1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Incompatibilidade com Asrock Dual Sata II e Patriot XBLK (TCCD)?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por cantara, 6 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 3; Visualizações: 591)

  1. cantara

    cantara Power Member

    Bem, devo ser o único à face da terra com este problema.

    Um amigo meu (de confiança) vendeu-me um kit 2x512mb Patriot XBLK Pc3200 (TCCD). Estas memórias já passaram por boards Gigabyte, DFI e Asus, e sempre funcionaram na boa, dão bons resultados e tudo.

    Instalei-as no meu sistema:

    Opteron 144
    Asrock 939 Dual Sata II
    XFX Gf6800GS XXX
    Maxtor Diamond 10 Sata I 250gb

    Desde cedo reparei que isto estava instável, mas pensei que fossem dos timings. Meti com timmings relaxados (tipo 8-4-4-2.5 a 180mhz), e os problemas persistiam.
    Comecei a testar isto tudo, sem ter a máquina com qualquer tipo de oc. Corri 1001 testes (3dmark, S&M, Super Pi, Atitool, Memtest) e nada, mas mesmo nada dava erros. Aparentemente estava tudo ok.
    Só que, por exemplo, ao abrir o Word ou o Paint, de repente e vindo do nada, ou me aparecia um BSOD ou reiniciava o computador. E depois foram os jogos. Ao jogar Cod2 ou Doom3, de repente crashava ou simplesmente dizia que tinha havido um erro e voltava ao windows.

    Comecei a pensar que era da fonte (tinha uma Chieftec de 340watts). Comprei uma LC Power rev.2 550watts, na esperança que a instabilidade fosse fruto da falta de energia. Nada!
    Entretanto, o windows, com tantos crashes e BSOD's durante o seu funcionamento, corrompeu de vez, e tive que o instalar de novo. Novo problema: nem o windows conseguia instalar, porque, e novamente, ou apareciam BSOD's, ou crashava ou 'freezava'.

    Já completamente desesperado e com a lágrima no canto do olho, resolvi meter as minhas memórias antigas (2x256mb OCZ PC3200 bem antigas). O window instalou-se na boa, sem qualquer tipo de problemas!!!
    Instalei o word, abri-o na boa, imprimi cenas que precisava, ou seja, os problemas desapareceram.

    Fiz a prova dos 9. Desliguei o computador, e meti as Patriot novamente (tudo em default). Resultado: nem no windows entrou.

    Já testei as memórias com o memtest e não têm qualquer tipo de erro. Elas vieram de um computador onde estavam a funcionar na perfeição!
    Portanto só posso concluir que estas memórias (estas em particular) são incompativeis com esta board (esta board em particular). Ou alguém tem outra teoria?
     
    Última edição: 6 de Fevereiro de 2006
  2. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Penso k já vi Patriot XBLK nessa Asrock sem problemas, se elas não dão erros no memtest é porque estão boas e a funcionar logo duvido k seja das mems... Se fossem incompativeis davam erros no memtest...
     
  3. cantara

    cantara Power Member

    Pois, e tens toda a razão. Ontem foi uma noitada de testes ao computador. Como já estava um pouco mais calmo, resolvi testar as memórias outra vez, e cheguei à conclusão que é a porcaria da board que é esquisita.

    Para já, com este kit de 1gb, sejam quais forem os timmings, não aguenta 1T. Até aqui tudo bem, porque já li no OCWB que este problema é relativamente comum nas Asrock.
    Agora vem o ridículo (ou não, já nem sei). Cas 2 dá na boa, mas se meter cas 2.5 (seja qual for a velocidade e os restantes timmings) o windows nem arranca, ficando-se pelo BSOD ou pelo aviso que tenho um ficheiro corrompido. Mas se mudo novamente para cas 2, o windows arranca na perfeição. >(

    Enfim, já percebi que esta board tem manias...
     
  4. Morpheus

    Morpheus Banido

    Welcome to the kinky boards owner club ...

    a minha K8V Deluxe diz que não gosta de corsair xms 3200 LL ... entretanto fui a testar as mems e realmente um dos sticks tá manhoso o outro funga bem ... as minhas MSI não gostavam de mems OEM sei lá pk ...
     

Partilhar esta Página