Inciar com Linux Mint 6 ou ubuntu??

Status
Fechado a novas mensagens.

S88

Power Member
Boas,
Quero instalar de raiz de uma vez por todas LInux, fartei de Windows vista que é mau de mais so tive problemas em menos de um ano!!
Adiante, sou iniciado nisto, e percebo nada ou quase nada de software, ou seja procuro mesmo uma distribuição que seja chegar olhar e estar a vontade sem ter que preocupar de estar aprender.
Dei de caras com a mais conhecida : Ubuntu, embora li noutra thread que o Mint e mto mais simples melhor interface apesar de ser baseada em Ubuntu.
Ora as minha maiores duvidas, dado que ja tive a expriementar Ubuntu, foi, instalar novos programas, nem sempre achei simples.
Qual recomendariam? Ja agora para instalar de raiz, basta fazer num live cd e seguir os passos? como é que faço um live cd? Basta fazer download e arrastar e largar os ficheiros e gravar ponto?

Agradecia que me ajudassem nisto obrigado!
 
Boas,

Bem o Mint sinceramente nunca experimentei mas, no que toca a Ubuntu, uso regularmente.
Na minha opinião mais simples que Ubuntu não há, descarregas o livecd da net, gravas num cd, fazes boot com o mesmo e tens uma opção de instalar. Segues os passos todos e no fim reinicias para o teu novo sistema operativo. No que toca aos programas como referiste, tens o Gestor de Pacotes no qual podes procurar pelo nome do programa que queres. Tens também outras opções como descarregar de um site um pacote .deb ou então compilar apartir duma source (normalmente esse tipo de ficheiros tem sempre um README para ensinar o que fazer).

Espero ter ajudado :)

Já agora este tópico devia estar no Dúvidas :P
 
Última edição:
Bem vindo.
Em primeiro lugar, esta secção é de dedicada à divulgação e não ao esclarecimento de dúvidas, portanto, não te admires se verificares que foi movido para a secção correcta.

Na secção de dúvidas existem típicos fixos que te poderão ajudar imenso. Lê-os com atenção pois guiar-te-à nesta fase inicial.
Quer Ubuntu quer o Mint são boas distribuições mesmo assim, não desperdices a oportunidade de experimentar outras distribuições e ver quais a que gostas mais.
Não há necessidade de instalar no disco para já, podes experimentar os LiveCD's e ver qual mais gostas e aquele que melhor reconhece o teu hardware.
 
sinceramente? mint! Ubuntu é o mais facil.... Mint é a descomplicação do facil! :p

o mint tens é pacotes proprietários já "de raiz" activados... no ubuntu não... mas sinceramente não te faz diferença porque se aprende rapido o que é preico fazer ;)
 
Tem toda a razao nao reparei , de facto ja existe secção para isso, peço desculpa.
Entretanto acho que ja decidi, vou mesmo pelo Mint, parece ainda mais simples que o ubuntu e o interface é mais apelativo.
Para criar um Live cd basta me copiar e colar os ficheiros no cd?Ja procurei threads como criar live cd mas nao encontrei nenhuma de jeito.
 
O ficheiro que fazemos download é normalmente no formato ISO. Basta gravar isso com um programa tipo Nero, NTI ou semelhante.

NOTA: Não é gravar o ficheiro ISO no CD ! É criar um cd com o ficheiro ISO. ( parece igual, mas não é )
Se tiveres um programa do género que mencionei acima, basta clicares no ficheiro ISO para que ele te abra e fica pronto a gravar...
 
O ficheiro que fazemos download é normalmente no formato ISO. Basta gravar isso com um programa tipo Nero, NTI ou semelhante.

NOTA: Não é gravar o ficheiro ISO no CD ! É criar um cd com o ficheiro ISO. ( parece igual, mas não é )
Se tiveres um programa do género que mencionei acima, basta clicares no ficheiro ISO para que ele te abra e fica pronto a gravar...


OU seja, saquei o Linux mint , aparece la varias pastas, qual é a que gravo? Apenas a que diz isolinux? As restantes pastas gravo tb?

Ja agora, mais uma duvida, vou instalar num portatil, portanto tenho que por vezes utilizar para apresentações. se eu quiser ligar um cabo externo para transmitir a miagem num retroprojector em windows carrego alt f4, em linux é o mesmo procedimento?
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo