Informática pós Covid

zemiguel23

What is folding?
Só abrir aqui este espaço para uma discussão dos impactos do Covid na área.
A meu ver será gigante a conversão de pessoas para IT o que vai levar a desvalorização de muitos cursos e quiçá entrar em saturação de profissionais de it
 
Acho que o ponto não é o covid, mas um contexto de recessão económica que leva a muito desemprego em certos sectores e indústrias.
Por outro lado, IT é uma das áreas q pode operar relativamente de forma trivial em remote, pelo q não é muito afectado por possiveis eventuais sucessivas quarentenas.
 
Também tenho pensado sobre isso nos últimos tempos. A haver uma recessão, vai haver muita malta a ver IT como uma espécie de salvação pq é desemprego 0.

Acho que isso levará a uma decréscimo (sempre as suas exceções) da qualidade, no seu global, dos devs e desvalorização do mercado para entry levels. Para níveis mais seniores penso que não afetará muito.
 
Quem começar um Mestrado Integrado em Engenharia Informática em 2020, na melhor das hipóteses só será Engenheiro em 2025 (ou 2026 porque as Universidades agora estão fechadas). Acham que daqui a 5 anos ainda vamos estar em quarentena?
Não percebo o que o vírus tem a ver a degradação da área de IT. Podes explicar melhor?
 
Quem começar um Mestrado Integrado em Engenharia Informática em 2020, na melhor das hipóteses só será Engenheiro em 2025 (ou 2026 porque as Universidades agora estão fechadas). Acham que daqui a 5 anos ainda vamos estar em quarentena?
Não percebo o que o vírus tem a ver a degradação da área de IT. Podes explicar melhor?
Na eventualidade de haver recessão, com desemprego a aumentar, haverá muita gente a fazer reconversão às 3 pancadas para IT. Acho que para entry levels poderá impactar um pouco
 
Quem começar um Mestrado Integrado em Engenharia Informática em 2020, na melhor das hipóteses só será Engenheiro em 2025 (ou 2026 porque as Universidades agora estão fechadas). Acham que daqui a 5 anos ainda vamos estar em quarentena?
Não percebo o que o vírus tem a ver a degradação da área de IT. Podes explicar melhor?

Há muito curso de informática de 3 4 meses a meter pessoas no mercado.

Vejo sponsored ads no insta diariamente.
 
Há empresas a contratar pessoal sem curso para fazer o trabalho de Engenheiros Informáticos? Ainda bem que nunca trabalhei em nenhuma dessas chafaricas... Aliás espero que o covid faça com que algumas dessas chafaricas deixem de existir, seria óptimo
 
Há empresas a contratar pessoal sem curso para fazer o trabalho de Engenheiros Informáticos? Ainda bem que nunca trabalhei em nenhuma dessas chafaricas... Aliás espero que o covid faça com que algumas dessas chafaricas deixem de existir, seria óptimo
Sim, cada vez mais vez coisas do tipo Academias do código que dão cursos de 3 ou 4 meses. Muitas vezes com parcerias já com empresas, consultoras na sua maioria.

Haverá sempre as exceções, assim como há malta sem cursos muito boa. Assim como há malta muito fraquinha com cursos superiores.

Novamente, acho que será essencialmente para posições mais juniores que poderá existir este efeito.

Mas lá está, isto não passa de pura especulação minha
 
Ai ser importante o trabalho que fazem ser minimamente complexo. Eu duvido que alguem com um curso de 5 meses em .Net se eu o for meter na minha empresa que se safe, a nao ser que seja um sobredotado. La esta depende da empresa onde trabalham. Se for uma empresa que trabalho para grandes big players onde a performance e a qualidade sao um must have entao ai nao ha grande preocupacao.

Mas sim desemprego vira e empresas vao cair mas outras tb se vao criar. Acho que na nossa area nao sera de todo a mais afetada
 
Não percebo qual é o mal de eu sem curso fazer o trabalho de alguém com formação superior, se demonstro a mesma competência, alguém aqui critica o Mark Zuckerberg, Bill Gates ente outros por não terem terminado a formação superior? Os próprios dizem que uma formação superior pode ser inútil.

Com isto não sou contra uma formação superior, se as coisas tivessem corrido como queria, hoje seria engenheiro informático, mas isso não aconteceu.
 
Tal como já disse noutro tópico (que nem toda a gente poderá ter acesso de leitura):

Não vejo problema nenhum com bootcamps e não estou minimamente preocupado. O meu único problema é a forma enganadora como bootcamps tais como a academia de código aliciam quem normalmente está numa posição profissional mais desfavorecida para justificar os 7k/8k (sim, a crédito chega a estes valores) que cobram por 3 meses de ensino.

A verdade é que quem sai destes bootcamps quanto muito está pronto para martelar código nas empresas rasca do costume que todos aqui ignoramos.
Uma pequena percentagem têm ou ganham gosto pelo que fazem e eventualmente conseguem saltar para cargos/empresas cada vez melhores, mas isto é verdade tanto em bootcamps, como quem tem um curso superior. Não sei qual foi a vossa experiência na faculdade, mas percebia-se perfeitamente que a grande maioria estava ali porque em eng. informática têm emprego garantido e se hoje for ver onde o que o percurso de quem por lá andou comigo verifica-se exactamente este cenário: a grande parte anda a saltar entre "consultoras" e uma pequena parte está em empresas que considero boas em cargos cada vez melhores.

E isto não é um fenómeno exclusivamente português. Se virem relatos do mercado nos USA a história parece ser a mesma, o mercado para cargos entry level está saturado devido à procura elevada.

E os salários cada vez aumentam mais, tanto lá como cá. Não sei como conseguem dizer que não sobem.
 
Eu criei este tópico (espero que não seja problema), apenas para criar um espaço de debate, pois isto que coloquei já vi em debate em outros locais e achei adequado colocar aqui, mas se der muita guerra, posso apagar.
 
O tópico está e vai continuar a levar um rumo que não era suposto. Até estava interessado no tema, mas se vai ser um tópico para medir "capacidades e qualidades" profissionais, estou completamente fora.
 
Eu nunca disse que alguem sem formacao vai estar a trabalhar comigo daqui a 6 meses pode haver uma pessoa dessas mas tem de ser ja alguem com ja com bases muito fortes e certamente ira comecar numa posicao junior.

Agora nao vejo pessoa de quarentena a fazer projectos e a aprender novas tecnologias. E tambem a nossa area nao e um mar de rosas pelo que e preciso alem de ter a capacidade tecnica ter o perfil senao a coisa corre mal.


Vejo com mais preocupacao uma desagregacao da Uniao Europeia e ao fechar fronteiras como vai acontecer com o Uk ai sim pode fechar o nosso mercado de trabalho
 
Não percebo qual é o mal de eu sem curso fazer o trabalho de alguém com formação superior, se demonstro a mesma competência, alguém aqui critica o Mark Zuckerberg, Bill Gates ente outros por não terem terminado a formação superior? Os próprios dizem que uma formação superior pode ser inútil.

Com isto não sou contra uma formação superior, se as coisas tivessem corrido como queria, hoje seria engenheiro informático, mas isso não aconteceu.
Esses casos aparecem sempre e nunca sei bem porquê porque não são propriamente pessoas sem formação superior, são simplesmente tipos que não terminaram os cursos.

Agora se alguém acha que só tipos que terminam formalmente os cursos é que interessam... discordo. Ninguém fica magicamente mais capaz quando entrega o último trabalho ou faz a última cadeira, é apenas uma questão de em algum momento haver um fim. Existem pessoas que até podem fazer cursos, mestrados (daqueles à séria, não é dos que rifam agora) ou doutoramentos e nunca vão servir para nada (e esta frase não é uma hipótese genérica...).

Quanto à questão do COVID e das TI, pessoalmente e a olho acho que vai é favorecer. Haverá com certeza alguma reconversão mas é exactamente por a área estar a ser favorecida.
 
Já entrevistei e contratei todo o tipo de pessoal e a conclusão a que chego é esta: IT DOESN'T MATTER. Não existe nenhum grupo que se destaque hoje em dia, entre pessoal com licenciatura/mestrado ou pessoal de reconversão. A excepção, são os vindos de cursos profissionais, porque são -naturalmente- muito verdinhos.
Uma coisa nota-se bem (mais 1 vez, vale para todos os grupos): é cada vez mais o pessoal que não é sequer interessado pela área. Isso sim, é preocupante.
 
Já entrevistei e contratei todo o tipo de pessoal e a conclusão a que chego é esta: IT DOESN'T MATTER. Não existe nenhum grupo que se destaque hoje em dia, entre pessoal com licenciatura/mestrado ou pessoal de reconversão. A excepção, são os vindos de cursos profissionais, porque são -naturalmente- muito verdinhos.
Uma coisa nota-se bem (mais 1 vez, vale para todos os grupos): é cada vez mais o pessoal que não é sequer interessado pela área. Isso sim, é preocupante.
Os cursos profissionais são inferiores aos cursos de reconversão tipo academia de código?
Tenho zero noção da comparação.
 
Back
Topo