(in)feliz contemplado com um GPU defeituoso

drawzerRB

Banido
Pessoal, de certo sao conhecedores daquela bronca relativa aos gpu's defeituosos da NVIDIA.

Ora bem, o meu asus z53sv-t comprado em novembro de 2007, cuja placa grafica é a 8600M GS, já foi recambiado pa asus.

Como podem adivinhar, placa grafica foi desta pa melhor...

O meu portatil tinha um uso intensivo, pois trabalhava quase constantemente com renderização, ediçao de imagem e modelação em 3D, sendo que o GPU aquecia ate bem perto dos 110 graus...

De ha uns tempos para cá tinha reparado num desempenho deficiente da grafica, sendo que por vezes tinha que deixar arrefecer a mesma para voltar ao desempenho normal...

Há 4 dias, o ecra do portatil fica negro mas o resto do pc continua a trabalhar. Reinicio-o a força e quando entra o boot reparo que as letras estavam defeituosas, assim como a barra de loading do proprio vista. Inicia-se o sistema e vejo que esta a trabalhar a 4 bits de cor e 640x480 de resolução. Vou as definiçoes de visualização, nao identifica a grafica, nao muda de resolução e nem sequer muda as definiçoes de cor...

Gestor de dispostivos diz me que o windows desactivou a placa grafica devido a problemas encontrados...

Portanto, aconselho quem tenha um portatil com esta placa, que esteja atento a estes sintomas porque pode estar com o mesmo problema...

Uma pergunta para quem me possa elucidar: suponho que a plataforma santa rosa e a 8600gs ja nao se fabriquem (corrijam-me se estiver enganado), assim, o que acham que a asus fara? vai dar-me uma plataforma nova com uma placa mais recente ou sera que devido aos problemas de reconfiguraçao de todo o sistema, processo algo moroso, ou me vao fazer a substituição do portatil?
 
Não vejo nenhum defeito mas sim um feitio... certos processadores e gráficas aquecem demasiado, trabalham geralmente a cerca de 80ºC ou mais (cpu e gpu)

Como a gráfica é soldada na board, o mais certo é a substituição da board, o que poderá demorar dependendo do stock.
 
Não vejo nenhum defeito mas sim um feitio... certos processadores e gráficas aquecem demasiado, trabalham geralmente a cerca de 80ºC ou mais (cpu e gpu)

Como a gráfica é soldada na board, o mais certo é a substituição da board, o que poderá demorar dependendo do stock.

Há portáteis com gráficas dedicadas PCI-e, com o meu toshiba. Não quer dizer que poderia lá espetar uma 4650 mobile ou 9600m GT, porque não há no form factor deste modelo ;)

como no mesmo design fazem 10 modelos diferentes, a placa dedicada facilita ao fabricante criar vários modelos, mantendo tudo o resto igual ou quase.
 
como foi dito, não é defeito, é feitio... um hp que comprei no verão, com o mesmo uso que o que dás fritou o cpu passado 2 semanas ou assim =P
 
Como já foi aqui dito, não é defeito... tudo depende do sistema de refrigeração implementado pelo fabricante.

Um GPU que funcione constantemente acima da sua junction temperature, irá danificar-se num curto espaço de tempo. 110ºC é algo bastante acima do recomendável para este tipo de componentes.

Comparando por exemplo com o meu caso, tenho uma 8700M GT já com um ano e piques, com overclock(750/1800/2000), e sem qualquer problema até hoje. Tudo isto devido ao excelente sistema de refrigeração do Clevo M570RU, que nunca deixou a gráfica atingir mais do que 60ºC em full.
 
Só para avisar que recebi hoje o portatil e a assistencia foi optima. Levou tudo novo excepto o ecra e o teclado :)

estranho trocar tb a carcaça, para não falar do disco rigido e ram (se era a grafica e tal era só a board a mudar)

mas melhor para ti, quase tudo novo :x2:

mas o disco tinhas tb enviado ou não?
 
No caso do disco enviei-o tambem, mas ou fizeram backup e modificaram umas coisinhas ou meteram um novo visto que o arranque do sistema está ligeiramente diferente!

O que acho porreiro é que o portatil aquece muuuuuuuuito menos do que quando o comprei novo! Acho que vou solicitar a guia de alterações à asus xD
 
Última edição:
Provavelmente mudaram-te menos coisas do que pensas. Se o arranque está diferente é porque provavelmente actualizaram-te a bios, algo que é normal e que raramente é feito pelas pessoas.
Menos aquecimento é normal, eles ou limparam ou substituíram as ventoinhas que agora está no seu melhor poder de arrefecimento, e até a alteração na bios poderá alterar o arrefecimento.
 
o facto de eles terem alterado a bios tambem poderá ser um factor para ele aquecer menos...
por exemplo eu tenho uma 8600m GT e ja reparei que desde que flashei a bios para a versao mais recente ela anda mais fresquinha pk a ventilação tambem arranca com mais frequencia.
 
Back
Topo