Informações e duvidas de hardware (processadores, graficas, discos, ... )

Pergunta amadora mas tenho de fazer,já que nunca tentei fazer isto antes. Abrir um portátil( um Lenovo Legion 5)para adicionar um SSD extra retira a garantia?
 
O meu Msi Vector Gp76 tem um ecra de 360hz e o Fallout 4 pelo que vi 'nao' gst de ecras de 360hz.. minha pergunta é eu posso mudar isso no meu portatil para jogar o jogo? Sempre qué fosse jogar mudava e depois de jogar voltava a por cómo estava.. Desde que nao seja perigoso..
 
Tenho um conjunto de rato e teclado modelo Microsoft Wireless Comfort Desktop 5050 PT.

O conjunto terá cerca de 2 anos e pouco (já fora de garantia) mas o rato está a ficar com a borracha lateral desfeita, onde assenta o dedo polegar mas também já está a começar a acontecer o mesmo no lado oposto onde está em contacto com a palma da mão.
Não se trata absolutamente de mau uso nem sequer de excesso de uso (deve ter uma média de utilização de 3 horas por dia ou algo do género). É mesmo por má qualidade do material.

Há alguma possibilidade de a Microsoft resolver isto de alguma forma? Caso valha a pena, como devo proceder?

(Penso que estou a postar no tópico certo, caso contrário peço desculpa)
 
Olá, pessoal! Espero estar a perguntar isto no local certo.

1. Qual a diferença entre uma RTX 3080 e uma RTX 3080 Max-Q? Vejo portáteis equipados com esta última mais baratos do que com uma 3080 normal, por isso fico desconfiado.

2. Entre uma RTX 3070 Ti e uma RTX 3080, a diferença de performance é significativa? Porque, em termos de preço num portátil, a diferença chega a ser enorme.

Obrigado, desde já, a quem puder ajudar a esclarecer estas dúvidas!
 
Olá, pessoal! Espero estar a perguntar isto no local certo.

1. Qual a diferença entre uma RTX 3080 e uma RTX 3080 Max-Q? Vejo portáteis equipados com esta última mais baratos do que com uma 3080 normal, por isso fico desconfiado.

2. Entre uma RTX 3070 Ti e uma RTX 3080, a diferença de performance é significativa? Porque, em termos de preço num portátil, a diferença chega a ser enorme.

Obrigado, desde já, a quem puder ajudar a esclarecer estas dúvidas!
As RTX max-Q são versões menos potentes, que funcionam com menos energia, logo a velocidades e performances mais baixas.
 
@calvas obrigado! Assim sendo, para o que eu quero, as Max-Q são de evitar, já fico a saber.
Não fazes ideia em relação à minha segunda pergunta? Tenho visto comparações em que a diferença parece ser mínima, mas a diferença de preço chega a ser enorme... Queria saber se, optando por um portátil com uma RTX 3070 Ti ficarei bastante bem servido para jogos durante algum tempo, ou se uma 3080 justificaria o investimento acrescido.
 
As RTX max-Q são versões menos potentes, que funcionam com menos energia, logo a velocidades e performances mais baixas.
Não é bem assim. As Max Q são placas com eficiência e dissipação térmica otimizadas. Em muitos casos (vá, em alguns.. pronto, em casos pontuais), esta otimização impede a existência de throttling na gráfica, o que se traduz em mais estabilidade e num desempenho melhor do que na versão "não Max Q".
Estas versões ganharam a fama de "piores" porque sinceramente as marcas preocupam-se em colocar hardware muito poderoso em chassis compactos, mas muitas vezes com fracas soluções de arrefecimento (Asus TUF, Zephyrus, cof, cof... Ideapads, cof, cof... Victus, Pavilions, cof... cof... poça, hoje a tosse não me larga).

Se me é permitido, eu corrigiria a afirmação do @calvas da seguinte forma: "As RTX max-Q são versões otimizadas, que funcionam com menos calor, logo a velocidades e performances mais estáveis" ;P
Já sei que ele a seguir me vai dar na cabeça, e com razão, por que infelizmente na prática é o que acontece com as Max Q; menos potência, frequências de funcionamento menores e menos performance, ainda que a diferença não seja abismal, menos meia dúzia de fps, mas também menos 10 ou 15 graus de temperatura.

Em relação à segunda dúvida do user, não acho que a 3080 compense em relação à 3070ti. Máquina muito mais cara, muito mais quente, muito mais "desvalorizável". Cada um faz o que quer com o seu dinheiro, mas eu preferia sacrificar uma definição "ultra" por "alta" e usar e abusar do DLSS.
Além disso, 4% de diferença de desempenho é irrisória
https://gpu.userbenchmark.com/Compa...-Nvidia-RTX-3070-Ti-Laptop/m1443565vsm1757879

Minha humilde opinião.
 
Última edição:
Alguém me sabe dizer se é possivel ligar a um monitor de 27” 1440p a um portátil Asus K53SV? Tem uma gráfica onboard e uma Nvidia GT540M, mas não encontrei grande informação sobre se suporta essa resolução.
 
Há quem tenha conseguido apenas FHD num portátil semelhante, o que está de acordo com o referido aqui ("HDMI 1.4 = 1920x1200 at 60 Hz"), já que ele parece utilizar a gráfica integrada, mas parece haver maneiras de contornar isso para ter pelo menos QHD a 40Hz. Talvez só mesmo testando.
 
Obrigado pela ajuda :D
Também já tinha lido algumas opiniões a dizer que funcionava outras a dizer que estava limitado a FHD, por isso fiquei sem certezas.

Vou tentar arranjar um monitor 1440p para testar.
 
Olá precisa de uma opinião, comprei um asus tuf gaming F15 fx506HF
so vinha com 500gbs e 8Gbs ram, com slots abertos, entretanto comprei upgrades, e acabei por gastar mais pouco e comprei direto 32Gbs ram.
O que no total da cerca de 40Gbs ram (o que mostra que estão ativos)

minha questão é, normalmente os portáteis pelos vistos aceitam upgrade ram ate 32Gbs máximos, eu tendo 8 +32 terá alguma interferência de performance? ou os 40 neste momento nem estao a ser totalmente usados?
aconselham a retirar a ram 8Gbs e ficar somente os 32 ativos?
 
Back
Topo