Indeciso em comprar...

pitbullx

Power Member
Boas,

Queria ter uma boa máquina mas pelo que ouço, vejo e testei que os smartphone topo de gama tira melhor fotos que a média gama( huawei p20 pro vs máquina random com 500-600€) só os lentes é que faz diferença e é importante... Por curiosidade e na dúvida na compra para no verão, quero que me façam mudar a ideia... Até 1000 euros a melhor máquina para tirar fotos seja paisagem, modelo para insta, a melhor resposta auto focus, melhor qualidade possível ou o que peço até 1000 euros não valerá a pena, não tem grande diferença do telemóvel que tenho?
Obrigado
 
A maior diferença provavelmente vai ser o utilizador... Pensas investir algum tempo a estudar, aprender, testar, editar, etc?
Se for para comprar uma maquina "que tire boas fotos" e depois a deixar estar na prateleira, mais vale estar quieto... E meter os 1000€ noutro lado.

Muitas boas fotos que encontras pelo forum e pela internet nao requerem equipamento excepcional...

Que tencionas fazer com as fotos? Que tipo de fotos queres fazer? Precisas de lente tambem? O tamanho e peso sao importantes?

Começa por preencher o questionario.
 
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina+lente kit
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
    Até 1000 euros
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Para viagens, paisagens e citadino, para insta.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    geral, mas maioritariamente exteriores de dia e noite
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Já sei algumas coisa,
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
    Não tenho e será a minha primeira máquina.
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    onde for barato e de confiança, façam sugestões.
Não sei se Sony a7ii sem corpo será uma boa máquina ou Canon t7i com lentes ou Canon 90d sem corpo, mas dêem outra sugestões.
Também para editar fotos.
 
É assim, o raciocínio de que não faz diferença entre uma câmara e o telemóvel costumamos usá-lo quando estamos a falar de fotografar em automático, sem recurso a edição; ou então quando estamos a falar duma câmara compacta barata.

No primeiro desses dois casos, não importa se são 300€ ou 1500€ que são gastos. Se não vai ser feita edição e vai ser em auto, não se pode esperar muito. Um tipo que faça edição das fotos tiradas no telemóvel vai facilmente apresentar resultados mais bonitos. Em Auto não há milagres.

No segundo caso, da compacta...depende da compacta, mas grande parte das que são baratas têm sensores do mesmo tamanho que as câmaras dos telemóveis, e têm objectivas com menor qualidade óptica (tipicamente, a troco de muito zoom). Não se ganha nada aí.



Dito isto, podes gastar 300 ou 400€ na DSLR mais fraquita do mercado e obter resultados fabulosos com ela.

Ou podes pegar na mesma câmara, fazer tudo em Auto, não editar nada, e depois queixas-te que as fotos saem ranhosas.

Quer num caso, quer noutro, a câmara é a mesma e tem o mesmo potencial. O que faz mais diferença é quem comanda a máquina e o que faz com as fotos depois de as tirar.
Até podes atingir resultados bem simpáticos só com o telemóvel.
 
Concordo, mas o que queria era uma foto com boa qualidade quando se faz zoom na cara da pessoa com aquelas pormenores e nítidas. Não sei se devo pagar por uma máquina top media que tira boas qualidades e depois pagar um pouco mais pela lentes daqueles que custa uns 500 euros lens 85mm bom para portrait. E eu depois de tirar as fotos edito com Lightroom para ficar mais bonito.
 
Última edição:
É assim, entre câmaras de 400/500€ e câmaras de 1000€, muitas vezes elas até têm os mesmos sensores, o que faz com que sejam capazes de resolver o mesmo nível de detalhe.
Depois as diferenças começam a ser nos controlos (mais ou menos botões de atalho, ecrãs articulados, displays extra), velocidade de disparo (frames por segundo), sistemas de focagem (mais rápidos, com maior cobertura, com maior precisão), baterias, weather sealing (resistência a elementos), funções para personalização, qualidade do ocular...

...mas enfim, numa situação em que não exijas muita velocidade da câmara (e parece-me ser o uso que vais dar), tu podes tirar as mesmas fotos, por exemplo, com uma Nikon D3500 ou com uma Canon 80D, com o mesmo nível de detalhe, nitidez, e tudo o resto.
Por exemplo, a 80D tem o mesmo sensor do que a 2000D, portanto lá está, ambas podem tirar as mesmas fotos.


Numa situação em que tenhas, por exemplo, 1000€, podes atingir melhores resultados com um corpo mais fraco acompanhado por uma lente melhor (por exemplo, com maior abertura — mais luminosa), que te vai permitir disparar com ISO mais baixo, desfocar mais o fundo, e muito provavelmente terá mais nitidez do que a típica lente de kit 18-55mm.

Agora, a pergunta do milhão de euros: quão importante é para ti a portabilidade? Vidro bom é pesado, e as câmaras também rapidamente se tornam pesadas.
Vês-te a andar o dia todo com uma câmara de 1,5kg e que te obriga a levar um saco/mochila maior, ou até específico para fotografia?

EDIT, esqueci-me de escrever esta parte:
Mas para o insta, qualquer equipamento nos dias de hoje tem um nível de detalhe bastante bom, incluindo telemóveis. As fotos no insta tipicamente têm resoluções relativamente baixas.
 
Última edição:
Depois dos 3posts que fizeste o meu conselho é: vai para a maquina que achares mais bonita :)
A questão é, qual a máquina que escolher? Lol
Não tem que ser máquina bonita mas que sai boas respostas, bom funcionamento.

M4ndr4ke sobre a portabilidade, se for pesado mas por uma boa causa não me incomoda, será para ir de férias e fins de semanas.
O que eu gostava era daquelas máquinas que custa mais de 7 mil euros era exatamente o que eu queria, mas é claro que não posso gastar isto nem sou pro, por isso uma até 1000 euros com a maior semelhança possível.
Mas entendo o que explicaste em cima e concordo.
Por isso podes sugirir as 3 boas máquinas para eu ver e estudar? Seja com e sem lentes
 
Última edição:
máquina top media que tira boas qualidades e depois pagar um pouco mais pela lentes daqueles que custa uns 500 euros lens 85mm bom para portrait.
será para ir de férias e fins de semanas.
Queres tirar fotos de retratos de pessoas, e também usar a máquina nas férias ummmm...
Dou-te aqui umas opções.

Mirrorless: Sony a6000(+Lente kit) + Sigma 56mm f1.4 = Dependendo dos preço da loja onde queres comprar a camera, este conjunto deve andar a volta dos dos 850€, e é mais do que suficiente para o que tu queres fazer.

DSLR: Canon 2000D(+Lente kit) + 50mm f1.8 STM = Este conjunto mais amigo da carteira deve andar a volta dos 550€ +-, e deve chegar apenas para tu começares. Depois se quiseres podes arranjar a tal lente 85mm, etc.
 
Esta máquina Sony a6000 já tem uns anos, não já está ultrapassado?preferia uma que seja quase igual ou superior a do meu telemóvel não fazia sentido ter um inferior a do meu
Preferia pagar por volta 1000 euros para ter la durante 10 anos e quando for evoluir como fotografo e aí não precisava ter uma nova que ainda teria boa máquina.
Obrigado pela sugestão
 
Eu que não percebo nada do assunto e acabei de adquirir uma mirrorless recomendada para beginners, acho que 1000 euros é demasiado para alguém que está ou vai aprender a fazer mais do que um click em modo automático. Obviamente que se eu tivesse 1000 para gastar numa máquina tinha gasto numa coisa melhor, mas acabei por adquirir uma fuji x-t200 com kit lens por quase metade do preço para ir aprendendo. Como já disseram por aí, por vezes a máquina não interessa. Importa mais como tiras as fotos e como as editas.
Também é verdade que hoje em dia os telemóveis de alta gama tiram fotos excelentes. Depende do que queres fazer com as fotos.
 
Como já disseram, aposta numa dslr mais barata para te ires habituando à maquina e aprenderes os básicos da fotografia. Atirares-te logo para uma de 800 ou 900 paus, não vai fazer maravilhas se não souberes os básicos e acabas por ficar frustrado. Pior ainda, é que também ficas quase sem budget para uma lente. E juntando a isso ainda tens o caso de não ser algo que gostes mesmo ou que não queiras dedicar tempo e paciência e acabes por encostar a máquina a um canto...

O melhor será uma de entrada de gama como já disseram a série 2000d da canon ou uma nikon d3500 ou a d3600 já com uma lente 18-55mm e com o resto do dinheiro apostas em lentes, que essas sim, vão fazer uma grande diferença. Caso aches que seja mesmo necessário tens também a gama 800d ou 250d(esta um pouco mais portátil). Caso pretendas mirrorless, tens também a fujifilm xt100 que pelo que vi também não me parecem más.

Também podes ver o mercado de usados que por vezes encontras bons negócios e já com lentes e/ou acessórios extra. Convém é ver os estado das coisas e testar. Eu por exemplo arranjei bom negócio e comprei uma 750d a 350€ no ano passado.

E o melhor no inicio é andares apenas com a lente kit que apesar de não ser a melhor é muito versátil para ver em qual estilo é que mais te enquadras. Veres o que realmente falta ou pode estar a bloquear para o teu estilo, etc. De qualquer maneira a 50mm 1.8 é sempre um bom ponto de partida.

Quanto às maquinas estarem desactualizadas, não quer dizer nada. Mais importante que a máquina, é a lente e acima de tudo quem as controla. O que muda de umas gerações para outras são pequenas coisas que o consumidor comum geralmente não nota como mais megapixeis, mais pontos de AF, mais uns controlos, uns FPS um pouco melhores para fotos de rajada ou então mais resolução/fps nos vídeos. Depois claro tens também os wifi e isso, mas geralmente maquinas de 2015 para a frente já têm isso. Agora o que a mais nova faz a antiga também o faz. E se as máquinas forem de gamas diferentes mas da mesma geração, como já disseram os sensores geralmente são os mesmos por isso é só um preço extra por umas componentes mais "premium" para os entusiastas.

Agora cada um é que sabe de si. Se achas que vale a pena o investimento, força.
 
O que eu gostava era daquelas máquinas que custa mais de 7 mil euros era exatamente o que eu queria
Por alguma razão em particular?
Para um corpo de 7.000€ gastavas mais 10.000 em lentes que o pudessem acompanhar.
Eu tenho uma 6D Mark II e, em termos de gostos, não a trocava por uma 1DX Mark II, pela simples razão que não abro mão da possibilidade de remover o grip vertical da câmara, o que me permite passar dum conjunto volumoso para algo consideravelmente mais compacto quando eu quiser. Se tivesse uma 1DX Mark II já não podia fazer isso, e tinha sempre que carregar no mínimo 1.5kg só do corpo, fora a lente.
Que a câmara é boa, sim, é, mas nem sempre é só isso que importa.


Bom, entretanto já acrescentaram muita coisa útil

Para mim, atendendo ao uso que queres dar, a questão determinante será a portabilidade e o quanto a valorizas. Num exemplo dum kit de, vamos supor, Nikon D3500 + lente Sigma 17-50mm f/2.8 (esta é uma lente semelhante à de kit 18-55mm, mas com maior abertura de diafragma— mais luminosa), tens um conjunto que facilmente vai para 1kg, sem metermos mais nada ao barulho, como lentes extra, bolsa, filtros, baterias extra, ou outras coisas. Este conjunto (novamente, sem mais nada) também te ocupa qualquer coisa como 13cm x 13cm x 11cm ao transportar, e este material não é nada de mais, pois estou a pegar numa das DSLR's mais pequenas do mercado. Só lhe meti uma lente zoom decente à frente. Metes uma lente extra para fotografares à distância, um filtro para protecção em cada lente, uma bateria extra, e mais qualquer coisita, e vais com 2kg de material. 1kg ao pescoço ou a tiracolo, e mais 1kg nas costas ou no saco.

Eu, em viagem, a minha bagagem de mão tipicamente é um saco só para fotografia + carregador do telemóvel + tablet, e a roupa tem que ir toda para o porão.

Se este tipo de compromisso não te incomodar, qualquer uma das câmaras mencionadas serve perfeitamente para o uso que queres dar, e aí digo-te para ires para a que gostares mais. Para fotos no insta não é preciso nada de especial, uma DSLR com 10 anos dava perfeitamente. O sensor é grande e por isso resolve muito detalhe, e a resolução das fotos usadas nas redes sociais é baixa.
Tipicamente, as fotos no insta têm uma resolução inferior a 2MP, portanto qualquer câmara decente nos dias de hoje dá.
Facilmente obtens resultados equivalentes com qualquer uma delas, vê pelo preço e pelo que mais te agradar, não precisas de te afligir muito com as especificações. A tua exigência, em termos de corpo da câmara, vai ser baixa.

Por outro lado, se achares que aquele volume/peso já é muita coisa, então as minhas sugestões vão para câmaras compactas avançadas, que geralmente têm sensores maiores do que os telemóveis, e são óptimas em termos de portabilidade. Daí, normalmente destacam-se as Canon da série G9X, as Sony da série RX100, e também as Panasonic da série LX100.


Vou só mencionar aqui esta parte para perceberes o patamar em que estamos a falar.
Tipicamente, um sensor maior tem a capacidade de resolver mais detalhe numa foto, e também tem melhor desempenho em situações de pouca luz.
Sensors3.jpg

  • Full-frame é um sensor do tamanho dos negativos que se usavam nos rolos das câmaras analógicas. É o formato mais habitualmente utilizado por profissionais.
  • APS-C é o tamanho de sensor de todas as câmaras aqui mencionadas como sugestões, à excepção do meu parágrafo acima acerca das compactas avançadas e, como podes ver, é o que está imediatamente abaixo.
  • Micro Four Thirds (MFT) é o tamanho de sensor das Panasonic LX100, entre várias outras câmaras do sistema MFT (Olympus, Panasonic).
  • Uma polegada é o tamanho de sensor presente em grande parte das compactas avançadas, inclusive nas Canon e Sony que eu mencionei.
  • Vou já saltar para o último, e 1/2.3" é o tamanho do sensor da câmara do teu telemóvel, e do sensor da maior parte das compactas baratas.

Mesmo numa DSLR de 300 e tal euros já tens um sensor de tamanho APS-C. Por isso acho que podes olhar mais para o tamanho, peso, ergonomia, menus, veres se queres um ecrã articulado ou não e, quanto mais não seja, a estética. É que, para fotos de 2MP, não é preciso muito.
 
Última edição:
Bom parece que vou optar entre fuji xt20 ou Sony a6200 ou nikon d3400(este não tem disparador automático, já fico a pé atrás).
Para escolher uma desta, qual deles é a melhor vídeo? Que assim aproveito também vídeo(la no fundo vou ter que ir por fuji).
Obrigado pela ajuda pessoal.
 
Conselho... lê umas coisas sobre o assunto, há milhentes artigos sobre a "1ª camera":

https://www.digitalcameraworld.com/...try-level-dslr-mirrorless-and-compact-cameras

https://www.imaging-resource.com/ne...-your-first-camera-and-understanding-exposure

https://fstoppers.com/education/beginners-guide-buying-your-first-camera-294100

https://www.borrowlenses.com/blog/best-camera-for-beginners/

https://www.dpreview.com/articles/5559775087/choosing-a-camera-should-i-worry-about-pixel-size

Há muitos mais, mas estes já dão para começar...

Depois considera comprar usado... podes poupar imenso, e quando já tiveres uma melhor noção do upgrade que pretendes, vendes quase pelo mesmo preço.
 
A escolher a primeira câmara, eu cá sou da opinião que não vale a pena filtrar muito.

É escolher o tipo de câmara e depois pode ser uma qualquer.

Já que estamos nas de lentes intermutáveis, qualquer uma, de qualquer marca, permite a mesma aprendizagem, e isso é que é o mais importante.

As especificações...danem-se. Em meio ano com a câmara chega-se à conclusão que afinal, o que precisamos, não era nada do que pensávamos.

Pega nelas em loja e vai pela que gostares mais. Os olhos também comem.
E de preferência, que seja o mais barata possível.

Já tenho contado isto por aqui...eu, quando me iniciei, já tinha o trabalho de casa todo feito antes de comprar. Nem tinha vindo aqui ao fórum porque tinha quem me aconselhasse, e então já sabia que câmara ia comprar, e tinha ideia de 1 ou 2 lentes para comprar depois.
E ia...até que, primeiro, tive a oportunidade de mexer numa câmara da mesma marca e não gostei dos menus e atalhos; segundo, na semana seguinte apareceu uma Canon 1200D (a opção equivalente no lado da Canon) por cerca de menos 200€ do que eu ia gastar no plano inicial.
Lá se foram os planos todos por água abaixo. Fui pelo mais barato e agora, olhando para trás, acho que foi o melhor que fiz, não por ter sido a Canon, mas simplesmente por ter ido pelo mais barato, pois aprenderia o mesmo com uma ou com outra.
 
Última edição:
Agradeço, irei a loja ver pessoalmente e escolher a que me agradar mais, mas tipo vim aqui pedir opinião porque por exemplo a marca /modelo pode ser que seja conhecido por ter problemas, ou sei lá, e assim evitava, também as melhores e mais baratas pode não estar na loja x ,tal como os melhores mouse não estão nas lojas comuns mas na loja específica.
 
Há um user aqui uma vez recomendou me a GX9. Experimentei a GX80 que tem o corpo muito parecido e gostei muito mesmo. Porém não satisfazia as minhas necessidades. Fotografar em baixa luz com ISOs elevados.

Se não fores fazer muita fotografia em baixa luz penso que essa maqui com as lentes 20mm f1.7 e 45mn f1.8 mais a zoom razoável vai para esse preço. A 45mm f1.8 é equivalente a 90mm f3.6 nas DSLR. É como se tivesses uma zoom fixa :D

Vê um dos meus posts onde o user Myllez da o feedback dele. Acho que vais gostar.

É portátil e bastante competente e o conjunto cabe num saco pequeno.
 
Back
Topo