1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Influencia de diferentes CFM no ninja

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por dA_PhReAk, 29 de Maio de 2006. (Respostas: 11; Visualizações: 958)

1. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

As temperaturas de verão estão aí, e ta talvez na altura de me mudar para uma fan com mais cfm.

Pessoal que tem o ninja e experimentou fans de diferentes CFM digam ai a mudanca de temperaturas que tiveram, significativa ou nao? (vale a pena o aumento de ruido?)

2. JoaoRamalho

JoaoRamalho Power Member

com uma sx2, no maximo ou no minimo (12v e 6v) as diferenças sao quase nulas

3. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

eu preocupava-me primeiro em arranjar um heatsink como deve ser, e então, depois uma fan potente.

eu por acaso ando extremamente insatisfeito com o 7000alcu que comprei.
    ando com temps de quase 60 graus. e ja parei de BOINCar desde que este alor absurdo chegou.

ainda espero que o problema seja da AS5. tenho que experimentar espetar-lhe com ceramique.

4. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

ermmm.. mas eu ja tenho um ninja... é decente.

------

tou a ter em Full (2x memtest) ~60 61 62º (d920 @ 3.8 - 1.285v)

em idle hj tive ~46º e à tarde chegou mesmo aos 48º (estas temperaturas ambiente de 30 tao a estragar o esquema, ja que queria dar lhe um poquito mais de voltagem)

E estou a falar concretamente do ninja, porque pelo que sei alguns coolers ganham muito com uma fan melhor, enquanto que outros nao. (quer dizer.. mas a experiencia com outros coolers tb dá jeito saber xD)

Última edição: 29 de Maio de 2006
  5. The King

The King Power Member

Eu tenho um zalman desses e tenho um aumento de +- 5 graus (de 32 para 37) em idle, mesmo assim preocupa-me mais a board que vai nos 42 quando o normal é 34-37. Devia meter mais fans na caixa, mas não me apetece que isto faça mais barulho, este calor há-de passar.:007:

6. nelsonfaria78

nelsonfaria78 Power Member

Eu se fosse a ti, baixava um pouco os clocks! Até esta vaga de calor passar, Estás a entrar em temperaturas proibitivas... apesar de dizerem que esses CPU's vão aos 80º, eu não arriscava nada acima de 65º.

Cumps

7. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

nao te esquecas que os 60º sao em 2xMem test. Em jogos nao passa de 56º~58º (nos mais puxados. o normal é 52 ~54º a seguir a um jogo)

De qq maneira estamos a fugir um pouco ao tema. O objectivo e mesmo saber a diferença em graus que duas fans de flows diferentes fazem.

---

Btw alguem me sabe explicar pq é que ontem e hoje outra vez o speedfan de repente comecou a marcar -121º? o AI booster 131º! e o Everest nao mostra a temp do processador. mas depois dum reboot isto passa.

8. Koncaman

lol, desculpa la, li isso um bocado na diagonal.
    apenas te disse que deves dar prioridade ao heatsink, e deixar a fan para 2º plano (não que não tenha importancia, mas porque não é o mais importante)
    sim, se tens um ninja, estas bem servido.

nesse caso, se não te preocupares com o barulho, ja sabes, quanto mais CFM's melhor.
    preocupa-te também, e isto é importantissimo, em fazer com que a fan aspire ar o mais freco possivel ;)

The King, o teu cpu tem uma area de dissipação maiorzita, e trabalha a voltagens mais baixas... em principio é disso.
    este meu athlon XP sempre foi um forno do caraças. vou experimentar ver ate onde posso baixar o vcore sem afectar a estabilidade. pelo menos ate meio volt posso-lhe tirar.
    também pode ser da AS5, eu esforcei-me por a pasta como deve ser. mas não faço ideia a longevidade desta pasta termica.

9. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

mas ninguem neste forum tem um ninja onde experimentou fans de diferentes cfms? e viu as diferencas de temp? tsc tsc... :sad1:

10. Beowulf_pt

Beowulf_pt Power Member

Eu cá só usei a default e agradou-me pelo silencio... tem chegado para este CPU e atenção que é um forno (D805/3.7GHz/1.5v).

Quando precisei de mais cooling subi apenas a fan da caixa (Antec) de low para high (tem 3 speeds), deu menos trabalho do que trocar a fan Scythe.

11. dA_PhReAk

dA_PhReAk Power Member

bem, ja que ninguem me ajudou neste capitulo fiz eu mesmo a experiencia. A diferenca entre 40CFM e 100CFM é ~ 1º ou 2ºC.

12. Koncaman

experimenta não por a fan completamente perpendicular às fin's, mas com um angulo de uns 5º (ou 95º, dependendo do ponto de vista)
    depois, testa isso a full durante umas horas a fio, e acho que vais ver diferenças mais significativas.

Partilhar esta Página