Informações acerca de Modding

Shaiza

Power Member
Olá a todos!
Estou num curso de operador de informatica e gostava de saber mais informações acera deste tema. Gostaria que me dessem algumas informações pois será muito importante no meu percurso. Obrigada!:banana:
 
Olá a todos!
Estou num curso de operador de informatica e gostava de saber mais informações acera deste tema. Gostaria que me dessem algumas informações pois será muito importante no meu percurso. Obrigada!:banana:

Mas....gostavas de saber concretamente o que? e sobre o que? O modding abrange muitas coisas.... se nao souberes sobre o que e que queres saber da uma volta sobre todos os topicos da secçao modding e se tiveres duvidas entao chuta.....
 
aqui no forum podes ver muitos exemplos de modding... e se ainda estiveres com duvidas, o GOOGLE é um grande amigo..boa sorte..

resumindo e na minha opinião... modding é uma maneira de encarar todos os objectos que nos rodeiam de uma perspectiva muito diferente... no sentido de personalizar tudo à nossa maneira, nossos gostos...
 
boas
deicho te aqui uma coisa sobre o modding...
nao é bem sobre mas as vezes ler e bom

"Introdução

Antes de tudo quero dizer-lhes que tal como o nome indica, este é um artigo bastante vasto
onde falo de muita coisa sobre Modding e apresento bastantes entrevistas de diversas
entidades/pessoas. Como tal não se assustem com a dimensão do artigo, já que existem
muitas imagens e muito para ler. Espero no entanto que o artigo seja do vosso agrado. Boa
leitura...

O que é o Modding?

Quem não viu já caixas de computador todas “radicais”? Com luzes, ventoinhas iluminadas de
diversas cores, janela de acrílico na lateral e afins.

O acto de modificar uma caixa de computador quer para melhor quer para pior, é intitulado por
Modding. Pensa-se que o termo Modding vem de uma adaptação da palavra Modify
(modificar), no entanto não é fácil apurar com exactidão a sua proveniência apesar de tudo
indicar que seja isso.

modding1.jpg

Muito pode ser debatido e dito sobre o Modding, já que não existe uma definição exacta e
oficiosa deste termo. Para uns Modding é apenas o acto de modificar algum componente
informático, como por exemplo a caixa ou outro. Enquanto que para outros o simples facto de
comprar um Rheobus já iluminado e de o instalar no seu computador, consideram isso
Modding. De facto é um pouco complicado e é pura especulação tentar dizer de forma geral
se isto ou aquilo é ou não é Modding. Cada caso é um caso e se por exemplo metermos um
Rheobus desses todo artilhado, numa caixa branca/cinzenta, sem qualquer outro tipo de
componentes ou mods, como ventoinhas iluminadas, etc, isso não é de todo Modding. Agora
se instalarmos um Rheobus desses numa caixa que por si já não tem a cor de origem, que tem
mais não sei quantos componentes de Modding e alterações feitas, isso sim já é Modding. De
forma geral e não entrando em polémicas deste género podemos comparar o Modding ao
Tuning, tanto um como outro alteram esteticamente e qualitativamente/potencialmente algo.
Mas no Modding falamos de computadores enquanto que no Tuning falamos de carros, no
entanto o principio é o mesmo com as diferenças existentes entre estes dois meios.


modding3.jpg


Evolução do Modding

Hoje em dia o mercado do Modding está cada vez mais evoluído, no entanto ainda tem muito
por onde evoluir e isso tem-se verificado nos últimos 2/3 anos. Há 2 anos em Portugal quase
ninguém falava de Modding enquanto que hoje em dia podemos ver muitas caixas modificadas
em Lans e outros eventos. Inclusive este tema tem sido cada vez mais abordado em revistas
(tendo já sido tema de capa em quase todas) e os próprios fabricantes de produtos como
placas Gráficas, Motherboards entre muitos outros preocupam-se cada vez mais pelo aspecto
dos seus produtos. Quem iria imaginar há uns 5 anos ou mais que iríamos ter placas gráficas
com ventoinhas iluminadas? Ou até mesmo Motherboards de cores que vão do verde ao azul e
até mesmo vermelho ou amarelo.

exame_inf_1_mini.jpg



Há 2 anos se quiséssemos um Rheobus, tínhamos de o construir... hoje compramos isso com
facilidade e até a preços bastantes acessíveis em diversas lojas de informática. Temos
Rheobus simples, ou mais complexos, com luzes e diversos controladores, temos ventoinhas
reagentes ao UV, ventoinhas com néons circulares, ou com leds de diversas cores e com
diversos efeitos luminosos. A evolução do Modding tem sido estonteante e assim vai continuar
a ser. Na minha opinião (sou dos mais optimistas), vamos poder comprar produtos para o
Modding, como Thumbscrews, Grelhas, Ventoinhas, Acrílico, etc em grandes superfícies
comerciais. Todas estas grandes superfícies comerciais vão ter de expandir as suas zonas
dedicadas aos componentes informáticos (devido à importância que os computadores estão
tomar) e vão ter cada vez mais destes pequenos produtos. Agora perguntam-me vocês daqui
a quanto a tempo? Essa resposta já é bastante mais complicada de responder e é quase
tentar adivinhar, já que as variáveis que podem e vão influenciar esse tempo são enormes. No
entanto posso tentar adivinhar e digo que em 5 anos, ou talvez mais ou talvez menos, isso
possa vir a acontecer.

As crianças de hoje mexem com muita facilidade nos computadores, é já possível ver crianças
de 9 anos e menos pegadas a um computador e a fazer coisas instrutivas e produtivas. Daqui
a uns 10 anos, essas crianças serão adultas e nessa altura (ou ainda antes), os
computadores serão as televisões dos nossos dias. Basta ver o impacto dos computadores
nas próprias televisões e as atitudes das operadoras televisivas (tentando acompanhar as
novas tecnologias), para se perceber que a própria televisão tem de evoluir bastante para
percebermos que se assim não for, a televisão ficara ultrapassada perdendo todo o interesse.
Isto para dizer que se hoje em termos de hardware o domínio da generalidade das pessoas é
bastante reduzido, assim não será de futuro. As revistas e outros meios de comunicação, têm
ensinado a montar o hardware mais usado. É comum comprar-se uma revista de informática e
ver-se lá um artigo a explicar como montar uma motherbaord, como mudar as memorias, como
montar um disco, uma placa de rede, uma rede com router, e por ai fora. Logicamente e
consequentemente as pessoas vão deixar de ter o receio que têm hoje em mexer no hardware
e em fazer as suas próprias actualizações/personalizações/modificações.
Neste momento, até é visível a adaptação que os equipamentos/componentes destinados ao
Modding estão a ter. Cada vez mais os fabricantes desses produtos pensam no pré montando.
Antigamente uma pessoa queria equipar o seu computador com uma vulgar e simples janela
de acrílico, então tinha que se dirigir a uma empresa da especialidade para adquirir o acrílico,
depois tinha que se dirigir a outra empresa de outro ramo, para adquirir as gomas/borrachas
de fixação/suporte para o acrílico. Hoje não... hoje vamos a uma loja de informática e
compramos um kit de acrílico que já traz tudo o que é necessário para aplicar o acrílico. O
único trabalho é só mesmo cortar a lateral da caixa e montar tudo. Tal como este exemplo
existem outros, no entanto há sempre quem prefira fazer isso da forma antiga e esses para
mim são os que têm maior mérito e conseguem aqueles trabalhos originais que mais ninguém
tem e que dão muito que falar.
A evolução do Modding tem sido tanta nos últimos anos que já é possível encontrar tal como
no Tuning empresas que fabricam/montam por encomenda computadores ao gosto do cliente.
Não me refiro a empresas que montam computadores com os componentes que deseja, mas
sim empresas que pintam a sua caixa da cor que quer, com ou sem desenhos, colocam o
acrílico com um determinado feitio numa determinada posição, podendo até ter algo gravado
no acrílico, fazem-se grelhas de ventoinhas ao gosto dos clientes, entre muitas outras coisas.
Em Portugal e que eu tenha conhecimento, ainda não existe nenhuma empresa/loja que preste
este tipo de serviços, no entanto vão aparecer e vão ter o seu sucesso, porque qualquer
pessoas que goste de artilhar e modificar o seu computador, gosta que o trabalho fique acima
de tudo bem feito! Se para isso é melhor levar o acrílico ou a lateral da caixa para ser cortada por profissionais, então que assim seja.
sun1.jpg

Onde vai parar essa evolução? Onde simplesmente parar a capacidade tecnológica e a nossa
própria imaginação. Os produtos disponíveis para o Modding são cada vez mais diversificados
e acompanham a evolução tal como tenho vindo a dizer e demonstrar. Hoje sai um novo
GPU/VPU, amanhã ou depois sai logo um Cooler diferente que não o adoptado pelo fabricante
desse GPU/VPU, com um aspecto e características mais agradáveis que o anterior. Desde
Coolers Luminosos a reagentes ao UV, passando por dissipadores passivos dourados bem ao
estilo da Zalman, encontramos de quase tudo. E quando não encontramos o que queremos,
podemos muito bem fazer ou alterar o que já existe. Aqui surge finalmente o verdadeiro
Modding, aquele que tem de ser imaginado, projectado e implementado com minuciosidade,
tendo em conta todos os pormenores tal como os engenheiros que projectam estes produtos
tem de fazer. Cortar aqui ou ali, ter cuidado em depois se conseguir colocar onde e como se
quer, são pormenores que não podem escapar ou arriscamo-nos a fazer algo que não vai
poder ser aplicado.



Essência/Motivação da prática do Modding

Chegamos à derradeira essência do Modding... o que motiva afinal tanta gente a querer
Moddar? Não é mais fácil comprar tudo feito? Realmente é mais fácil e por vezes até fica mais
barato, no entanto o prazer de construir/personalizar algo é um prazer único. O orgulho de
podermos dizer que isto ou aquilo foi feito/alterado por nós, que realmente até ficou bem
agradável e faz o que era pretendido, é algo que só se sente fazendo-se. Para alem de que
nem sempre conseguimos comprar o que pretendemos, por diversos motivos, e nessas
situações o modding é o único meio de que dispomos para podermos concretizar os nossos
desejos. É complicado tentar explicar o que realmente se sente, mas só de se saber que
perdemos não sei quantas horas motivados pelo facto de chegarmos a esse produto final já
por si é elucidativo do prazer que pode trazer."
Só posso mesmo dizer: "Pratiquem o Modding porque só assim conseguem sentir isto".

fonte OC_Zone

entrevista sic MODDING

espero poder ajudar com esse "roubo a OC_Zone":p


cumps
 
Back
Topo