Incerto no que comprar

Nemesis_PT

Membro
Boas, sou novo por aqui, espero não estar a postar no sítio errado.

Pretendo adquirir uma câmera, mas não tenho mínima noção do que será mais adequado para mim nem sou grande expert em tecnologias. O objectivo seria o normal, gravar e fotografar, mas preferencialmente que possa associar a câmera a algum tipo de aplicação que me permita accionar a contagem decrescente para o fazer à distância. Com tripé, qualidade no mínimo 1080p.

Não atendendo muito aos preços, gostava de saber que sugestões me podem oferecer...

Obrigado, desde já.
 
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina, lente, flash, tripé, acessórios, etc.
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Retratos, paisagens, desporto, longas exposições, etc.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, estúdio, estádio, pavilhão, etc.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual, aficionado, entusiasta ou profissional.
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online.


    1- Penso que o mais adequado seja câmera de filmar e não máquina fotográfica. Tripé não me importo de comprar à parte desde que me indiquem um... gostaria que a câmera tivesse uma funcionalidade para conectar ao telemóvel, tipo uma aplicação, para poder accionar gravação/captura de imagem de forma remota.

    2- Preferencialmente até aos 250 euros, no máximo posso estender até aos 300 euros se essa diferença valer a pena e significar qualidade. O meu foco é esse.

    3- Para mim como personal trainer, para gravar o meu trabalho e fotografar, prioritariamente. Claro que se der para gravar/fotografar eventualmente experiências de férias, melhor. (Digo isto porque pelos vistos há câmeras que são mais adequadas para interiores)

    4- Para estúdio/exteriores de dia.

    5- Tenho pouca experiência, mas gosto de fazer as coisas com o máximo de profissionalismo.

    6- Telemóvel...

    7- Telemóveis?

    8- Dado a situação do COVID, o melhor é ser online.
 
Ou então nos usados

Pah, tipicamente, para filmar e fotografar, e para utilização em interiores, facilmente gastas o dobro desse orçamento só em material de entrada de gama.

Ocorre-me agora talvez uma Sony RX100 das primeiras, mas confesso que não conheço as suas funcionalidades para vídeo
 
A RX100 grava videos muito bons (já tive a v1 e a v3) mas infelizmente não tem entrada de mic... que pode ou não ser um problema - para mim é um dealbreaker, pois o som dos mics integrados em TODAS as cameras é sempre manhoso, e não tenho pachorra para andar com um gravador à parte e depois estar a fazer sincronização

Não sei que telemóvel tens, mas se for minimamente competente, investe esse dinheiro numas boas luzes, num bom micro e vais ter resultados bem melhores do que a comprares apenas uma qualquer camera nesses valores.
 
A RX100 grava videos muito bons (já tive a v1 e a v3) mas infelizmente não tem entrada de mic... que pode ou não ser um problema - para mim é um dealbreaker, pois o som dos mics integrados em TODAS as cameras é sempre manhoso, e não tenho pachorra para andar com um gravador à parte e depois estar a fazer sincronização

Não sei que telemóvel tens, mas se for minimamente competente, investe esse dinheiro numas boas luzes, num bom micro e vais ter resultados bem melhores do que a comprares apenas uma qualquer camera nesses valores.

Esquecendo valores, então- o que aconselhas para compra? Pretendo algo com qualidade, se tiver que gastar mais, que assim seja.

Luzes melhoram, já testei, mas não servem como solução porque vai haver sempre falta de qualidade e isso nota-se bem.
 
Luzes melhoram, já testei, mas não servem como solução porque vai haver sempre falta de qualidade e isso nota-se bem.
Custa-me um bocadinho a crer nisso. Talvez não tenhas aumentado o suficiente à luz, porque os telefones da actualidade filmam realmente muito bem em boa iluminação, e aqui tens um bom exemplo a partir de 1:40.

Podes tentar ver as Canon 250D ou M50, por exemplo, mas provavelmente ainda vais querer um microfone em condições, para aproximar a voz, fora o tripé. Quanto à questão de iniciar a gravação a partir do telefone, ambas permitem. E não estou certo que fiques bem servido em termos de objectivas quanto à filmagem em interiores ao ir para uma das lentes de kit que vêm com elas, mas as alternativas são substancialmente mais caras.
 
Última edição:
Solução barata que arranjas facilmente em 2ª mão, uma Panasonic G80, e um par de primes baratas (uma wide tipo 12mm e outra um pouco mais fechada, como a 25/1.7 por exemplo - dependerá do tipo de imagem que pretendes). Em alternativa um zoom 12-35/2.8 mas já fica mais caro.

Mas continuo a achar que com um telefone razoável consegues resultados muito bons (eu abdiquei da 2ª camera pois passei a usar o meu Mi9 em inúmeras situações):

https://vtrep.com/7-ways-get-professional-quality-video-smartphone/

https://www.theukdomain.uk/filming-videos-on-mobile-phone/

E uns videos para ajudar


 
Custa-me um bocadinho a crer nisso. Talvez não tenhas aumentado o suficiente à luz, porque os telefones da actualidade filmam realmente muito bem em boa iluminação, e aqui tens um bom exemplo a partir de 1:40.

Podes tentar ver as Canon 250D ou M50, por exemplo, mas provavelmente ainda vais querer um microfone em condições, para aproximar a voz, fora o tripé. Quanto à questão de iniciar a gravação a partir do telefone, ambas permitem. E não estou certo que fiques bem servido em termos de objectivas quanto à filmagem em interiores ao ir para uma das lentes de kit que vêm com elas, mas as alternativas são substancialmente mais caras.


Solução barata que arranjas facilmente em 2ª mão, uma Panasonic G80, e um par de primes baratas (uma wide tipo 12mm e outra um pouco mais fechada, como a 25/1.7 por exemplo - dependerá do tipo de imagem que pretendes). Em alternativa um zoom 12-35/2.8 mas já fica mais caro.

Mas continuo a achar que com um telefone razoável consegues resultados muito bons (eu abdiquei da 2ª camera pois passei a usar o meu Mi9 em inúmeras situações):

https://vtrep.com/7-ways-get-professional-quality-video-smartphone/

https://www.theukdomain.uk/filming-videos-on-mobile-phone/

E uns videos para ajudar



Mais uma vez, muito obrigado por todo o feedback. O meu telemóvel é um MI 5X, só para terem uma ideia da qualidade de imagem.

Gostava de frisar que parte deste trabalho que faço entra no Instagram (stories), daí secalhar também as minorias de qualidade. Confesso que realmente andem aqui a ver fotografias mais antigas e em termos de qualidade, em plena luz do dia (forte luminosidade natural), tenho fotos no jardim zoológico que estão muito boas...

No entanto, vou experimentar as dicas que me deram...

Aproveito para perguntar a vossa opinião- o que acham deste modelo?: SONY FDRAX43B (câmara de vídeo)
 
Acho que tens dois caminhos pelos quais podes optar

Um, é no caso de não quereres usar o telemóvel para estas coisas, seja porque não gostas da experiência de fotografar e filmar com o telemóvel, ou porque simplesmente queres muito mais qualidade e o teu entendimento é que nenhum telefone te vai dar o nível de satisfação que pretendes...ok, aí acho que se justifica perfeitamente ires para uma câmara. Mas fica com a noção que a compra de câmara não quer necessariamente dizer que fiques isento de ter que arranjar iluminação, porque podes precisar das duas coisas.

Outro cenário é se de facto até achas que a experiência de telemóvel te servia perfeitamente (e para as redes sociais serve mesmo...aliás, até um bom telefone dos dias de hoje já é overkill para as redes sociais), mas simplesmente não estás a obter os resultados que pretendes, e então eu aí digo-te para melhorares a iluminação e, talvez, comprares um telefone de gama superior, porque se calhar até ia ser algo que ias gostar de ter. Isto já vai depender dos teus gostos, mas se calhar até gostas mais de telemóvel do que duma câmara. Se assim for, o meu voto vai para investires na produção com telemóvel, com boa luz e provavelmente um telefone melhor.

Dou-te um exemplo, eu comprei há uns meses o iPhone 12 e, se há coisa em que o telefone me surpreendeu, foi na qualidade do vídeo em condições de pouca luz. Não estou, com isto, a dizer que precisas dum iPhone 12; o que quero dizer é que um bom telefone, com boa e recente tecnologia já dá para fazer muita coisa, seja lá ele de que marca for.

Eu até nem gosto da edição que este telefone faz (nem em foto, nem em vídeo), pois eu já sou utilizador de iPhone há vários anos, este é o 4º que possuo e noto que a edição é muito diferente dos que tive antes — estou mesmo a detestar as fotos que saem desta câmara — mas reconheço que há potencial ali, e pude ver em que patamar está a tecnologia móvel dos dias de hoje, e que de facto está num nível muito bom.
 
Back
Topo