Inernet com cabo telefónico?

zecool

Power Member
Boas, na minha casa tenho uma rede telefónica com tomada no sitio onde está o computador. É possivel converter essa tomada para uma de rede de internet?Obrigado
 
Depende de quantos condutores for o cabo, se for de 4 então deves ter sorte, mas como o cabo não deve ser trançado, o mais provavel é não conseguires ter velocidade acima dos 10Mbits
 
Estás enganado. O par é interlaçado para evitar/reduzir ao máximo a indução electromagnética e a diafonia (ou crosstalk).

porque se um vai a um, o outro vai a zero, sendo a soma zero e evitando o crosstalk nos cabos adjacentes (ao que eu chamei ruido), visto que o sistema funciona por diferença de sinal.
Se os fios nao forem interlaçados, podes ter diferença de sinal e o sistema ja não funciona.

tu deste a explicação do livro, eu disse com base em como o sistema funciona.
 
Estão os dois certos, as respostas complementam-se. No entanto o que interessa aqui é a prática. E o que prática diz é que se não tiveres outras fontes de ruído perto a velocidade não é afectada significativamente. Já usei várias vezes cabos de telefone RDIS antigos (não-traçados nem protegidos) e actualmente tenho a funcionar uma ligação UTP de 100Mbps num cabo antigo de telefone em que estou a usar 2 pares de fios completamente aleatórios. A ligação atinge a velocidade máxima num cabo com cerca de 10 metros.
 
Back
Topo