Indecisão - (Resolvida)

sim, a A610 concorre no campeonato mais baixo, a R6 e a fx12 no mesmo e a Fz7 num superior

a FZ7 é uma superzoom. tem uma boa qualidade, mas é maior que as restantes. tem cnotrolos manuais o que dá jeito para quem quer aprender a fotografar.

a A610 é boa compra para fotos de fim de semana. tem boa qualidade para o preço que apresenta. para que n é mt exigente é mt boa

a R6 tem uma lente mt versátil, mas sinceramente prefiro a R7 por apenas mais 10€ (nova). pelo que tenho visto tem as cores um pouco deslavadas.

a fx12 tem uma lente magnifica e uma reprodução de cores arrico-me a dizer que só
é ultrapassado pela fuji de gama media/alta. o unico e eterno problema de qualquer panasonic (fz7 incluida) é o sensor mediocre e o tratamento agressivo do venus engine. fotos com iso acima de 200 em ambientes menos iluminados é quase critico. (falo por experiencia pois tenho uma fx10 que é igual à fx12)

a n ser que precises dos controlos manuais e zoom enorme da fz7 aconselho-te vivamente a fx12. existe por ai um tópico com fotos de teste dela e qualquer duvida posso tentar esclarecer
 
Muito Obrigado Adolfo :)

Já agora vou meter mais umas para a confusão:

Fuji FINEPIX S5700 - Está ao mesmo preço esta nova do que compro a Panasonic FZ7 usada...

Ou A


KODAK EasyShare ZD710 Zoom


Nunca tive nenhuma máquina destas marcas por isso a indecisão já que a oferta é muito grande :X

Tks pelas dicas
 
na kodak recomendo a z612. vi algumas imagens da mesma e surpreendeu-me pela positiva.
relativamente a S5700 existe um tópico penso que ainda nesta pagina do arrakis-dune com algumas fotos teste e opiniões do próprio.
 
Mais uma vez Obrigado.

Decidi ficar-me pelas Bridge já que quero aprender mais um Pouco de fotografia.

Portanto ficamos com o Dilema

Panasonic FZ7 (Usada)
Fuji Finepix S5700 (Nova)

Tambem podem sugerir outra nesta gama de preços 160€~

Gosto de Macro e já vi que estas não são propriamente as mais indicadas, mas atraíu-me o maior poder de zoom e a estética, além dos modos manuais ( A FX12 não os tem tão completos, ou tem?)

EDIT: A Kodak Z612 também está em Promo. Vale mais apena?
 
Última edição:
Ok, Realmente não tem Macro 10cm ? o.0

Ficamos apenas com a

Panasonic FZ7 (Usada) Mas ainda com Garantia.
Fuji Finepix S5700 (Nova)

Ambas ao mesmo preço, Por qual optariam?
 
Ia para a Fuji. Tem melhor sensor.
Acho que ficas mais satisfeito com o resultado das fotos, nomeadamente em fotos à noite com com baixa luminosidade.

Faz a tua própria comparação entre aspectos em que elas são diferentes:
Pilhas vs. bateria; modo de vídeo melhor na panasonic, LCD melhor na fuji, estabilizador de imagem existente na panasonic e na fuji não.. Enfim, pesa tu os pros e contras agora. ;)
 
Mais uma vez Obrigado.

Decidi ficar-me pelas Bridge já que quero aprender mais um Pouco de fotografia.

Portanto ficamos com o Dilema

Panasonic FZ7 (Usada)
Fuji Finepix S5700 (Nova)

Tambem podem sugerir outra nesta gama de preços 160€~

Gosto de Macro e já vi que estas não são propriamente as mais indicadas, mas atraíu-me o maior poder de zoom e a estética, além dos modos manuais ( A FX12 não os tem tão completos, ou tem?)

EDIT: A Kodak Z612 também está em Promo. Vale mais apena?

a fx12 n é uma bridge (nenhuma das referidas é bridge, mas sim superzoom) é uma super compacta e o unico ajuste manul é o iso

A Z612 não tem praticamente nenhuma qualidade de macro, mas alguém que confirme

o modo macro n é a máquina focar mais ou menos perto, mas sim o factor de ampliação de que a lente é capaz. e neste caso devem andar no mesmo patamar.

Ia para a Fuji. Tem melhor sensor.
Acho que ficas mais satisfeito com o resultado das fotos, nomeadamente em fotos à noite com com baixa luminosidade.

Faz a tua própria comparação entre aspectos em que elas são diferentes:
Pilhas vs. bateria; modo de vídeo melhor na panasonic, LCD melhor na fuji, estabilizador de imagem existente na panasonic e na fuji não.. Enfim, pesa tu os pros e contras agora. ;)

a fuji n tem um sensor mt melhor. o sensor da 5700 n é o mesmo da 6500. acaba por ser um pouco superior, mas nd de relativamente notavel.

se te decidiste por uma superzoom fica aqui a comparação entre as 3

grosso modo a fz7 tem a vantagem de ter melhor lente, estabilizador na lente, fotografar em raw (o que ajuda a corrigir o defeito do processamento da imagem) e conseguir fazer exposições até 60 segundos.
a fuji acaba por ser a mais fraca das 3 e a kodak prima por ter estabilização optica, fazer video com som stereo e tb ter controlos manuais

bottom line: se a fz7 ainda tem garantia e sabes que foi bem tratada pelo mesmo preço nas 3 é a escolha acertada, caso contrário pessoalmente iria para a kodak, pois as falhas face à fz7 é n fotografar em raw e ter alguns controlos mais "limitados" (por exemplo a fz7 faz 60seg de exposição e a z612 apenas 16seg)

apenas para efeitos de pesquisa:

Bottom line - Kodak has created yet another awesome digital package. With an affordable price of only US$399, it offers an outstanding value for a 6-megapixel super-zoom model. With great image quality, speedy performance, Image Stabilization, and loads of useful exposure modes, the Z612 is sure to be a very popular model this year.

http://www.steves-digicams.com/2006_reviews/z612_pg5.html
 
Mirror_Image, tem uma xcelente lente que reproduz uma muito boa qualidade de imagem, mas um sensor que acima de 100 ISO já causa um ruído frustrante. A acrescentar a isto o Engine Venus que suprime o ruído em detrimento da qualidade de imagem (muito notável). Mas claro, isto depende do uso que lhe vais dar. Se usar flash para ti não é um problema, ficas bem servido.
 
se ainda tem garantia e foi a menos de 200€ fizeste uma boa compra.
aconselho-te a n usar iso acima de 400 que é o minimamente aceitável para um A4 no máximo e sempre que possivel fotografa em RAW pois ajuda a preservar alguma qualidade na imagem
 
O .RAW é um formato que não leva a compressão do .jpeg que retira detalhe, "mistura" cores, provoca highlights e causa ruído em determinadas situações. Para ficares com uma ideia, numa máquina de 9 megapixel, 1 foto em .RAW ocupa 18.8MB e uma foto em .jpeg ocupa aprox. 4MB. Para além disso o .RAW permite-te depois tratar a imagem no Photoshop sem estragar a foto. Isto obrigar-me-ía a entrar em pormenores técnicos demorados e estou com 30 segundos, podes procurar a definição de .RAW na wikipedia e ficares a saber tudo sobre o assunto, ok?
 
Tens também um tópico sobre o RAW aqui no fórum.
O RAW é um ficheiro com todos os dados captados pelo sensor da máquina, na sua forma original. Por isso é que ocupa muito mais espaço que um JPEG. E o RAW não é uma imagem. As imagens a partir de RAW também são JPEGs, ou TIFs, ou o que tu quiseres, mas são criadas através de um software de processamento no computador (a máquina deve trazer um software para processar RAWs, mas também deves poder usar o Adobe Camera Raw que vem junto com o Photoshop).
No caso das Panasonic isto é particularmente útil porque o Vénus (motor de processamento da máquina) processa as fotos de uma forma muito agressiva em relação ao ruido, e acaba por destruir a imagem. O ruido normalmente começa a aparecer em ISO200 e quanto mais alto pior.
Se a foto for processada por ti, entre imensas outras coisas, podes ser tu a decidir quanto noise reduction é que aplicas, e dessa forma tu é que decides se preferes mais detalhe ou menos ruido.

PS: ISOs elevados provocam ruido em qualquer máquina, seja Panasonic ou outra. A desvantagem das Panasonic é que se queres um resultado melhor deves ser tu a processar a imagem no PC.
 
se quiseres tratar ao máximo as tuas fotos é uma opção a ter em conta.
implica obviamente algum conhecimento de edição de imagem e de fotografia para se conseguir corrigir possiveis erros.

alem de permitir controlar um pouco o ruido (n faz milagres) permite-te tb ajustar o balanço de brancos, as temperaturas das cores, alterar cada canal de cor individualmente, etc...

claro que n tem grande utilidade nem compensa o trabalho fazer isso nas fotos da praia e do fim de semana, mas qd fotografei no estoril e um pseudo concerto por deu jeito para ficar com uma resultado mais xpto
 
Hoje em dia o espaço nunca é problema. Qualquer pessoa tem cartões com memória mais que suficiente. E se não tiver, arranja. A maior perda por se fotografar em RAW é velocidade. Como os ficheiros são maiores, a máquina demora mais tempo a gravar para o cartão e a ficar pronta para outra foto.

Se estiverem a fotografar desporto (quem diz desporto, diz outras coisas onde seja preciso rapidez), o RAW pode não ser uma opção viável, face à perda de desempenho da máquina.

Mas sim, é preferível fotografar sempre em RAW. A máquina continua a fazer o JPEG, a diferença é que guarda o RAW junto. Assim, se quiserem/precisarem, podem sempre fazer alterações sem perder qualidade.

E depois há o que disse o adolfo dias, as fotos podem muito bem não valer o trabalho. Mas em todos os casos podes fotografar em RAW e mais tarde, se os achares inúteis ou desnecessários, apagar.
 
Última edição:
Hoje em dia o espaço nunca é problema. Qualquer pessoa tem cartões com memória mais que suficiente. E se não tiver, arranja. A maior perda por se fotografar em RAW é velocidade. Como os ficheiros são maiores, a máquina demora mais tempo a gravar para o cartão e a ficar pronta para outra foto.

Se estiverem a fotografar desporto (quem diz desporto, diz outras coisas onde seja preciso rapidez), o RAW pode não ser uma opção viável, face à perda de desempenho da máquina.

Mas sim, é preferível fotografar sempre em RAW. A máquina continua a fazer o JPEG, a diferença é que guarda o RAW junto. Assim, se quiserem/precisarem, podem sempre fazer alterações sem perder qualidade.

E depois há o que disse o adolfo dias, as fotos podem muito bem não valer o trabalho. Mas em todos os casos podes fotografar em RAW e mais tarde, se os achares inúteis ou desnecessários, apagar.

Eu normalmente não tiro muitas fotos seguidas, para a D300 a velocidade não deve ser problema!
 
Back
Topo