Industry Update - Q2-2005: Chipset wars, AMD's growing market share and more...

DJ_PAPA

Power Member
http://www.anandtech.com/tradeshows/showdoc.aspx?i=2444&p=1

Interessante isto:

Rumor: AMD's Low Cost K8 with Integrated Graphics in 2008?
Apparently AMD has been talking about doing a very integrated, very low cost K8 derivative for 2008. The CPU would feature an on-die memory controller like the current Athlon 64, however it would also feature an on-die graphics core and I/O controller - effectively removing the need for any chipset on the motherboard.

Socket M2:
In the more near-term future, AMD will be transitioning to an on-die DDR2 memory controller by the middle of next year with their new M2 Socket and Socket-F (for desktops and servers respectively). The initial design guides for boards based on these new sockets have been given to motherboard manufacturers, but the first samples won’t be ready until the end of this year.

The Multi-GPU Battle: ATI vs. NVIDIA:
Thus ATI is talking to VIA and SiS to license out their multi-GPU technology, so that you will be able to purchase a motherboard based on an ATI, VIA or SiS chipset and be able to run ATI graphics cards in multi-GPU modes. VIA is particularly interested in this partnership as they aren’t the biggest fans of NVIDIA at this point.

First availability of ATI’s CrossFire chipsets won’t be until the July or August time frame from what we’re hearing.

NVIDIA is very curious about ATI’s CrossFire, as it will mark the end of NVIDIA’s exclusivity on multi-GPU platforms. In order to help expand the SLI market, NVIDIA appears to be ready to drop the price of their nForce4 SLI chipset. While currently priced at around $80, the chipset will drop in price to close to $40 later this year.
We have even heard some very aggressive motherboard manufacturers are looking to offer sub-$80 nForce4 SLI motherboards by the end of this year.

E tem + informaçoes........
 
olha, essa ideia de integrar um chip gráfico pode ser bastante interessante para os portateis/ultra-portateis...
acho que havia bastante a ganhar com isso, desde que o chip gráfico tivesse umas capacidades minimas de aceleração 3d, assim como o intel extreme graphics 2, por ex. melhor que isto, so poderia ser bom, claro...
a autonomia possivelmente ia ficar bem melhor...

essa ideia de poder juntar dias placas gráficas em qualquer motherboard era também bastante interessante, e acho que so traria a ganhar a todos (quanto muito, talvez a nvidia perdesse alguma coisa) , mas acho que no pé em que as coisas estão, isso não terá pernas para andar, pelo menos com todos os fabricantes incluidos.
 
Última edição:
A ideia da AMD acho que é muito boa.
Agora a luta pelos chips gráfica vai ficar ao rubro com a ATI a fazer frente à NVIDIA.
 
O que tinha piada era a nVIDIA lembra-se de fazer o mesmo, integrar uma boa CPU nos nFORCE e fazer no mercado das CPUs o que fez no mercado dos chipsets ;)
 
mais depressa a AMD pedia á nvidia os direitos para integrar arquitectura desta ultima no tal chip, o GF6200 com turbocache encaixava aqui que nem uma luva... uma vez que parece que isto também vai ter controlador de memoria integrado...
 
Placa integrada apenas se for low-budget, pois de resto gosto de compara conforme os €€€€ e ir melhorando quando posso.


Vai ser bom para pc vobis :lol: e relamente por agora acho que não á ati que tem melhores placas, a 6200 é muito boa com memória partilhada.
 
Koncaman disse:
olha, essa ideia de integrar um chip gráfico pode ser bastante interessante para os portateis/ultra-portateis...
acho que havia bastante a ganhar com isso, desde que o chip gráfico tivesse umas capacidades minimas de aceleração 3d, assim como o intel extreme graphics 2, por ex. melhor que isto, so poderia ser bom, claro...
a autonomia possivelmente ia ficar bem melhor...

Felizmente o Longhorn obriga a alguma potência e qualidade gráfica, por isso somos capazes de ter alguma sorte. :)
Vamos ver.
 
Houve um CPU da Cyrix, o MediaGX, que tinha essa "tralha" incluída no próprio núcleo do CPU.

Não sei como foi esse CPU na prática uma vez que nunca li nada sobre o assunto.
 
Integrar o chipset gráfico no CPU só tem vantagens se trouxer vantagens no preço, ficando a ganhar + o mercado empresarial, e a gama low-price dos portáteis. Tudo depende é do potencial que essse chip pode trazer, se dá para aplicações mais modestas ou se é mesmo para "dar imagem". Só falta mesmo integrar-mos os restos dos componentes e ficamos com o hardware reduzido ao CPU :009:

Novamente a AMD a dar os primeiros passos na evolução...
 
Back
Topo