Informações sobre discos

Apophis

What is folding?
Boa Tarde.
estou com ideias de comprar um disco novo, mas tenho medo de fazer asneiras porque os meus conhecimentos de hardware são vergonhosamente escassos, e assim gostava de saber opinioes e explicaçoes sobre diversos aspectos acerca dos discos (como por ex. o que sao os IDE's ou os ATA's, ou compatibilidades entre pc's e discos), estava a pensar em comprar ou 80 ou 120GB.
Infelizmente para agravar a minha situação não sei qual e a minha MB :(, ja vasculhei a net toda e nao consegui encontar nada, o meu pc e um compaq presario 5471 de março de 2000, aqui estão informaçoes sobre o meu disco actual.
 
e assim nesse computador vais -te deparar com um problema. a bios não te vai reconhecer o disco com o tamanho completo. mas a seagate tem uns utilitarios q resolvem o problema. o ide é o interface neste momento existem 3 tipos de interface
ide ( + comum ) scsi ( pouco comum mto caro) e agora apareceu outro sata ( bom e não tão caro ) logo para o teu pc tem de ser ide. qt ao ATA acho q são protocolos de transferenci a de dados.
uma coisa q vai acontecer e q nunca vais ter uma grande performance no disco devido a diferenças entre as normas do disco e do pc, isto é o disco e + rapido do q os canais existentes no teu computador.

o meu conselho era arranjares um pc novo se fosse possivel senão aconselho o disco de 80 gigas e se precisares de ajuda para o por a trabalhar esta td aqui para ajudar.

qt as descrições acima se me enganei em algo corrijam para o o nosso membro ficar esclarecido. ( e eu tb ) pois há coisas q ja não me lembra exactamente. tb o q interessa e grandes taxas de transferencia e rotação
 
Computador novo não vem tão cedo :(, por isso mesmo e que ando a fazer-lhe um upgrade o melhor que posso.
quanto ao disco, e capaz mesmo de ter que ser 80 GB porque o dinheiro não da pra mais, já me aconselharam Seagate, porque segundo ouvi dizer e li aqui no forum, são silenciosos, e se aquilo que tu disseste e verdade, acerca de o pc nao "ter pedalada para o disco" até pode não compensar comprar WD ou Maxtor que se diz por aqui serem mais eficientes, mas mais barulhentos.
 
em discos é uma questão de sorte uns queixam-se da marca x outros da marca y e toda a gente se queixa da ibm da qual não tenho razões de queixa. é uma questão de sorte e cada pessoa tem a sua opinião consoante a sua experiencia.
 
btw, ja descobri qual e a minha motherboard, a "marca" e Compaq e o modelo e 0608h , se alguem descobrir alg coisa sobre isto avise!

e ja agora, podiam-me explicar tambem o que é a BIOS?
desculpem a ignorancia mas enquanto n perguntar n ficarei a saber.
 

Anexos

  • mb.jpg
    mb.jpg
    9,5 KB · Visualizações: 64
Apophis,

As boards têm uns chips que definem a forma como a motherboard funciona. É uma especie de "programa" da motherboard. Isso é a BIOS.

O que o APOC estava a referir é que possivelmente a tua motherboard não vai "reconhecer" o disco todo. Ou seja, podes colocar lá um disco de 80G e a board só ver 40 Gigas. Mas normalmente existem uns programas para ultrapassar esta limitação das boards.

Podes ler umas explicações aqui:
http://www.storagereview.com/guide/guide_index.html


Em PC's, os discos são todos IDE (excepto recentemente, quando apareceram os SATA), e isso diz respeito ao interface deles.

Apesar de todos terem o mesmo interface, existem modos de transferencia diferentes, e que foram "evoluindo" da mesma forma como os discos.
É por isso que vez discos referenciados como ATA66, ATA100, ATA133.
Estes protocolos estão associados a capacidade de transferencia dos discos para a motherboard.

Para poderes usar estes modos de transferencia mais rapidos é preciso que o teu disco, a tua motherboard e o sistema operativo os suportem.

Os discos actualmente são todos pelo menos ATA100, mas a tua board possivelmente só será ATA 33 (ou ATA 66).

Ou seja, provavelmente não vale a pena estares a comprar um disco muito rápido porque não o consegues aproveitar.
No teu caso, parece-me que o preço é capaz de ser o mais relevante.
 
pnabais obg pelas informaçoes e plo link, vou investiga-lo daqui a nada.
Quanto a mboard , o disco que tenho é um ATA 66 por isso se encontrar algum com uma igual vou ficar de olho nele, mas por ex: um ATA100 funcionaria bem na minha mb?
(as minhas memórias sao pc100, n sei se é a mesma coisa ou se tem a ver com isso, mas tambem me disseram que se tivesse memórias 133 não havia problema)
o € e uma prioridade tambem pois n ha mt pa gastar :(
 
o disco ata 100 vai correr ao maximo q a board permite isto é ata66 mas funciona sem problemas não vais e ter a performance q era suposto mas a diferença tambem não é mta. qt á memoria. á partida memoria pc 133 funciona na boa. mas mais uma vez limitada pela board como se fosse pc100. apesar de haver algumas boards q não se dão bem com alguns dimms pc 133 e uma questão de experimentares.
 
quanto as memorias não há problemas porque aqui há uma semana meti umas novas (pc100) , pois com 64MB n dava pa nada :(

em relaçao ao disco, andei a ver na net e encontrei isto: protocolo: UDMA100
isso e equivalente ao ATA100?
e possivel que seja compativel com a minha board? (eu sei que não se sabe mt da minha mb mas quem souber qq coisa responda como pode)
 
isso e a mesma coisa. qt a ser compativel so tem de ser interface ide.

não te rales com a norma ata. é assim a norma ata não tem problemas de compatibilidade pois trata-se apenas de um protocolo de velocidade de transferencia de dados.
assim sendo ata133 transfere dados a 133 Mbps, ata100 a 100Mbps, ata66 a 66Mbps, tas a perceber a ideia. logo vais comprar um disco com uma norma maxima de transferencia de 100Mbps mas q na realidade so vai trabalhar a 66Mbps pois a tua board não permite mais velocidade de transferencia q isso. mas trabalha de certeza. ou seja a tua board usa discos IDE, logo qd fores comprar um disco tens de ter especial atenção ao interface dele, isto é tem de ser um disco IDE. a norma ATA é so um protocolo de velocidade de transferencia de dados logo sendo a tua board ata66 o disco vai trabalhar como sendo ata66 apesar de ser ata100 mas trabalha de certeza! por exemplo se colocasses um disco ata133 no teu computador apesar de ser ata133 ele iria trabalhar com ata66 mas isso e por causa da board não permitir mais q isso e não por uma questão de compatibilidades.
 
ok, brigadao pela ajuda:)
quanto ao IDE axo k ja fiquei a perceber do que se trata, e n tenhas medo que aqui em casa sendo assim só entra IDE ;)
e em relaçao aos ATAs pelos vistos ate podia comprar um ATA2000 (se existisse:P ) que funcionava na mesma, seria era um bom modo de mandar dinheiro fora...
 
Back
Topo