Informática pós Covid

Sem dúvida.
Os cursos profissionais estão na onda do "isto é tudo muito fixe", com aulas de arduino e de desenvolvimento de jogos. Não que tenha nada de mal, mas deixa o pessoal com expectativas que não são reais para a grande maioria.
 
Já entrevistei e contratei todo o tipo de pessoal e a conclusão a que chego é esta: IT DOESN'T MATTER. Não existe nenhum grupo que se destaque hoje em dia, entre pessoal com licenciatura/mestrado ou pessoal de reconversão. A excepção, são os vindos de cursos profissionais, porque são -naturalmente- muito verdinhos.
Uma coisa nota-se bem (mais 1 vez, vale para todos os grupos): é cada vez mais o pessoal que não é sequer interessado pela área. Isso sim, é preocupante.

Isso não é verdade. Por algum motivo é que grandes empresas como a EDP procuram exclusivamente pessoal com Mestrado E média de conclusão superior a 15 valores.

Tudo depende do tipo de trabalho, se for para fazer uns sites em WordPress ou Wix claro que praticamente qualquer pessoa com o 12 ano e aproveitamento razoável serve... Mas se for para fazer trabalho de Engenharia a sério, onde é que alguém sem Mestrado vai buscar as bases de Física e Matemática (já para não falar do resto)?
Técnico de Informática e Engenheiro Informático, são ambos perfis que se enquadram na área de IT mas completamente diferentes a todos os níveis. Não confundam a estrada da Beira com a beira da estrada!
 
Acho que o ponto não é o covid, mas um contexto de recessão económica que leva a muito desemprego em certos sectores e indústrias.
Por outro lado, IT é uma das áreas q pode operar relativamente de forma trivial em remote, pelo q não é muito afectado por possiveis eventuais sucessivas quarentenas.

Se houver muitas empresas a fechar (a nível mundial), será menos clientes que as empresas de IT terão, e como tal, muitas dessas empresas também irão cair o que poderá levar a que haja um excesso de mão de obra de IT.

Empresas que estejam em dificuldade económica após esta recessão, onde acham que vão cortar custos? O IT é sempre logo umas das primeiras coisas para cortar nos custos.

Esta recessão que ai vem, e acreditem que não vai ser pequena se este estado de emergência durar mais 1 ou 2 meses, vai levar tudo à frente, incluído empresas de IT.
 
Acho que vocês estão a olhar para a área de IT como algo que funciona num vácuo.

IT só por si não serve para nada. Serve para desenvolver ferramentas que são aplicadas a outras empresas ou negócios.

Embora possa estar mais salvaguardada pela possibilidade de ser possível trabalhar mais facilmente para locais remotos, não existe só por si. Se a crise for global (que vai ser), não pensem que a área vai passar incólume.
 
Isso não é verdade. Por algum motivo é que grandes empresas como a EDP procuram exclusivamente pessoal com Mestrado E média de conclusão superior a 15 valores.

Tudo depende do tipo de trabalho, se for para fazer uns sites em WordPress ou Wix claro que praticamente qualquer pessoa com o 12 ano e aproveitamento razoável serve... Mas se for para fazer trabalho de Engenharia a sério, onde é que alguém sem Mestrado vai buscar as bases de Física e Matemática (já para não falar do resto)?
Técnico de Informática e Engenheiro Informático, são ambos perfis que se enquadram na área de IT mas completamente diferentes a todos os níveis. Não confundam a estrada da Beira com a beira da estrada!
Trabalho numa empresa de IT, com centenas de developers. Sei bem do que falo. Não é para wordpress ou wix(aliás isso nem fazemos sequer). É para desenvolvimento puro e duro.

Edit: Já agora, não somos empresa de outsourcing, mas sim de produto e projeto. A EDP é um dos nossos clientes
 
Última edição:
Desculpem o off topic mas isto é um tema em que tenho pensado bastante desde que entrei para a faculdade este ano.
Acabei o curso profissional em 2014 e realmente nao se aprende o suficiente para começar no mundo de trabalho nesta area. De uma forma autodidata continuei a aprender. Este ano letivo entrei em engenharia informatica no ISEP e este ano civil, no inicio de janeiro, comecei a trabalhar como developer. Na minha opiniao, e claro que é baseada num semestre e pouco, ser um engenheiro é uma boa treta em grande parte. A quantidade de gente que vai acabar o curso superior a saber pouca coisa vai ser demasiado grande. Grande parte das cadeiras é trabalhos de grupo e o pessoal vai passando as custas dos outros.
Ja para nao falar que estamos la a pagar propinas para estar a aprender sozinhos. Apesar de ainda ser o primeiro ano, nao ha nada que tenha aprendido la que nao conseguisse aprender sozinho na internet. As cadeiras que precisam de mais dedicaçao sao realmente as de matematica
 
Desculpem o off topic mas isto é um tema em que tenho pensado bastante desde que entrei para a faculdade este ano.
Acabei o curso profissional em 2014 e realmente nao se aprende o suficiente para começar no mundo de trabalho nesta area. De uma forma autodidata continuei a aprender. Este ano letivo entrei em engenharia informatica no ISEP e este ano civil, no inicio de janeiro, comecei a trabalhar como developer. Na minha opiniao, e claro que é baseada num semestre e pouco, ser um engenheiro é uma boa treta em grande parte. A quantidade de gente que vai acabar o curso superior a saber pouca coisa vai ser demasiado grande. Grande parte das cadeiras é trabalhos de grupo e o pessoal vai passando as custas dos outros.
Ja para nao falar que estamos la a pagar propinas para estar a aprender sozinhos. Apesar de ainda ser o primeiro ano, nao ha nada que tenha aprendido la que nao conseguisse aprender sozinho na internet. As cadeiras que precisam de mais dedicaçao sao realmente as de matematica

A única cadeira de que me posso queixar é Engenharia de Software.
 
Isso não é verdade. Por algum motivo é que grandes empresas como a EDP procuram exclusivamente pessoal com Mestrado E média de conclusão superior a 15 valores.

Deixa-me adivinhar: também metem todos no mesmo saco independentemente do curso e as entrevistas consistem em testes psicotecnicos e afins. Isso é recrutamento em massa.

Tudo depende do tipo de trabalho, se for para fazer uns sites em WordPress ou Wix claro que praticamente qualquer pessoa com o 12 ano e aproveitamento razoável serve... Mas se for para fazer trabalho de Engenharia a sério, onde é que alguém sem Mestrado vai buscar as bases de Física e Matemática (já para não falar do resto)?
Técnico de Informática e Engenheiro Informático, são ambos perfis que se enquadram na área de IT mas completamente diferentes a todos os níveis. Não confundam a estrada da Beira com a beira da estrada!

O que queres dizer com "engenharia a sério"? Podes dar exemplos de áreas ou projectos específicos?
 
Isso não é verdade. Por algum motivo é que grandes empresas como a EDP procuram exclusivamente pessoal com Mestrado E média de conclusão superior a 15 valores.

Tudo depende do tipo de trabalho, se for para fazer uns sites em WordPress ou Wix claro que praticamente qualquer pessoa com o 12 ano e aproveitamento razoável serve... Mas se for para fazer trabalho de Engenharia a sério, onde é que alguém sem Mestrado vai buscar as bases de Física e Matemática (já para não falar do resto)?
Técnico de Informática e Engenheiro Informático, são ambos perfis que se enquadram na área de IT mas completamente diferentes a todos os níveis. Não confundam a estrada da Beira com a beira da estrada!
A EDP (e a REN e outra empresas dessas) são "dominadas" por engenheiros electrotécnicos de energia com licenciatura de 5 anos. Tudo o que não sejam engenheiros que estudaram 5 anos não serve, é a psique colectiva.
Eu sei, por também sou um deles e já apliquei esse critério. Aliás o nosso curso, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, LEEC, agora MEEC, nem tem a separação. É mestrado integrado e pronto.
Se posso escolher porque é que não devo escolher o "melhor"? Para quem está a seleccionar pessoas especialmente no início da carreira não há muito mais para se agarrar que formação certificada.
 
A EDP (e a REN e outra empresas dessas) são "dominadas" por engenheiros electrotécnicos de energia com licenciatura de 5 anos. Tudo o que não sejam engenheiros que estudaram 5 anos não serve, é a psique colectiva.
Eu sei, por também sou um deles e já apliquei esse critério. Aliás o nosso curso, Engenharia Electrotécnica e de Computadores, LEEC, agora MEEC, nem tem a separação. É mestrado integrado e pronto.
Se posso escolher porque é que não devo escolher o "melhor"? Para quem está a seleccionar pessoas especialmente no início da carreira não há muito mais para se agarrar que formação certificada.
curioso que recebi uma proposta para um projecto da REN e vim da academia de código
ainda que através de outra empresa mas still para a ren
 
Deixa-me adivinhar: também metem todos no mesmo saco independentemente do curso e as entrevistas consistem em testes psicotecnicos e afins. Isso é recrutamento em massa.



O que queres dizer com "engenharia a sério"? Podes dar exemplos de áreas ou projectos específicos?

Projetos de Engenharia requerem conhecimentos de Física, Modelos Matemáticos, Arquitectura de Software, etc. Isso aprende-se na Faculdade. É uma das muitas diferenças entre o chamado "code monkey" e um Engenheiro.
 
Projetos de Engenharia requerem conhecimentos de Física, Modelos Matemáticos, Arquitectura de Software, etc. Isso aprende-se na Faculdade. É uma das muitas diferenças entre o chamado "code monkey" e um Engenheiro.

Isto e importante. Eu nos meus 5 anos de curso nao tive so programacao , tive mt matematica, estatistica, eletronica/ sistemas digitais , and so on.Principalmente a estatistica e matematica tem sido mt util na carreira

Programar nao e so bater codigo, na minha opiniao. Agora claro que quem nao tem curso tb deve ter oportunidades mas tb esta a concorrer contra quem tem outras ferramentas
 
E eu posso dizer que na minha carreira toda, essas cadeiras tiveram 0 utilidade.
Arquitetura de Software aprendi à séria a trabalhar. A faculdade e outros cursos servem para teres bases.
 
Vocês tambem assumem que toda a gente que vai para esses bootcamps desistiu da escola na quarta classe. Há pessoal que tirou licenciaturas em áreas exigentes e com matematica e que tenta uma reconversão para essas áreas.

Seja como for, eu nem sou licenciado em Informática/Eletro, não fiz nenhum bootcamp e faço o mesmo trabalho que os meus colegas informáticos e eletrotecnicos fazem.
 
Vocês tambem assumem que toda a gente que vai para esses bootcamps desistiu da escola na quarta classe. Há pessoal que tirou licenciaturas em áreas exigentes e com matematica e que tenta uma reconversão para essas áreas.

Seja como for, eu nem sou licenciado em Informática/Eletro, não fiz nenhum bootcamp e faço o mesmo trabalho que os meus colegas informáticos e eletrotecnicos fazem.

Pois, tal e qual como eu. Mas pronto, conseguires resolver os mesmos problemas que um Sr. Engenheiro não interessa, o que interessa é o papel. Há pessoal que parou mesmo em 1990.
 
Isso não é verdade. Por algum motivo é que grandes empresas como a EDP procuram exclusivamente pessoal com Mestrado E média de conclusão superior a 15 valores.

Tudo depende do tipo de trabalho, se for para fazer uns sites em WordPress ou Wix claro que praticamente qualquer pessoa com o 12 ano e aproveitamento razoável serve... Mas se for para fazer trabalho de Engenharia a sério, onde é que alguém sem Mestrado vai buscar as bases de Física e Matemática (já para não falar do resto)?
Técnico de Informática e Engenheiro Informático, são ambos perfis que se enquadram na área de IT mas completamente diferentes a todos os níveis. Não confundam a estrada da Beira com a beira da estrada!

Acredito fortemente que empresas como a EDP façam isso como forma de exclusão de candidaturas devido ao elevado volume.

Quanto ao resto aqui discutido, penso que cada empresa tem a sua forma de recrutar dependendo das necessidades de cada uma. Há empresas que preferem licenciados, outras com mestrado, outras preferem alguém que saiba fazer independentemente do curso. São apenas formas de filtrar as candidaturas recebidas.
 
E eu posso dizer que na minha carreira toda, essas cadeiras tiveram 0 utilidade.
Arquitetura de Software aprendi à séria a trabalhar. A faculdade e outros cursos servem para teres bases.

Exacto. Não vou tão longe ao dizer que tiveram 0 utilidade pois ajudam a ter uma noção (intuição) de quais as ferramentas para resolver certos problemas.
Arquitectura de software é um exemplo perfeito de algo que definitivamente se aprende em condições apenas trabalhando e ganhando experiência.
Matemática é algo que obviamente dá sempre jeito, mais numas areas do que outras. Física idem. No entanto não é algo que impeça de todo alguém de se tornar um excelente profissional, até porque das características mais importante para o ser é ser autodidacta e com a imensidão de recursos online rapidamente se aprende qualquer tema.

Não percebo a mentalidade de gatekeeping no geral de muita gente nesta área e especialmente em Portugal, começando por alguns users que por aqui andam.
Eu prefiro trabalhar com as melhores pessoas para o trabalho independentemente do background do que pessoal da faculdade X só porque que tem mestrado.
 
Back
Topo