1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Iniciação a " dj "

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por aligator, 17 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 8; Visualizações: 2839)

1. aligator

aligator Power Member

Boas , visto ser preciso eu e uns amigos estamos a pensar comprar um equipamento de som !

Em principio as faixas de musica estarão guardadas num pc !

Queriamos uma mesa de mistura ( até 200 ) ! È preciso amplificador ? como se liga depois do pc a mesa ou ao amplificador ?

Do que é que precisamos ! Queriamos ficar tb com um sistema que nao fosse totalmente dependente do pc , ou seja que desse para misturar por exemplo a partir de 2 discmans !

Como se liga isto tudo ?

Precebo pouco disto ! Ajudem !

2. Carlos Serafim

Carlos Serafim Power Member

Oi. Devias procurar um forum dedicado a som.

Podes comprar uma mesa de som pré-amplificada ou com amplificador separado. A 2º opção é melhor e mais cara.
    No PC tens de ter uma boa placa de som multi-pistas e é aqui que ligas a mesa.
    Quanto aos discmans, não compreendo bem a pergunta, mas é suposto funcionar da mm maneira.

Abraço.

3. Bifido_Activo

Bifido_Activo What is folding?

O ideal era comprar um mesa de mistura ( Numark, por exemplo ).
    A minha Numark tem 3 entradas, onde posso ligar o que bem entender ( entradas RCA )
    Posso ligar o PC, onde tenho duas placas de som, posso ligar outras fontes ( discman, gira discos, Ipods, o que for necessario. Depois tens a parte de amplificação, para iniciar podes usar a aparelhagem de casa, desde que tenha uma entrada AUX disponível.
    Nao sei que tipo de musica vais querer misturar, concerteza dance music, neste caso o discman poderá nao ser o ideal, visto nao ter regulação do PITCH.

Última edição: 19 de Fevereiro de 2007
  4. boas. nao sei se este é o melhor sitio, mas a minha duvida é de breve esclarecimento.
    quero saber se qualquer mesa de mistura de som com entradas e saida RCA, se podia transformar numa mesa de video.
    ou seja ligando por exemplo, dois portáteis por s-video, se conseguiria tirar um sinal video tambem por RCA, conseguindo fazer a passagem do video no canal 1 para o video no canal 2, sobrepondo os dois videos. Não sei se me expliquei bem, mas é fazer o memso que s efaz com o som, mas com video. muuuuito obrigado por qualquer resposta que ajude...
    ps: estou a falar desta mesa em particular.

5. Kremlin

Kremlin Power Member

Nem em sonhos misturas video com uma mesa normal... :-D

6. MACkie

MACkie [email protected] Member

é para brincar ou para misturar a sério?

se é para brincar e para usares o teu pc (aconselho a que seja um mac, por muitas razões) a Hercules MK2 (acho que é assim, mas é a versão a seguir ao MP3) é uma boa solução. Podes ligar 2 pratos ou 2 leitores de cds ou o que bem entenderes.

Se for para algo mais a sério, para usares o pc recomendo vivamente o traktor scratch, custa 500 euros (±) e é uma "placa de som externa". Ligas ao - neste caso, mac - por firewire e aquilo bomba pa cacete... :D

Eu tenho um FinalScratch 2 da Stanton, e nao me posso queixar. Além disso tens que ver que a essencia de misturar musica ja nao é o que era, nada como 2 belos vinis - ou vinils ou alguma coisa parecida - e uns scratches, mas é pra isso que o traktor scratch e o finalscratch servem. Depois há o Serato, mas isso é outra conversa...

Depende tudo do que quiseres usar - isto vai parecer suspeito - mas se não tiveres um mac, a experiencia nao é a mesma.

Cumps,

MACkie

7. obrigado pelas respostas.
    quanto a usar um mac, nem vou responder. é mesmo uma opção pessoal.
    nao sei se me perceberam bem. eu nao quero misturar audio. quero misturar video. imaginando que tenho 2 portateis ligados á mesa (svideo------------------------------> rca's da mesa).
    quanto ao nem por sonhos, afinal nao sou so eu que estou mal informado ;)
    mas obrigado na mesma pelas respostas. se alguem souber de alguma mesa que faça isso, ou de alguma mesa de video "baratinha", ou mesmo de alguma loja em PT onde haja mesas de video....

8. MACkie

MACkie [email protected] Member

A resposta não era para ti mas sim para o aligator. A tua dúvida é "iniciação a VJ"...

Cumps

9. TechnoZombie

TechnoZombie Power Member

Bom Dia!
    Antes de mais, é necessário saber o que queres especificamente quando te referes a DJ!

Se for só para fazer passagens de audio de uma música para a outra, sem acertos de pitch nem tempo nem nada, uma mesa normal de PA serve, já que só vais ter o trabalho de subir e descer os canais conforme a necessidade. Este tipo de mesas geralmente tem de 4 a 20 canais (as mais baratas) e podem ligar aparelhos mono (microfones, instrumentos etc) por jack ou XLR e podem ligar também aparelhos Stereo (PC, Discman, CDJ etc etc etc) por RCA ou jack.

Terás de ter atenção quantos canais mono precisas e quantos canais stereo precisas porque terás que verificar isso na altura da compra da mesa. Ainda que possas usar dois canais mono para produzir stereo, não é uma alternativa muito aconselhada, por isso é mesmo importante fazeres bem essas contas.

Por outro lado, se queres MESMO fazer umas brincadeiras de DJ tens duas alternativas:
    Ou usas uma mesa de mistura virtual (tipo Traktor e afins) e assim só precisas de um PC ou investes em 2 CDJ e numa mesa com crossover e terás de passar a música com CDs audio ou de MP3!

Em relação à ligação PC-Mesa, podes ligar com um cabo minijack-RCA, sendo que o minijack liga a porta das colunas no PC (geralmente marcada a verde) e os RCA ligam a um canal stereo na mesa.
    Aqui podem surgir alguns problemas, dependendo da qualidade de construção da mesa e dos cabos usados. Com uma mesa fraca vais notar alguma interferência (então se tiveres, como eu tenho, o ouvido treinado para estas coisas das em doido! :D), que pode ser resolvido ou com cabos de melhor qualidade, de preferencia blindados (e caros!) e/ou filtros que eliminem essas interferências!
    O aconselhável seria teres uma placa de som com saidas RCA, interna ou externa, de forma a poderes fazer uma ligação RCA-RCA, que te vai dar melhor qualidade de som, mesmo que a mesa seja mais fracota (ainda que não esteja excluida a hipótese de teres de usar filtros!).

Atenção que as mesas não são pré-amplificadas, as colunas é que podem ser amplificadas e ligarem directamente ao stereo-out das mesas!

Uma coluna amplificada tem controlos de Treble, Bass e as vezes Mid na própria coluna e tem de ser alimentada independentemente.

Uma coluna por amplificadores não pode ser amplificada e não tem controlos independentes, sendo que as regulações de treble, bass, mid, 3-tone etc são feitas pela própria mesa

Dependendo do que precisas, pode não compensar o investimento num conjunto amp(s)+colunas, pode ser perfeitamente indicado o uso de colunas amplificadas! ;)

Só mais uma nota:
    Dizes que queres passar músicas que estão num PC... Supondo que tens nesse PC mp3 sem DRM, tem muita atenção ONDE vais passar essas músicas, porque se estás a pensar passar em bares ou espaços públicos corres o risco de veres o teu PC e/ou o teu material de som confiscado pelas autoridades e a pagar multas avultadas! ;)

:cool:

Última edição: 15 de Fevereiro de 2008

Partilhar esta Página