1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Indexar ficheiros. Como fazer?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por Metro, 4 de Agosto de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 1653)

  1. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Estou aqui com um problema para o qual gostava da vossa ajuda.

    Tenho uma carrada de artigos que estou a passar de papel para PDF. Escolhi PDF pq estou a usar um scanner que passa para PDF e pq é um formato de ficheiros que facilmente se lê quer em Windows, quer em Linux quer em Mac.

    Neste momento tenho 150 artigos passados mas tenho muitos mais por aqui quer em papel quer já em PDF espalhados pelo PC.
    O que queria era organizar tudo direitinho. Mas o problema vem com esta organização.

    1º O programa onde indexar os ficheiros (ainda não usei o termo base de dados de propósito) tem que sobreviver por muitos anos.

    2º Tem que ser facil encontrar o que quero.

    3º Podia ter colocado um nome comprido aos ficheiros para ter uma ideia do que lá está mas com muitos artigos sobre as mesmas matérias e alguns deles podendo ser de dois assuntos diferentes isso não é simples. Além de que os titulos compridos funcionam bem no XP mas nada garante que possa funcionar no futuro.

    Passando para as bases de dados. Consigo usar 2 bases. O Access e o Filemaker. Problema do 1º é que é para mim complicado fazer consultas. É mais dificil do que o Filemaker tb para fazer coisas simples. Por seu lado o Filemaker é muito simples mas por usar à uns anos já tive um problema que me chateia. É que da versão 5 para a versão 7 eles mudaram o formato dos ficheiros. O que acontece é que ele converte a base de dados para a nova versão e isto frequentemente dá asneira.
    Estão a ver qual é o problema. Eu vou ao longo dos anos engordando a colecção de dados para depois ter um problema e ter que andar a corrigir isso.

    O último problema mas não menor é que tanto um como o outro só funcionam em Windows e em mac (imagino que o Office da Microsoft para os Mac tb tenha access. Filemaker veio dos mac primeiro).

    Eu como muitos devem saber quero cada vez mais usar Linux o que me deixa numa enorme encruzilhada. O que fazer? Alguém tem outra solução?

    O Base que vem com o OpenOffice já experimentei e parece-me muito verde ainda para estar a confiar esta tarefa. Além disso não percebi como posso converter um ficheiro em excell para lá e vice-versa. Isso tanto com o Access como com o Filemaker é canja.

    Se alguem puder ajudar agradeço. Só preciso de indexar documentos em principio será tudo PDFs. Preciso apenas de meia duzia de campos mas que funcione em Windows, Linux e Mac (este não é absolutamente necessário. É just in case;))
     
  2. MaLok0

    MaLok0 Power Member

    Tenho a noção que o Office versão Mac não tem Access.
    Acho que o problema seria mesmo o Access identificar os (novos) ficheiros. O resto seria ouro sobre azul. (Se bem que esta maneira não é propriamente a mais correcta).
     
  3. Pretender

    Pretender Power Member

    Uma solução de desenrasque seria criar um ficheiro html com os links relativos para os pfds (previamente/ ou não postos em pastas consoante o tema), depois seria colocar por temas e com um pequeno texto de qual o assunto do pdf. Para tornar o html mais limpo, existe javascript que carregando num link faz com que apareça ou desapareça informação (o tal resumo sobre de que trata o pdf).
    Esta parece-me ser a solução mais rápida, porque daria para fazer pesquisas rápidas pelo html
    Claro que existem soluções melhores, mas muito mais morosas.

    Ps2: O FileMaker do 5 para o 7 deu dores de cabeça a muita gente :D
     
  4. romano

    romano Power Member

    E porque não uma soluão php/mysql ou mesmo java/mysql.
    Bastava ter um servidor interno instalado (tipo easyphp) e depois era so escolher a ferramenta adequada. Existem muitas soluções. Eventualmente poderias ter isso no servidor e assim consultavas isso online.
    Ferramentas deste tipo existem muitas nomeadamentes livres, aqui vão algumas a titulo de exemplo (não experimentei nenhum e existem dezenas...):
    http://contineo.sourceforge.net/index.html
    http://owl.sourceforge.net/
    http://mydms.sourceforge.net/
    http://www.xinco.org/
    http://docmgmtsys.sourceforge.net/
    http://sidocre.sourceforge.net/en_US/index.html#description ..........
     
  5. Twilight

    Twilight Power Member

    Acho k sim, acho k a solução que o romano propõe é a mais apropriada ao teu problema.
    Resolves logo os problemas de actualizações e compatibilidade se mudares de OS e ainda ganhas estabilidade.
    Isto para não falar que tanto o access como o filemaker são mt mais pesados em relação ao php/mysql.
     
  6. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Obrigado a todos pelas sugestões.
    Realmente queria algo independente do SO mas os meus conhecimentos nestas áreas são muito limitados.

    O meu receio é como é que depois guardo esta info se a tiver no pc localmente.
    Mas vou ver isto melhor;)

    Edit:

    Uma vez já instalei isto: http://www.apachefriends.org/en/xampp.html

    Parece que é uma boa solução tb.
     
  7. romano

    romano Power Member

    Backups servem para isso.
    O xampp instala-te um servidor local (apache+php+mysql) tal e qual o easyphp
    Se precisares de ajuda para instalar um dos programa localmente posso ajudar.
     
  8. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Peço desculpa por só estar a responder agora.
    Andei a ver todas as sugestões. Instalar o xampp localmente não é problema mas tenho receio de não me desenrrascar com o resto.:(

    Com isto tudo tentei instalar o VMware server em Ubuntu e consegui. Instalei de seguida o XP e consegui sem qq problema por isso e como já tenho uma base feita em Filemaker com 145 artigos já lá colocados e a ajudar a bendita conversão da base de filemaker 5 para a versão 7 não deu qq erro vou manter-me com o Filemaker.
    Duvido que me meta no Vista por isso ficar com um XP com o filemaker na versão que tenho não vai ser problema. Há medida que eu aprenda mais umas coisas, que o Base amadureça mais um pouco ou apareça outra hipotese vai ficar assim.

    Agradeço a ajuda e acredito que conseguisse com ajuda solucionar o problema mas como eu ando sempre a meter-me em alhadas no Ubuntu tenho receio que um dia pudesse perder alguns dados.

    Tudo isto serviu para eu perceber como falta integração em muitas coisas capitais para que se possa mudar para Linux. Pelo menos para pessoas com pouca formação em Linux.
    Mas os avanços têm sido grandes por isso nada como dar tempo ao tempo. Espero que menos do que se tem dado ao Vista. Não resisti:D
     
  9. Mektub

    Mektub Power Member

    Última edição: 6 de Agosto de 2006
  10. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Essas são duas aplicações para KDE e eu prefiro usar o Gnome. Pelo que li tb o Kexi não é nada estável.
     
  11. romano

    romano Power Member

    Em muitos casos instalar estas aplicações, nomeadamente php, é tão simples como copiar os ficheiros para uma pasta (no caso do easyphp é www), aceder ao localhost e abrir um ficheiro tipo install.php (as vezes nem é preciso isso) e ir clicando no next. Depois é ir criando os backups da base de dados e dos ficheiros da aplicação (por vezes as aplicações tem isso de maneira intuitiva) e esta feito.
    Bem mas também não interessa, estás desenrascado e por isso está tudo bem.
     

Partilhar esta Página