao mono mas em vez de 220 seria para 380



Peço desculpa porque isto é um forum "nao tanto" de electricidade mas se repsondem gostaria que o fizessem sabendo do que tao a falar e com ideias novas!

Eu vim aqui pedir ideias... nao andar a "debater electrcidade basica"......... mas como isto é um forum de aprendizagem faço-o porque gostava (sim, eu gosto mesmo qundo me corrigem pois aprendo sempre com isso) e gostava sim que o fizessem comigo:

um disjuntor trifasico nao tem (excpeto em casos muito raros e mesmo nesse caso é usado um À parte) nao tem diferencial! quando as 3 fases teem a mesma carga não há necessidade de neutro - mesmo que haja neutro se houver esse equilibrio nao ha corrente a circular no neutro! (isto numa configuraçao estrela obviamente que numa triangulo nem terias onde meter um neutro) - mas ha sempr epossibilidade de as cargas estarem desiquilibradas (isso é algo muito comum) pelo que nao, nao tem diferencial! - se fosse apra ser colocado um diferencial para fins de teste colocava-se um neutro e simplesmente se analisava se circularia corrente nesse neutro - caso ta acontecesse "ai estava a diferença" - numa fabrica grande por exemplo... nem sempre ha equilibrio entre as cargas todas nas 3 fases - nao faz sentido colocar um diferencial num disjuntor trifasico!





RESUMINDO:
...eu agradecia ideias novas e com conhecimento do assunto que isso do "trnasformador de 380 para 220" é álgo óbvio - porque nao propoes uma fonte de alimentacao capacitiva ou outra....por parte de quem saiba do que ta a falar!

obrigadao.
 
SO EM TETRAPOLARES é que se usa diferencial. (em disjuntores que tenham as 3 fases mas que seja para usar eneergia monofasica - 220v - em que se usa 3 fases para distribuir a carga pela casa (nao para usar 380v)

a EDP em trifasico instala sem diferencial, tal poderá ser intoduzido depois como por exemplo neste caso dos tetrapolares)


vou dar um exemplo pois tou a ver que, à parte do assunto inicial, isto é novidade entao já agora explico:

vou-te dar um exemplo indutivo para pensares:
para ligar um motor trifasico quando activas os respectivos contactores (são como relés) - sendo que estes contactores teem somente um enrolamento - Como fazias depois com a diferença de carga na fase que nao era usada?

usei este exemplo porque:
porque assim nao é igual a corrente electrica nas 3 fases pois estas sao usadas duas a duas. E mesmo em motores trifasicos que estejam a funcionar em estrela Às vezes é colocado um neutro (no centro da estrela) - pois este garante que desiquilibrios de corrente pontuais "tenham" por onde sair sem prejudicar a performance do respectivo motor!




(atençao que este exemplo nao se aplica a qualquer motor mas serve para pensares)
ha desiquilibrios" potnuais" de muitos tipos, mas supões um desquilibrio mecanico por exempo ao colocar uma carga nova (que obrigue o motor afazer mais força) - o motor estando em carga foi blokeado e "parou por momentos" ou abrandou NAO linearmente - esta carga externa NAO LINEAR que o abrandou ou parou faria o diferencial disparar que raio de sentido fazia isso...



PS - se é para colocar um diferencial tal será feito à parte após o planeamento do sistema.
 
Última edição:
Viva
Antes demais não pretendo ensinar nada a ninguém pois não é essa a minha postura aqui no forum


...num forum destes onde se partilha conhecimento isso é triste e ainda por cima lá se foi o tópico que tive noutros foruns deram logo respostas objectivas e neste que é o meu preferido ficou "por aqui"

para a proxima não estragues um thread com ign0r4nc14.
 
Podes usar um só transformador desde que aguente 550V de pico. Se for um transformador simples de enrolamento talvez dê, um alimentador moderno vai estoirar de certeza. Ou então, feito como deve ser ligas 3 transoformadores normais e iguais em estrela, rectficas as saidas e agrupa-las.


Cumps
 
VOLTANDO ÀS BASES

QUEIMO O TRANSFORMADOR SE ISTO FOR FEITO - ligar 380 ao primario de um trbasfornador de 220 por nao ter maneira de ir buscar um neutro...qual o resultado?

(por favor nao digam "logo" que vai queimar pois tal é pouco provavel que aconteça devido à Indutancia (e consequente Reactancia INdutiva - XL) do trasnformador acredito que na maioria dos casos simplesmente o mesmo poderá suportar uma corrente de saída do secundário inferior (que isto é lógico pois se o mesmo foi fabricado para uns quantos VA (VolttAmpère) se a voltagem sobe a corrente terá de descer)



....esqueci-me de algum pormenor? (a minha área é eng electronica e de computadores - telecoms) por isso é natural que me escape estas coisas de electrcidade de potencia) - esqueci-me de algum pormenor?



abraço pessoal :)
 
Back
Topo