1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Incompatibilidades e maneiras de as ultrapassar

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por ren, 27 de Agosto de 2007. (Respostas: 20; Visualizações: 2136)

  1. ren

    ren

    Em continuação desta questão, que coloquei no mundo windows, venho aqui também lançar uma questão, que é neste momento a que mais me tem atormentado. Estou a ponderar mudar-me para o mundo Mac, no entanto trabalho em .Net e venho habituado ao uso de muitas aplicações Windows. A questão que se levanta é, quais são os programas que não correm em Mac OS?

    Desde programas básicos como Winamp (poderei facilmente mudar para foobar), Office, etc. até programas como o Ableton Live, Guitar Pro... em quais é que é necessária uma versão específica de MAC e quais é que nem sequer têm essa versão?
    Alguns já fui ao site do software ver e reparei que têm versão específica para Mac. No entanto, eu tenho acesso a internet poucas vezes, o que significa que não posso usar muito torrents para fazer o download de aplicações específicas para Mac (que pelo meu conhecimento, são mais raras de encontrar).
    Eu sei que dá para instalar o Windows, mas ter um Mac para usar maioritariamente Windows não faria muito sentido... Como costumam fazer para arranjar versões especificas de software para Mac?

    Além disso, em termos de devices externos, existe alguma incompatibilidade? Refiro-me a discos externos, pen drives, internet portátil, etc.

    Peço desde já desculpa por qualquer ignorância nas minhas perguntas! Tentei procurar informação sobre isto mas não encontrei nada específico. Existe algum site com uma listagem deste género?
     
  2. Sirikazy

    Sirikazy Power Member

    Se estas a ponderar comprar um mac intel não tens poblema. Como ultimo recurso podes correr o windows nativamente. Mas como te contaram no primeiro topico tens que ficar a saber que o windows nativo em mac nunca tem o mesmo desempenho que num PC não mac. Quanto ao resto, o tempo de perifericos incompativeis ja era. Ainda me lembro bem de perguntar se o que estava a comprar era compativel com Macintosh. E sempre a mesma resposta, Mac....que?!
    Esta a vontade, hoje em dia e com Mac a correr em intel é raro encontrar hardware não compativel. Pelo menos do osx.3 para acima.
     
    Última edição: 27 de Agosto de 2007
  3. Fork

    Fork What is folding?

    Acho que voces estão a levar isto demasiadamente off topic.

    ren, ha programas que não existem para mac, mas ha outros que os substituem. Se fores mais concreto nos programas que precisas podemos ajudar-te a encontrar o programa equivalente em Mac.
     
  4. nmat

    nmat To fold or to FOLD?

    Pessoal, olhem o off topic :rolleyes:

    O Mac Os X vem bem equipado com software e existem inúmeros programas para Mac que podes obter na Internet.
    Há muita informação aqui no fórum sobre alternativas à maioria dos programas que conheces para Windows.

    Quanto aos torrents, espero que tenhas lido as regras do fórum.
     
  5. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Excelente pergunta.

    Vamos ver no que consigo ajudar.

    Em relação a software. Deves conseguir arranjar programas em Mac para fazeres tudo o que precisas. Se vais fazer da mesma forma? Talvez não mas irás fazer o mesmo seguramente nuns casos de forma bem mais simples noutros nem por isso.

    Em termos de hardware é quase tudo compatível. Discos externos sem dúvida com um senão que é importante saberes desde já. O formato de ficheiros por excelenecia do OS X é o HFS+. Se ligares uma pen ou um disco externo formatado em NTFS (Windows), ext3 (Linux ele não o vai conseguir ler. Em FAT32 não vais ter qualquer problema. O problema do FAT 32 são vários sendo o principal que não vais conseguir ter ficheiros com mais de 4GB (penso que são 4GB). Pode ser um problema para ti. Se só tiveres ficheiros mais pequenos este é o formato certo.

    O ideal é formatar os discos externos em HFS+ mas depois não vais ser capaz de os usar nativamente em Windows.

    A seguir alguém vai colocar aqui que sim tudo é possível com o Fuse e o MacDrive para Windows... mas isso exige mais trabalho ou programas que para quem muda nem sempre consegue... Principalmente o Fuse. O MacDrive é um programa que se instala no windows ai não há problema.

    Também deves esperar alguns problemas em alguns programas sendo um bom exemplo o Office para Mac da Microsoft. Não vais conseguir abrir ficheiros com password. A formatação e efeitos em powerpoints tb podem dar problemas. A compatibilidade não é a 100%.

    Se pesquisares o forum da apple por threads iniciadas por mim vais encontrar vários problemas na mudança para Mac alguns deles sem resolução.

    Recomendo-te no entanto e para quando precisares de usar Windows que uses o VMware Fusion. Vais conseguir usar dispositivos USB que não consegues usar em mac (se isso te acontecer e como tem drag and drop podes sempre passar ficheiros e afins de um lado para o outro demorando o dobro do tempo como é obvio pq fazes as coisas em duas fases.

    Tb vais acabar com ficheiros "temporários" irritantes mas conseguirás viver com isso :)

    Por causa do VMware que deves precisar recomendo que penses em comprar desde logo 2GB de memória RAM. Menos que isso deveria ser proibido usar o OS X.
     
  6. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    A todos,

    É de um extremo mau gosto transformar uma thread de dúvidas numa estúpida discussão sobre o sexo dos anjos. A dúvida é clara e vcs limitaram-se a discutir o que bem vos apeteceu. Apaguei o singelo número de 18 (DEZOITO!) posts com offtopic.

    Para a próxima é tudo corrido a vermelhos. Se for thread semelhante há material para uns 3 ou 4 ficarem de férias. Estão avisados.
     
  7. ren

    ren

    O que é que aconteceu por aqui?

    A todos obrigado pela informação!

    Metro, um obrigado ainda maior pelo detalhe! Por acaso tudo isso são coisas que desconhecia, imagino quantas mais não haverá...

    Os programas que tenho mais receio são aqueles que me possam impossibilitar de dar/receber ficheiros tipicos do mundo Windows.
    Começando pelos documentos de office, ferramenta indispensável de trabalho. Eu até uso habitualmente o OpenOffice, mas acabam sempre por existir algumas incompatibilidades. Como funcionará agora com as novas versões do Office 2007 (docx, xslx, etc.)?
    O disco externo também poderá ser um problema então, caso queira trocar vídeos com outros colegas que usam Windows.

    A ideia do vmware foi sempre a que tive inicialmente. O MBP que estou a pensar tem 2gb. Dessa forma consigo ter uma optima máquina em OSX a correr a 2 gb, e uma máquina média em Windows a correr a 1GB. Pelo menos é a ideia que tenho. Aí também não teria problemas com os discos externos.

    Uma das minhas dúvidas maiores prende-se também com a facilidade com que se arranja certo tipo de software. Pelo que me apercebo, a maioria do software encontra-se facilmente, mas a sua versão Mac é muito mais rara... como fazem habitualmente? Se for preciso posso fazer alguma pergunta por PM a quem quiser responder melhor, visto esta última questão poder correr o risco de estar fora das regras do forum.
     
  8. Sox

    Sox Power Member

    Depende do tipo de software que pretendes. O software comum, para as funções habituais do dia a dia do utilizador não é problema, facilmente encontrarás software equivalente para Mac (atenção que software "equivalente" é diferente de "versão" para Mac).

    Referes-te a algum software mais especifico?
     
  9. Fork

    Fork What is folding?

    Nada de anormal, discordias...

    Usas o Office 2008 para Mac :D

    Um disco 2 partiçoes. HFS+ e FAT32. Resolve muitos dos meus problemas, se precisares de esctrita para HFS+ em windows podes instalar o MacDrive

    Rara? Talvez, mas encontro sempre o que preciso.... Muitos programas são gratis. E os que são a pagar custam (na sua maioria) até 30 USD (22 Euros), mas encontram-se espalhados em forums e trackers (Praticamente os mesmos que para windows)

    Não sei se esta ultima parte violou as regras, se sim, peço desculpa
     
  10. lluis

    lluis Power Member

    ren, mesmo que não queiras fazer duas partições no disco ou na usb pendrive, podes sempre dividir um ficheiro no número de partes com dimensões mais pequenas que quiseres/precisares. Conclusão: podes colocar TUDO o que quiseres num disco FAT32.

    Para isso, como deves saber, no windows tens o hjsplit. No Mac o Concat (grátis).

    Quanto ao Office, bom... se pretendes usar o VMWare, podes estar descansado, pois corre lindamente como num pc normal (aliás, muitas vezes até mais rápido - digo isto, porque o Windows XP e o Office 2007 que tenho instalado no meu PC -Pentium 4 3,4 HT com 1 giga - são mais lentos, que o windows e office 2007 que tenho instalado no mac via parallels. também com 1 giga).

    Mas já agora digo-te que, também podes usar o iwork'08 = Pages ~ word07 » Numbers ~ excel07 (mas mais fraco, também é a 1ª versão) Keynote ~ Powerpoint. O Pages, Numbers e Keynote lêem todos os formatos do office 2007 e podem criar, editar e exportar documentos que possas ler e editar no Office 2007, e vice-versa. Quanto a incompatibilidades, isso, na minha opinião resume-se a não ter aquele tipo de letra, ou aquela animação do Powerpoint que tanto gostas.... Coisas deste género (excepto no excel, mas só a nível muito avançado do Excel é que se nota a diferença, para o uso habital--isto é, para o uso que cerca que 95% das pessoas do mundo lhe dá--como fazer gráficos e inserir fórmulas e coisas so género, o Numbers ganha em beleza e utilidade). Não é do tipo "erro.. não é possível abrir ou editar o ficheiro não-sei-quantos porque...", ou "ficheiro de formato desconhecido". Fica descansado.

    Quanto ao Guitar pro, e outros softwares, a mesma conversa que te dei para o Office07. No problem.


    Eu percebo os teus receios, pois também já os tive antes de mudar para o software da Apple. Mas, como todos a gente diz, e agora vejo porquê, depois de usares, vais ver que, informaticamente, foi a melhor opção que já fizeste na vida, acredita.

    Quanto a incompatibildades, pois digo-te o que já disse por aqui noutro post: o Windows Vista está cheio delas (sei pois já o usei mais de um mês, num sony vaio vgn-fe41s ~ windows vista home premium).

    Tens, também, de ponderar a assistência pós-venda, porque na informática "não acontece só aos outros", e aí a Apple tem uma palavra a dizer!

    Por isso, vai para o macbook pro, só te irás arrepender do demasiado tempo que gastaste em decidir-te e do tempo que perdeste até comprares o macbook pro. :)

    PS: para além disso, já não precisas que estar a procurar qual o melhor anti-virus, spyware remover, melhor trojan remover, melhor não-sei-o-quê remover. E "só" nisso poupas tempo, muitos € e preocupações, e dás o uso ao computador e não é o computador que se usa de ti.
     
    Última edição: 30 de Agosto de 2007
  11. Rubix

    Rubix Power Member

    Eu posso dar a minha opinião pessoal. Sou um Mac user recente (1 ano) e desde a altura em que mudei de XP para Mac OS X até agora nunca tive qualquer tipo de problemas com compatibilidades.

    Para me precaver instalei um XP em VM para no caso de surgir algo que não consiga ultrapassar, poder recorrer ao tradicional sistema Microsoft.

    A única coisa que aconselho vivamente a quem tenha um Macbook Core Duo como eu, é comprar memória RAM. Tinha 512 passei para 2 Gb e o gajo ficou a voar baixinho... Acho que era imprescindivel para ter a VM a funcionar como deve de ser.
     
  12. mpLopes

    mpLopes Power Member

    Eu troquei um dim de 256 por um de 1 Gb, e parece outra coisa..
    Muito bom mesmo..
     
  13. issues

    issues Power Member

    Queria aproveitar o tópico, para fazer uma pergunta, dos posts anteriores fiquei ciente de que o Mac é compativel com ntfs e fat32. Acontece que estou a pensar em comprar um disco externo de 500 gigas. Queria que me exclarececem do seguinte, qual o formato que deve ter o disco para que eu possa ler e escrever decentemente(sem programas de terceiros), o que eu quiser(ficheiros de qualquer tamanho) quer no mac os X, quer em windows?

    Agradecido pela atenção.
     
  14. LCD Man

    LCD Man Power Member

    Creio que te referias a Windows não nativo pois o Windows nativo comporta-se tal como num pc normal.
     
  15. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Sem programas só tens a hipótese de FAT32 sendo que vais ter o limite dos 4GB por ficheiro.
     
  16. issues

    issues Power Member

    Acham que eu vou ter problemas se partir o disco a meio, colocar uma no sistema de ficheiros do os x, e a outra em ntfs?
     
  17. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Não. Mas não vais ver as duas partições sem instalares mais nada.
     
  18. OldMan

    OldMan Power Member

    Meti o CD que vinha com o disco lacie e só depois é que vi que tem o macdrive lá dentro, instalei, liguei o disco, mas ele não aparece no "meu computador", já desliguei e voltei a ligar o disco e nada.

    O disco está em HFS+ e o que preciso de fazer é passar todos os meus ficheiros para esse disco para os poder usar no mac.
     
  19. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member


    Não será mais simples ligares esse disco ao Mac e ligares em rede o PC com o Windows ao Mac e passas através da rede?
     
  20. OldMan

    OldMan Power Member

    Nepia, esta rede é muito cigana, as velocidades são tipo m3rda...

    Não era suposto ligar o disco depois de instalar o macdrive e ele reconhecer e metelo no "meu computador" como faz com as pens?
     

Partilhar esta Página