1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

+ info sobre Tbred -=- 45AMPs needed on PSU's 5+v??

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por d_only_1, 30 de Abril de 2002. (Respostas: 48; Visualizações: 3683)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. d_only_1

d_only_1 Power Member

até o 1900+ será usado vcore de 1.5? huumm... :)
    agora esta cena dos 45AMPs é q me deixa a coçar a cabeça... :(

2. Strakata

Strakata [email protected] Member

O que faz coçar a cabeça é a necessidade que eles estão a ter de, nos steppings iniciais, subir a voltagem para conseguirem yelds decentes nos clocks mais altos.

Isso é que faz coçar a cabeça mas no fundo, no fundo, não é nada de que já não se estivesse à espera...
    Agora é stepping improvement time.

Ps: Vamos lá ver se realmente deixam de ser patos e aumentam a L2 do Athlon.... com uma L1 tão boa como sempre teve é tramado andar a atrofiar a L2......

3. Raptor

Raptor OC Legend

45 Amperes? Mas tá tudo parvo?

Isso só fontes com 500Watts...

a minha de 350W só tem 30A e a Antec de 400W só tem 40A... aonde é que eles querem que o ppl tenha os 45A? Que compremos todos Enermax 550W?

4. Dracula

Dracula Power Member

Pelo menos os NW n precisao de tanto :D
    NW ROCKS! :D

5. Strakata

[edit]
    Tinha argolado a dizer que eram 45A para 1.6V e não 5V
    [/edit]

Acho isso extremamente estranho. Não faz sentido....

6. Raptor

Raptor OC Legend

é que não faz mesmo sentido nenhum eles pedirem 45Amperes na linha dos +5V...

7. d_only_1

d_only_1 Power Member

eu tb achei mto estranho. pah eu na percebo nada d electronica mas... pq raio é q o Tbred iria precisar d uma amperagem tão alta? por causa da velocidade de relógio? huummm, o P4 na precisa de tanto pois não? ker dizer.. mais rapido, mais pekeno, mais fresco... e depois precisa de 45amps??
    isto de comprar fontes com mais de 400w na é pa todos. ou existem fontes com menos de 400w com mais de 40amps no +5v? é q eles dizem "It was stressed that over wattage rating for PSUs was not important, but rather the 5V rail is what to pay attention to. A minimum of 45AMPs will be required"
    ok, watts na é o mais importante mas... e quais são as fontes q fazem 45amps??

8. timber

timber Zwame Advisor

5*45 e simplesmente igual a 225 W. Nao sei grande coisa de overclocking mas sei calcular potencias. Sem grandezas alternadas e sem cargas indutivias e capacitivas e respectivo factor de potencia e como e electronica e tudo valores medios a conta e a cagada que esta ai em cima. nao sei o que isso tem de especial. 300 W tem a minha fonte que custou ponta dum corno.

Um Abraço

Bruno

9. timber

timber Zwame Advisor

Potencia e a capacidade de fornecer energia. Como a voltagem e muito baixa tem que se aumentar a corrente para se transmitir alguma coisa que se veja. Por isso e que as linhas de transmissao portuguesas (e europeias) operam a 400 kV. Se a fonte tem 400 W tem a obrigaçao de fornecer 80 A a 5 V, 33,33A a 12 V, 26,67A a 15 V e por ai em diante.

Um Abraço

Bruno

10. d_only_1

d_only_1 Power Member

Pelos vistos os 45amps são necessarios para clocks de 2Ghz (reais) pra cima, segundo o que diz The Inquirer
    "AMD is warning that to support 2.0GHz operations, the onboard regulator must be capable of yielding 45 amps."

11. d_only_1

d_only_1 Power Member

eu bem disse q na percebia nada disto :D
    então mas dizia o raptor q a fonte dele tinha so 30amps.. isso assim deve ser a amperagem do +12v, certo?
    se assim é, até posso ficar com a minha fonte de 250w? :D
    e então pq é q o ppl da hardocp achava estranho os 45amps, é pq segundo eles "Hardly any current PSUs carry 45 amps on the 5V rail and this does not seem to be correct."
    já na percebo nada

e já agora, esta fonte (250w) chega pa ter um comum XP (digamos um 1600+)? sim? não? porquê? e em termos de overclock, ficarei limitado?
    timber, já q percebes de elect. ilumina-me neste departamento.

12. Strakata

Timber,
    Isso era tudo muito lindo se o rating dos Watts das PSUs fosse como tu pensas. O problema é que a potência anunciada costuma ser a das linhas de 5V e de 12V. Ou seja, eu tenho uma fonte de 300W porque tem 30A nos 5V e 12A nos 12V (30x5 + 12x12 = 294 ~ 300).

Ou seja, se queres uma fonte com +45A nos 5V, e assumindo uns 15A para os 12V, tens de procurar uma fonte de +405 Watts.

O que eu tinha lido há uns tempos era que a MOTHERBOARD tinha de ser capaz de fornecer 45A à CPU. 45A x 1.6V = 72 Watts o que bate certo com o consumo de um Tbred 1.8~2GHz.

Ou seja, não tinha directamente a haver com a PSU mas sim com componentes como os MOSFETs da board. Ou seja ainda, a alimentação tri-fásica que a Abit tanto apregoou como sendo a mais capaz para o futuro.

Isto sim tinha mais lógica. Vamos lá ver quando/se a AMD vem desmentir esta necessidade de uma PSU-Mamute.

13. Raptor

Raptor OC Legend

Timber e d_only_1, vou colocar-vos aqui as infos essenciais das minhas fontes principais:

Codegen 350W:
    +3.3v - 14A
    +5v - 30A
    +12v - 12A

Antec 400W:
    +3.3v - 28A
    +5v - 40A
    +12v - 18A

Agora digam-me, preciso de comprar uma Enermax 550W ou ainda algo mais potente para os 45A na linha dos +5V?

Eu cá axo é que tá tudo doido, e sim que é preciso 45A para alimentação do CPU e não na linha dos +5v...

Creio que a teoria dali do "konas_ke_não_konsegue_10k_Marks_pq_n_troca_de_cpu" (o Strakata porra!!! ;) ) está correcta! :P

14. timber

timber Zwame Advisor

De certo modo os fabricantes tem razao. A fonte se tem tantos W so garante que os fornece a board. O que o Tbred parece pedir e um "modo caracteristico" de receber a potencia.
    De qualquer maneira parece-me que se o processador consome apenas 72 W ele nao pode pedir muita corrente aos 12 V. Alias nao vejo qual e a logica de um consumo de 72 W exigir logo a partida 225 W. nao tem logica nenhuma. Acho isso mal contado. Deve haver ai um pormenor qualquer que esta a escapar.
    Se for como dizes ai as coisas fazem sentido.
    Isso de apregoar tensao trifasica para potencias ridiculas como menos de 1 kW e de partir a rir. Alias tendo em conta que a fonte se trata basicamente dum rectificador de diodos com um conversor CC-CC controlado com isolamento galvanico nao sei para que e que querem o trifasico. A unica vantagem de repente seria uma tensao continua mais plana e menos corrente pedida a rede. ora se pedem 400 W fazendo umas conta pro alto, e considerando um factor de potencia de 0,8, tem -se Ief= 400/(230*0,8) ou seja 2,17 A de corrente eficaz o que tem que se ver nao e nada.

Um Abraço

Bruno

15. Strakata

Esse Sr. és tu ;) porque foste tu quem precisou de trocar de harware para chegar aos 10K :P

Eu tenciono passá-los com este hardwarezeco e só ainda não o tentei porque a última vez que benchei foi no dia a seguir a ter recebido a GF4. Por isso já estás a ver há quanto tempo não bencho isto :)

16. d_only_1

d_only_1 Power Member

eerrrrr... alguém pode traduzir o q o timber escreveu?;p
    e na s esqueçam da minha questão do XP numa fonte de 250w

17. Raptor

Raptor OC Legend

Timber, mas quem é que está a falar da linha dos 12v?

Lá tás a insistir...

"ó gajo dos quase10k", que eu me lembre, eu passei os 10k com a ATI, ja que tinha jurado a mim mesmo que os iria passar... e n mudei de hardware para isso!!! ;)

18. SKATAN

SKATAN Suspenso

Eu tmb li isso que o strakata disse

mas acho que so falavam de clock a 2ghz é que era preciso tais condiçoes

19. Strakata

Timber,

>Alias nao vejo qual e a logica de um consumo de 72 W exigir
    >logo a partida 225 W. nao tem logica nenhuma. Acho isso mal
    >contado. Deve haver ai um pormenor qualquer que esta a
    >escapar.
    Se uma CPU quer 72 Watts, a board tem de lhe arranjar maneira de lhe dar esses 72W. Se a board se alimentar exclusivamente da linha de 5V da PSU, então sim, a PSU precisa de ter no mínimo dos mínimos 225 Watts (se a CPU trabalhar a 1.6V).
    Mas como qualquer board usa também a linha dos 3.3V e a dos 12V, esse problema não se coloca.

E o trifásico de que falei é o da motherboard. ÓBVIO que as fontes não são de ligar a uma tomada trifásica. Estás a ver o ppl a mudar o contrato com a EDP só para poder ligar uma PSU nova?
    Aliás, chamo trifásico da motherboard àquilo que os camones chamam de "3-phase" por isso nem sei se estou a traduzir para o termo técnico correcto.

O que a ABIT tem a dizer sob o seu 3-phase:

Raptor,
    Mas eu lembro-me de tu teres um Tbird e dizeres que ias passar os 10K com ele. E nessa altura ainda não tinhas a GF4 ;)

20. timber

timber Zwame Advisor

Repara o meu raciocinio. Se o processador pede 72 W ele tem de receber 72 W. Ora se pede 45 A a 5 V dai ja tem 225 W dai e que isto nao tem logica nenhuma. E dai tb a minha pseudo conslusao que nao pode pedir grande coisa aos 12 V porque teroricamente ja tem a potencia que necessita so nos 5 V. Talvez se outro dispositivo no PC necessitar de ser alimentado a 12 V... Continuo a char no entanto que ha ai algum pormenor estranho. Ou o processador necessia mais de 72 W (225 talvez) ou algo necessita do resto porque isto nao tem logica nenhuma.

Vendo as fontes do Raptor
    3.3 x 28 = 92,4
    5*40=200
    12*18=216
    Estas potencias que calculei sao o maximo que cada linha pode fornecer. Assim teoricamente a fonte pode enviar ate 508,4 W. Ora se a fonte e de 400 W e porque o fabricante teve que fazer restricoes e logo nao pode ter as 3 linhas ao maximo. Acho no minimo publicidade enganosa cada linha nao poder fornecer os 400 W porque teoricamente essa potencia total poderia ser pedida apenas a uma linha. No entanto concordo que na practica isso e quase impossivel.
    a outa
    3.3*14=46,2
    5*30=150
    12*12=144
    Ora a soma da 340,2. Se nao me enganei nas contas que foi tudo feito a pressao esse fabricante e simplesmente uma burla porque as potencias maximas que garante com todas as linhas a fornecer a corrente maxima nem chegam para a potencia maxima que ele diz que a fonte fornece.

um Abraço

Bruno

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página