Inciante em Java

nyk45

1st Folding then Sex
Bem, o meu sonho sempre foi programar um jogo pequeno um um robôzinho como hobby. No entanto sempre fui demasiado preguiçoso para começar a aprender.

Por isso vou comçar agora. :003: Queria começar a aprender Java, mas não tenho nenhuns conhecimentos de programação (apenas sei html e javascript básico e o que se pode fazer com eles), mas um amigo disse-me que não era preciso muito e que podia começar pelo java para aprender a programar robôs básicos. Então deu-me uns links para download, o do java em si, e do JGrasp, para além de uma espécie de 'aulas' para eu aprender, chamado JKarel.

Tudo bem, instalei os primeiros dois, e ao tentar pôr as 'aulas' a funcionar, não percebi nada das intruções. Mesmo assim tentei segui-las, sem resultados.

Basicamente queria saber se alguém daqui me podia dizer passo a passo como instalar e correr, para ir aprendendo a linguagem aos poucos.

P.S.- Será que começar com Java é muito? Devia ir para algo mais simples?
 
Boas, em relação ao teu P.S., a minha resposta é: depende da tua motivação e perseverança. Há bastantes faculdades de renome que utilizam Java como linguagem introdutória (Stanford, por exemplo), e formam indivíduos bastante competentes. No entanto, apesar de ser uma linguagem relativamente simples, envolve conceitos complexos que talvez não sejam triviais de aprender sem acompanhamento pedagógico.

No que diz respeito ao tutorial que mencionaste, parece-me interessante para o teu objectivo concreto de implementar um robô, mas talvez não seja o ideal para aprender Java. De qualquer das formas, coloca aqui os problemas concretos que estás a ter, de modo a ser mais fácil ajudar-te.
 
O meu problema é o seguinte:

-Segui todas as instruções de instalação até à parte em que me mandam escrever umas coisas no JGrasp. Vou postar aqui, com bold no que tenho dúvidas.

[FONT=&quot]You need two programs, Java and jGrasp. You need to put two files, karel2.jar and xercesImpl.jar, in the right folder. You will also need the students’ shell code. You probably will want the packets also.[/FONT]

1. Turn off your virus protection software.[FONT=&quot][/FONT]

2. Download and install Java JDK 6 Update 7 from [FONT=&quot]http://java.sun.com/j2se/downloads.html[/FONT] Let it install in the default directory.
[FONT=&quot] [/FONT]
3. Download and install jGrasp. Begin at [FONT=&quot]http://www.eng.auburn.edu/grasp/ [/FONT]Click on Downloads. Fill out the little form. Choose the version that is correct for your system.[FONT=&quot] [/FONT]Let it install in the default directory.
[FONT=&quot] [/FONT]
4. Next, download the students’ shell code from TJ's website at[FONT=&quot] [/FONT][FONT=&quot]http://academics.tjhsst.edu/compsci/CSweb/index.html[/FONT]
You will see six folders, Setup Files, Unit1, Unit2, Unit3, Unit4, and Unit5.
[FONT=&quot] [/FONT]
5.[FONT=&quot] [/FONT]In the Setup Files folder are two files, [FONT=&quot]karel2_c.jar[/FONT] and [FONT=&quot]xercesImple.jar[/FONT]. Copy them both into the folder[FONT=&quot] [/FONT]C:\Program Files\Java\jdk1.6.7_01\jre\lib\ext (a minha pasta salta de java logo para lib, mas assumo que não seja poblema)

6. Test your installation on a standard Java program. Double-click on jGrasp.[FONT=&quot] [/FONT]Then type in, save as[FONT=&quot] [/FONT]HelloWorld[FONT=&quot], [/FONT]compile, and run:[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
[FONT=&quot] public class HelloWorld[/FONT]
[FONT=&quot] {[/FONT]
[FONT=&quot] public static void main(String [ ] args)[/FONT]
[FONT=&quot] {[/FONT]
[FONT=&quot] System.out.println("Hello World");[/FONT]
[FONT=&quot] }[/FONT]
[FONT=&quot] }[/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
7.[FONT=&quot] [/FONT]Test your installation on a JKarel program. Double-click on jGrasp. Then type in, save as [FONT=&quot]HelloKare[/FONT]l in the Unit1 folder, compile, and run:[FONT=&quot] [/FONT]

[FONT=&quot] import edu.fcps.karel2.Display;[/FONT]
[FONT=&quot] import edu.fcps.karel2.Robot;[/FONT]
[FONT=&quot] class HelloKarel[/FONT]
[FONT=&quot] {[/FONT]
[FONT=&quot] public static void main(String args[])[/FONT]
[FONT=&quot] {[/FONT]
[FONT=&quot] Display.setSize(10, 10);[/FONT]
[FONT=&quot] Robot karel = new Robot();[/FONT]
[FONT=&quot] karel.move(); [/FONT]
[FONT=&quot] karel.turnLeft();[/FONT]
[FONT=&quot] karel.move(); [/FONT]
[FONT=&quot] }[/FONT]
[FONT=&quot] }[/FONT]
[FONT=&quot] [/FONT]
8. You will likely get an error message "cannot find edu\fcps\karel2\Display". The next step is to change the Classpath in jGrasp under the menu Settings|Path-Classpath|Workspace.[FONT=&quot] [/FONT]lick on “new” and browse to wherever you put the karel2.jar. Click on Use, then on OK.

No passo 8 eu percebo o que é para fazer, mas não tem muito efeito. O que fiz nos passos 6 e 7 foi copiar o texto para o JGrasp, gravar com o nome que indicam e depois carregar em compile, e depois run. No entanto o erro que tenho é qualquer coisa a ver com o main title not found.

Mesmo assim fiz o passo 8 e o erro do passo 7 desapareceu quando faço run, mas também nada inicia.

Posso estar a fazer perguntas estúpidas, mas não tenho muita experiência, e queria saber como iniciar o programa.

Obrigado já agora.
 
O meu problema é o seguinte:

-Segui todas as instruções de instalação até à parte em que me mandam escrever umas coisas no JGrasp. Vou postar aqui, com bold no que tenho dúvidas.



No passo 8 eu percebo o que é para fazer, mas não tem muito efeito. O que fiz nos passos 6 e 7 foi copiar o texto para o JGrasp, gravar com o nome que indicam e depois carregar em compile, e depois run. No entanto o erro que tenho é qualquer coisa a ver com o main title not found.

Mesmo assim fiz o passo 8 e o erro do passo 7 desapareceu quando faço run, mas também nada inicia.

Posso estar a fazer perguntas estúpidas, mas não tenho muita experiência, e queria saber como iniciar o programa.

Obrigado já agora.

Se me permites uma opinião, escolheste um tutorial um pouco complicado.
Deves usar windows, certo?
Uma vez que já instalaste o j2se basta-te apenas um IDE para ser mais funcional (também podes programar em java usando o bloco de notas e compilar na linha de comandos).
Opta por um IDE dos mais utilizados (netbeans ou eclipse), eu pessoalmente prefiro eclipse.

http://www.eclipse.org/downloads/do...ease/galileo/R/eclipse-java-galileo-win32.zip

http://blog.taragana.com/index.php/archive/eclipse-java-tutorial-for-beginners/pt/

O 2º link é um tutorial para iniciantes, e para eclipse, o que deve ajudar, confesso que não vi o tutorial (é em video), mas nada como pocurares, o google é teu amigo.

Quanto à escolha da linguagem, para iniciar, é uma linguagem um pouco complicada, para quem nunca programou, e o java usa conceitos Orientado a Objectos, o que a torna mais inacessível a iniciados. Em todo caso podes programar sem ser orientado a objectos, mas não estás a tirar partido da maior parte das potencialidades do Java.
Sugiro que começes por C ou Pascal, dão pra brincar um pouco (pascal) e no caso do C, dá pra fazer coisas muito poderosas, mas já num modo avançado, entretanto podes aprender diversos conceitos que servirão depois para o Java.
Para tirar total partido do Java, sugiro um curso vocacionado para a pogramação.
 
Back
Topo