Inciante Linux

Kayla

Power Member
Boas
Andei a experimentar o linux (live CD da dist Caixa Mágica) e interessei-me em instalar mm. A duvida, como todos os iniciantes é ao instalar juntamente com o Windows, fazer as particoes etc etc. :X Neste momento uso o Windows XP Home SP2, com duas partições, 34,18 Gb (Ntfs) e 155,73 Gb (Ntfs). Caso instale, vou experimentar a dist Ubuntu.

Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.20 GHz
Velocidade 2.800,00 MHz
Ram 1,024 Mb
200Gb SATA
Radeon ATI 9200 Pro (MIcrosoft Corporation)

Peço desculpa caso já se tenha respondido a este assunto antes.

Cumpz,
Kayla .
 
tens de deixar espaço para o Linux, ou seja, a volta de 10g para a "/", 2g para "swap", e o resto o que quiseres para a "/home". crias no windows as partiçoes(normalmente com partition magic),reinicias o comp e ele ja está pronto para receber os 2 S.O. ,depois é só meter o cd da distro que queres. :p
 
qual partition magic... gparted :D
antes de mais e por questao de segurança, no windows, desfragmenta os discos... depois corres o live cd do gparted - ou liveusb que dá ainda mais jeito - e crias as particoes que foram ditas - nao precisas de criar a /home se quiseres. de qualquer modo, nao sei se seria melhor formatar essa drive aparentemente dos ficheiros "grandes" e a qual vais roubar espaço para o linux como ext3 (para acederes a partir do windows tens de instalar isto http://www.fs-driver.org/)
pa, se nao queres ter muito trabalho e tencionas usar o linux para "brincar" podes sempre usar o NTFS-3g, que ainda nao é 100% seguro mas já nao da grandes problemas, para escrever nessa drive grande.
qualquer coisa pergunta.
 
Última edição:
Qual gparted... fdisk:wah:
Tou a brincar... Cuidado ao fazeres partiçoes, ha sempre o risco de mandares tudo ao ar. Geralmente o melhor é usar live cd's... Saca o hiren's boot CD;)
 
Vais ter de reduzir o espaço de uma das partições para fazeres espaço para a instalação do Ubuntu.

Se calhar o melhor é diminuíres a partição maior, deixas uns 10/15GB para não teres problemas nenhuns, deixas esses espaço como unformated, depois é só instalares arrancando com o cd do Ubuntu.
 
fdisk limpa TUDO.
porque no fim pede sempre para formatar...
fdisk é o básico dos básicos, em termos de opções, porque em termos de perceber não é assim tão directo...
 
pois.. pa, alguem tem a certeza de que o gparted conserva? segundo o site deles sim, mas aquilo usa o fdisk, nao sei é até que ponto. e já agora, se formatarmos uma particao com outro tipo ele formata mesmo ou só muda o tipo de particao?
 
O gparted é bom para o inicio e faz aquilo que é pretendido sem problemas (redimensionar a partição). Desfragmenta pelo windows (ou seja, 99% do tempo da instalação) como dito! O ubuntu não usa o gParted no instalador (tinha ideia que sim)??

Já agora, para editar partições, sempre gostei mais do cfdisk (bem mais intuitivo que o fdisk!).

Em relação à swap: julgo que não vale a pena os 2Gb. Só vi entrar na swap em servidores com alguns servicos e muitos dias de uptime.
 
Back
Topo