+ info sobre Tbred -=- 45AMPs needed on PSU's 5+v??

Status
Fechado a novas mensagens.
Aliás, o tal trifásico da motherboard não deve ter nada a haver com o trifásico usado por algumas máquinas mais 'industriais' porque de um lado é corrente contínua e do outro é corrente alterna.

Mas isso ja é areia de mais para a minha camioneta porque a única formação que tive nestas inginharias foi para aí no 8º ano em Físico-Química onde ligavamos lâmpadas a pilhas :-D :-D
 
quote:
--------------------------------------------------------------------------------

3-Phase Power Solution

The last thing you need in your system is excess heat, or the stability and CPU lifespan issues that go with it. On the KT7A-RAID, ABIT has gone a step further in preventing extra heat: A six MOSFET transistor set for a “3-Phase Power Solution.” These six transistors dissipate heat more effectively than the four transistor (“2-Phase”) solution found on most other Socket A motherboards. Additionally, should future Thunderbirds require higher amperage, the KT7A-RAID will address power and heat issues better than boards with 2-phase solutions.
--------------------------------------------------------------------------------

Lendo isso tb nao consigo perceber bem do que e que os tipos estao a falar. um conversor de electronica de potencia tem sempre "braços" cada braço tem 2 dispositivos. Ora assim monofasico usa dois braços logo 4 semicondutores. Trifasico tem 3 braços. logo 6 disp. O " 2 phase" deles e uma idiotice pegada. Esso nem existe no mundo. Ninguem usa bifasico porque se tarnsmite o dobro da potencia do monofasico com 4 cabos. Ora o trifasico transmite o triplo da potencia de monofasico e apenas utiliza 3 cabos porque um sistema trifasico equilibrado de tensoes nao necessita de neutro devido a desfasagem de 120º entre as tensoes. Mas trifasico, monofasico e bifasico so tem sentido se se esta a falar de corrente alternada. Ora corrente alternada so existe do "lado de fora" da fonte num computador. Desculpando o erro do bifasico ( acho que queriam dizer monofasico) a unica coisa que se tira dai e que eles querem ligar isso a uma tomada trifasica e construir um conversor CA-CC de 3 braços como fonte. Tb duvido disso porque em electronica caseira estilo PC so se usa electronica de potencia do mais rasco e ordinario que ha porque as potencias sao tao baixas que os rendimentos baixos (e respectivas perdas dessipadas nao chateiam ninguem). Se ao menos fosse um portatil onde todas as migalhas contam.... Um conversor desses e razoavelmente complicado e nao se justifica para ate para ai 1 MW. No entanto uma coisa esta correcta. O mOSFET's com menos corrente claro que dissipam menos calor. Sabendo que os Mos em conduçao se comportam como uma resistencia claro que um aumento da corrente provoca aumento de perdas de Joule. Nao se pode desprezar tb as perdas de comutaçao.
No geral essa conversa do trifasico parece uma treta pegada.

Um Abraço

Bruno
 
Pessoal, pensem numa coisa, o que está aqui em questão é terem dito que os AMD Tbred precisam de 45A na linha de +5V... não começem a divagar tanto...

quero é que ponderem esse facto, e não das trifasicas e o caraças!!!


Strak, com um TB? n me lembro de ter dito isso!!!
 
Originally posted by Strakata
Aliás, o tal trifásico da motherboard não deve ter nada a haver com o trifásico usado por algumas máquinas mais 'industriais' porque de um lado é corrente contínua e do outro é corrente alterna.

Nem uma nem outra usam corrente contínua , a diferença é que uma tem 2 fases , enquanto que a outra tem 3 ...
Tirando esse detalhe , tudo o que disseste até agora está correcto ...
 
Raptor,
A complicação que surgiu está na dúvida se os 45A são um requisito dos 5V da PSU ou da motherboard. Ao [H]ardOCP disseram que é da PSU, mas eu e o Skatan já lemos, e faz muito mais sentido, que seja da motherboard.


Tafinho,
Quando disse que uma usa corrente contínua, estava a falar das motherboards. Ermmm....... usam c. contínua, certo?



Timber,
Porque é que complicas tudo o que se diz? Não compliques, vai ler o que se disse para trás sobre Watts, Amperes, PSUs, CPUs e Boards que está tudo explicado e claro como a água. Resumindo:

X Se são precisos 45A nos +5V da PSU, toda a gente vai ter de trocar de PSU. Não deve haver PSUs sub-450W capazes de dar +45A nos +5V.

X Se são precisos 45A na motherboard, não há grande problema. No entanto podem surgir problemas em boards com componentes de menor qualidade enquanto que por outro lado as boards equipadas com sistemas "3-phase" como as Abit ou as Epox estão mais bem preparadas para lidar com esse requisito.
 
Amén!

Não há nada com sintetizar o que estava em questão desde o inicio, se os 45A serão da linha de +5v como dizem no artigo ou se é a nivel da Motherboard, como já antes tinha aparecido em alguns artigos de vários sites!

as minhas Epoxes estão tranquilas!
 
Se um TBred precisa de 45A a 1.6V então essa corrente
tem de vir de algum lado e esses 1.6V são *gerados*
usando as linhas de +3.3V, 5V ou 12V. Penso que sejam
as +5V. Assim muito rapidamente para alimentar um
bicho que papa 45A a 1.6V é necessário uma linha de
+5V (> 1.6V), por exemplo, e dessa linha chupar uns 45A
se o circuito for passivo.
A potencia 45A x 1.6V vai para o CPU e o resto (5V-1.6V)
x 45A é dissipado pelo circuito que baixa os 5V para 1.6V.
Na verdade esta é uma análise simplista e admitindo que o
circuito é passivo. Actualmente os circuitos são activos e muito
eficientes mas o exemplo dá para entender.

Sobre as 2 fases ou 3 fases, bom, nesses circuitos existem
tensões (e correntes) alternas.
 
Eu nao complico as coisas. Eu digo as coisas como elas sao. NAO EXISTE NENHUM SISTEMA BIFASICO OU 2 FASES EM LADO NENHUM NO MUNDO. Nao e existe pelos motivos que ja referi. Quando alguem se refere a um sistema desses ou e aldabrao ou esta a usar um nome incorrecto.
Outro pormenor tal como o Ferreira referiu se sao necessarios os 45 A a 1.6 V esses serao gerados a partir de uma das linhas de tensao mais elevada. Como de certeza de nao fazem isso com divisores de tensao resistivos (que era uma autentica trolhice) e devem isso sim utilizar um conversor adequado o rendimento da conversao deve ser razoavelmente alto logo se 45*1.6=72 W tem-se que por exemplo a 5 V so sao pedidos 14,4 A (5*14,4=72W). Arredondando para 15 (o que e razoavel porque o rendimento nao e 100%) duvido que alguem tenha que trocar de fonte. Pode e haver boards que nao se dem bem com isto.
45 A a 5 V nao acredito porque isso implica que o processador necessite de 225 W que e um numero ridiculo. Ate porque assim teria cerca de 140 A nos 1,6 V do processador.

Um Abraço

Bruno

PS: Esse coisa do sistema 3 fases e uma valente treta.
 
Quem é que disse que a fonte tinha que debitar 45A?????
P=U*I 72W=1.6V*45A. A PSU tem alguma linha de 1.6V??? É claro que não.
Já alguém disse (e muito bem) que a motherboard tinha que ter controladores de tensão capazes de suportar correntes de 45A, estes bichinhos((MOSFET)(FET – field effect transistor transístor de efeito de campo)) vão à linha dos 5V e 3.3V e fazem a conversão destes para 1.6, 1.65, 1.7, conforme o que for necessário. Se formos buscar os tais 1.6V com 72W à linha dos 5V esta apenas tem que debitar 72W , 72=5*I I=72/5=14.4A (nada de mais qq fonte de 300W tem isto). Se formos buscar os tais 1.6V com 72W à linha dos 3.3V esta apenas tem que debitar 72W , 72=3.3*I I=72/3.3=21.8A (também não é nada de mais). Podemos ainda repartir a coisa, um par de MOSFET vai à linha dos 5V e outro par vai à linha dos 3.3 (isto já sou eu a inventar). Seja lá como for não há qq problema com as fontes, qualquer fonte de 300W é capaz de fornecer 150W repartidos entre as linhas de 3.3V e 5V
:cool: :cool: :cool: :cool: :P :P :003: :003:
 
timber,

pq é que dizer que a história das fases
é treta? Calculo que saibas que uma
das formas de obter uma determinada
tensão a partir de uma outra diferente
é através de circuitos oscilatórios que
elevam ou diminuem a tensão que depois
é retificada e filtrada.

Se o cpu gasta 45A a 1.6V (72W) então
é necessário ir buscar muito mais que 72W
a uma das linhas da fonte já que os
circuitos de conversão não tem uma
eficiência de 100%. Os de 3-fases
são mais eficientes que os de 2-fases.
Suponham que a eficiência é 50%.
Neste caso para ter os 45A a 1.6V = 72W
seriam precisos 144 W o que dá uns 29A
a 5V.
 
Como exemplo disso tens as PSU.
Os circuitos usados nas MB são bastante mais eficientes, não têm um rendimento de 100% mas deve andar na ordem os 90%
 
ok, já se podem acalmar, afinal parece que não vai haver problema:

Kyle:
A lot of us got pretty excited over the fact that AMD representatives have been saying that there would be a required 45amp rating on your PSU ( as reported to us here in person ) in order for it to run the new TBred CPUs. If you check around, almost no PSUs are capable of this outside of very expensive units.

Here is a statement direct from AMD to hopefully clear this situation up.

Kyle,

Want to sum up what I've found out on you question about a 45A requirement on the 5V rail. Basically, there was a misunderstanding. The 5Vrail does NOT have to be capable of 45A by itself.

Rather, the misunderstanding probably came from the fact that AMD has always recommended to our MB partners that the onboard voltage regulator for Athlon-based motherboards support up through 45A to allow for Athlon processor frequency scaling for all model processors no matter what design/model / process / revision. That 45A can be sourced from the 5V OR 12V rails on industry standard ATX/ATX12V power supplies, and the current drawn from either rail will obviously not be 45A due to the conversion down from the supply rail to processor voltage.

Hope this helps clear things up.

Thanks,
AMD Public Relations


Straight from the horses mouth. If your current PSU will run a TBird or Palomino, it is highly likely that you will be safe coupling it with a new TBred core. Certainly great news for all of us current AMD owners.
 
Prontos!!!

Tão a ver...

acabou-se a confusão parva gerada!!!

Agora só falta saber se o Tbred nos irá mostrar coisinhas novas ou não! :D
 
pq é que dizer que a história das fases
é treta? Calculo que saibas que uma
das formas de obter uma determinada
tensão a partir de uma outra diferente
é através de circuitos oscilatórios que
elevam ou diminuem a tensão que depois
é retificada e filtrada.
Se o cpu gasta 45A a 1.6V (72W) então
é necessário ir buscar muito mais que 72W
a uma das linhas da fonte já que os
circuitos de conversão não tem uma
eficiência de 100%. Os de 3-fases
são mais eficientes que os de 2-fases.
Suponham que a eficiência é 50%.
Neste caso para ter os 45A a 1.6V = 72W
seriam precisos 144 W o que dá uns 29A
a 5V.

Claro que sei. O circuito a que te referes e a ponte de Wien que e semelhante a uma ponte de Wheatstone com a diferença de esta ser apenas constituida por resistencias (utiliza-se por exemplo substituido uma resistencia por um extensometro para fazer balanças electronicas). Estes circuitos sao utilizados para gerar tensoes monofasicas. DUMA VEZ POR TODAS NAO EXISTE NENHUM SISTEMA BIFASICO OU DE 2 FASES EM LADO NENHUM DO MUNDO.
O sistema trifasico apenas e utilizado para potencias razoaveis (um computador nao e nem esta minimimamente perto de ser uma potencia razoavel) e em maquinas de induçao trifasicas (um tipo de motor) porque o sistema monofasico requer correntes muito elevadas a rede e nao permite gerar binarios de arranque nao nulos (sem bobines condensadores ou outros truques para o arranque) nem permite uma distribuiçao tao eficiente nos enrolamentos do estator das maquinas de modo a gerar no entre ferro um campo completamente sinusoidal. Provavelmente nao queriam este tipo de resposta mas era a unica maneira de dar razoes concretas. E isto e simplesmente as aplicaçoes insdustriais de mais baixa potencia. Ha tb a razao que dei antes de monofasico => 2 cabos => X potencia. Trifasico => 3 cabos => 3 X Potencia. Ha muitas outras razoes em aplicaçoes especificas que nao me lembro agora.
Mais uma vez lembro que nao existe nenhum sistema bifasico. O que se existisse nao era para aqui chamado porque sao sistemas de tensao ALTERNADOS. Se se parte de 5 V CONTINUOS e se pretende 1.6 V CONTINUOS ninguem vai utilizar um ondulador + 1 rectificador. Alias isso sao circuitos de potencia. O que e potencia?. Potencia sao MW, KV, KA. Existem montagens adequadas para obter e garanto-te que o rendimento nao e inferior a 90%.
O maximo que eu acredito e que os tipos tenham desenvolvido um sistema mais eficiente qualquer e alguem lhe chamou trifasico porque e uma coisa que o publico vulgar associa a potencia e aplicaçoes industriais com exigencia.

Um Abraço

Bruno
 
Originally posted by timber
O que e potencia?. Potencia sao [...] KV, KA

Tou a ver uns cientistas a rebolar nas covas por causa desta frase ...

Também conheço uns profs de Fis e Electronica que teriam ataques de coração depois de ouvirem uma destas ..
 
E muito giro e facil tirar uma frase do contexto e mandar umas postas de pescada.
Quando digo o que e potencia? estou a falar de o que sao aplicaçoes de elevada potencia. E obvio para qualquer pessoa (deixa la os profs em casa nao fazem falta) sabe que a potencia nao se mede em volts nem amperes nem outra macacada.
Falando de aplicaçoes de electricidade, a potencia activa mede-se em Watts, a potencia aparente em VA (volt ampere), a potencia reactiva em VAr (Volts Amperes reactivos). Tb falta a potencia deformante e a potencia ficticia mas isso sao outras conversas. A definiçao mais simples e geral de potencia consiste simplesmente em dizer que e a capacidade de transmitir energia no tempo. Dai que o Watt obviamente nao e uma unidade principal no SI. Na realidade 1 WATT corresponde a 1 JOULE por 1 SEGUNDO.

Acho que ja era tempo que deixarem este post ir com os porcos.

Um Abraço

Bruno
 
Tafinho,

ehhehheeh! Ninguém nasce ensinado.

timber,

que confusão vai nessa cabeça. Andas a confundir alhos
com bogalhos. Ninguém aqui fez qq referência a sistemas
trifásicos de correntes fortes (media tensão) nem são
para aqui chamados.

Numa motherboard EXISTEM CORRENTES
E TENSÕES ALTERNAS (ou melhor, não-contínuas),
precisamente nos circuitos que convertem tensões. Aqui está a
tua primeira confusão.

Quando se fala em circuitos bifásicos (two phases) e trifásicos (three phases) ... quadrifásico,etc em conversão DC-DC
não é exactamente aquilo em que estás a pensar. Outra
confusão.

Tenta informar-te melhor sobre conversão DC/DC e tenta
*perceber* o que se diz, não opines *de ouvido*e por fim
não venhas praqui com tangas relacionadas com sistemas
trifásicos de media tensão de distribuição de energia só porque
o nome é parecido. São coisas diferentes.
 
Eu nao mando tangas de ouvido. Tudo o que eu digo e verificavel. Tudo o que eu digo vem dos parcos conhecimentos que adquiri no decorrer do meu curso de Engenharia Electrotecnica e de Computadores do IST ao qual me faltam 5 cadeiras par terminar.
Um sistema trifasico de tensoes e um sistema trifasico. Nao interessa o valor das tensoes envolvidas. E trifasico porque consiste em 3 tensoes alternadas desfasadas de 120º.
Se quiseres aconselho-te a Sebenta Electronica de Energia II/Conversores comandados CC/CC da prof. Beatriz Borges do IST para aclarares um pouco mais as tuas ideias acerca de converçao CC/CC que isso esta muito nublado.
A sebenta Electrotecnia Teoria do prof. Borges da Silva vai te ajudar na compreensao de o que e um sistema trifasico de tensoes.
Tb te aconselho as seguintes obras excelentes:
Electronica Industrial do prof. J Fernando Silva
Electronica de Potencia dos profs. Santana e Francis Labrique
Sao obras muito interessantes e boas para aprender um pouco mais sobre o assunto.

que confusão vai nessa cabeça. Andas a confundir alhos
com bogalhos. Ninguém aqui fez qq referência a sistemas
trifásicos de correntes fortes (media tensão) nem são
para aqui chamados

Entao as correntes sao fortes ou o que? a tensao media tem de ter correntes fortes? Ve se te orientas rapaz.

Numa motherboard EXISTEM CORRENTES
E TENSÕES ALTERNAS (ou melhor, não-contínuas),
precisamente nos circuitos que convertem tensões. Aqui está a
tua primeira confusão.

O facto de uma grandeza ser nao continua nao e garante que seja alternada. A sebenta do prof. Borges da Silva tem um excelente capitulo onde se ilucida o que caracteriza as grandezas alternadas.

Mais uma vez relembro que bifasico so em teoria na practica nao existe. Nem tetra fasico como pareces nao saber. Hexafasico existe em rectificadores de alta potencia como por ex. os que geram os 750 V continuos (continuos porque e o seu valor medio e nao o que o nome pode parecer)
Tenho que concluir que nao percebes ponta dum corno de electricidade mas gostas de ficar por cima nas discussoes aqui o que eu e qq pessoa ja tem vindo a reparar. Se quiseres realmente apredender qualquer coisa le as obras referidas. Senao olha manda boas que e mais facil e tb ha quem ache que da boa figura.

Um Abraço

Bruno
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo