1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Inciante em Java

Discussão em 'Programação' iniciada por nyk45, 22 de Julho de 2009. (Respostas: 3; Visualizações: 1530)

  1. nyk45

    nyk45 1st Folding then Sex

    Bem, o meu sonho sempre foi programar um jogo pequeno um um robôzinho como hobby. No entanto sempre fui demasiado preguiçoso para começar a aprender.

    Por isso vou comçar agora. :003: Queria começar a aprender Java, mas não tenho nenhuns conhecimentos de programação (apenas sei html e javascript básico e o que se pode fazer com eles), mas um amigo disse-me que não era preciso muito e que podia começar pelo java para aprender a programar robôs básicos. Então deu-me uns links para download, o do java em si, e do JGrasp, para além de uma espécie de 'aulas' para eu aprender, chamado JKarel.

    Tudo bem, instalei os primeiros dois, e ao tentar pôr as 'aulas' a funcionar, não percebi nada das intruções. Mesmo assim tentei segui-las, sem resultados.

    Basicamente queria saber se alguém daqui me podia dizer passo a passo como instalar e correr, para ir aprendendo a linguagem aos poucos.

    P.S.- Será que começar com Java é muito? Devia ir para algo mais simples?
     
  2. AliFromCairo

    AliFromCairo Power Member

    Boas, em relação ao teu P.S., a minha resposta é: depende da tua motivação e perseverança. Há bastantes faculdades de renome que utilizam Java como linguagem introdutória (Stanford, por exemplo), e formam indivíduos bastante competentes. No entanto, apesar de ser uma linguagem relativamente simples, envolve conceitos complexos que talvez não sejam triviais de aprender sem acompanhamento pedagógico.

    No que diz respeito ao tutorial que mencionaste, parece-me interessante para o teu objectivo concreto de implementar um robô, mas talvez não seja o ideal para aprender Java. De qualquer das formas, coloca aqui os problemas concretos que estás a ter, de modo a ser mais fácil ajudar-te.
     
  3. nyk45

    nyk45 1st Folding then Sex

    O meu problema é o seguinte:

    -Segui todas as instruções de instalação até à parte em que me mandam escrever umas coisas no JGrasp. Vou postar aqui, com bold no que tenho dúvidas.

    No passo 8 eu percebo o que é para fazer, mas não tem muito efeito. O que fiz nos passos 6 e 7 foi copiar o texto para o JGrasp, gravar com o nome que indicam e depois carregar em compile, e depois run. No entanto o erro que tenho é qualquer coisa a ver com o main title not found.

    Mesmo assim fiz o passo 8 e o erro do passo 7 desapareceu quando faço run, mas também nada inicia.

    Posso estar a fazer perguntas estúpidas, mas não tenho muita experiência, e queria saber como iniciar o programa.

    Obrigado já agora.
     
  4. cheires

    cheires Power Member

    Se me permites uma opinião, escolheste um tutorial um pouco complicado.
    Deves usar windows, certo?
    Uma vez que já instalaste o j2se basta-te apenas um IDE para ser mais funcional (também podes programar em java usando o bloco de notas e compilar na linha de comandos).
    Opta por um IDE dos mais utilizados (netbeans ou eclipse), eu pessoalmente prefiro eclipse.

    http://www.eclipse.org/downloads/do...ease/galileo/R/eclipse-java-galileo-win32.zip

    http://blog.taragana.com/index.php/archive/eclipse-java-tutorial-for-beginners/pt/

    O 2º link é um tutorial para iniciantes, e para eclipse, o que deve ajudar, confesso que não vi o tutorial (é em video), mas nada como pocurares, o google é teu amigo.

    Quanto à escolha da linguagem, para iniciar, é uma linguagem um pouco complicada, para quem nunca programou, e o java usa conceitos Orientado a Objectos, o que a torna mais inacessível a iniciados. Em todo caso podes programar sem ser orientado a objectos, mas não estás a tirar partido da maior parte das potencialidades do Java.
    Sugiro que começes por C ou Pascal, dão pra brincar um pouco (pascal) e no caso do C, dá pra fazer coisas muito poderosas, mas já num modo avançado, entretanto podes aprender diversos conceitos que servirão depois para o Java.
    Para tirar total partido do Java, sugiro um curso vocacionado para a pogramação.
     

Partilhar esta Página