1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Infra-estrutura de Redes para Telefonia IP

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por TripleX, 1 de Abril de 2007. (Respostas: 0; Visualizações: 2225)

  1. TripleX

    TripleX Power Member

    Os sistemas de telefonia IP consistem basicamente em utilizar a tecnologia de voz sobre IP para transportar uma chamada telefónica de um orador ao ouvinte pela rede mundial de computadores.
    Para que seja possível, a rede do ITSP (Internet Telephony Service Provider) deve ser conectada a Rede Pública de Telefonia Fixa Comutada, a STFC. Contudo, o processo deve passar por várias etapas desde a conversão do processo de sinalização SS7 ao modelo SIP e a codificação do padrão PCM ou similar para a codificação IP.
    A figura abaixo esboça um esquema de uma chamada VoIP para a Rede STFC.


    [​IMG]
    Figura 1 – Diagrama Básico de Interconexão ITSP – STFC

    Devido aos processos de tráfego de dados que exigem tempo real pela Internet, a solução ideal para este cenário é a implantação de um sistema dedicado de acesso entre o CARRIER e o ITSP visando as rotas menos congestionadas e de menor latência e a implantação de QoS fim-a-fim. Nesse ambiente, uma brusca variação entre o link principal do ITSP com o CARRIER acarretará em danos a qualidade das chamadas.
    Outro processo adequado para a utilização no cenário de usuários particulares e pequenas empresas é a implantação do sistema de QoS para a rede local, utilizando roteadores de banda larga modelo SOHO (Small Office and Home Office). O tráfego poderá ser priorizado para a aplicação VoIP garantindo uma banda mínima sob efeitos de grande tráfego gerado pelo usuário e a limitação de banda do seu link de acesso a Internet.
    Relacionados à economia financeira, o ITSP poderá estabelecer conexão com qualquer CARRIER em qualquer localidade do mundo e ainda estabelecer a chamada para o orador distante de forma local para o sistema STFC, neste ambiente de telefonia IP, ainda existe a segmentação da infra-estrutura dividindo-se, em rede IP e rede TDM, sendo essa a predominante.
    Chamadas estabelecidas dentro da rede do ITSP são de maior simplicidade e facilidade de gerenciamento e correção de falhas, a figura abaixo esboça a topologia de uma Chamada IP realizada sobre via no domínio do ITSP.

    [​IMG]
    Figura 2 - Diagrama Básico de uma chamada via Internet

    O principal problema enfrentado durante uma chamada IP pela Internet está relacionado ao atraso fim-a-fim provocado pelo tempo de processamento necessário à codificação e a transmissão pela rede mundial.


    Bom, é isso, espero ter ajudado. Qualquer dúvida, deixe um comentário ou mande um e-mail. Abraços!
     

Partilhar esta Página