Iniciação à fotografia - Desporto e acção (work in progress)

strobe

Moderador
Staff
A ideia do tópico é criar um guia visual que mostre claramente o que é necessário para este tipo de fotografia em cenários concretos. Idealmente deveriam ser usados exemplos das galerias ZWAME. Como para mim seria complicado procurar nas galerias os exemplos que queria e não faz muito o meu género de fotografia, recorrí ao Flickr, mas isso deve ser visto com uma solução temporária, até porque os fotógrafos citados podem não gostar.

Normalmente na fotografia de desporto e acção é onde são usadas aquelas primes de mais de 3000 euros. Quem tem dinheiro para isso não é aqui que vai aprender nada. Mas para o comúm dos mortais é útil ter uma ideia do que se pode conseguir com material mais "barato".

A ideia que tenho é que basicamente é preciso:
- velocidade >= 1/250s (modo Tv ou S aqui pode dar muito jeito)
- ISO alto q.b. (800-3200)
- abertura grande q.b. (usualmente à volta de f/2.8)

Flash nem sempre resolve por múltiplas razões, nomeadamente: falta de alcance, necessidade de expor correctamente o fundo.

Exemplos:

Desportos de Pavilhão

Uma das minhas favoritas. Uma 50/1.4 a f/1.4 montada numa das melhores máquinas de sempre :D. 1/1000s. O EXIF não diz o ISO mas pelo grão parece-me que deve ser relativamente baixo (~400).


(c) Kurros


Outro bom resultado, agora com uma 5D, 135/2 (ui!) a f/2.2, 1/800s e ISO 1000 (na minha opinião poderia ter-se descido o ISO e a velocidade)


(c) Todd Klassy


Aqui uma com flash (dois para ser exacto). 1/250s, 30mm a f/2.8, ISO 1000


(c) Sixteenfeet
 
Strobe essas fotos não são melhor exemplo para nós, portugueses.

É muito complicado em qualquer pavilhão, mesmo nos melhores, conseguires ter uma luz minimamente proxima dessa. Já fotografei a liga pro de Basquet e ter essa luz seria um sonho :D

Desculpa os maus exemplos mas 2 meus já um pouco antigos com a d70s+sb800

aaa.jpg


aab.jpg


Repara na luz por detrás.

Isto foi um jogo Ginásio - Porto para teres ideia da luz num jogo da única liga profissional em portugal.
 
Última edição:
É muito complicado em qualquer pavilhão, mesmo nos melhores, conseguires ter uma luz minimamente proxima dessa. Já fotografei a liga pro de Basquet e ter essa luz seria um sonho :D

Ora bem! Mais uma razão para encher este tópico com "prata da casa". Já agora, podias dizer que ISO usaste nessas fotos?

De qualquer modo não fiquei inteiramente convencido. Não duvido que haja muitos pavilhões com má iluminação. Apenas conheço o novo de Coimbra e pareceu-me bastante bem iluminado (embora ainda não tenha tirado fotos lá). Com 1/200s e f/4.5 naturalmente que a iluminação de fundo vai morrer a não ser que o ISO seja exorbitante. A outra questão o CRI da iluminação, que isso sim pode ser fatal.
 
O iso não lembro e não tenho as fotos para ver o exif mas possivelmente entre 800 a 1000 a ver pelo ruido.

Os 200 de velocidade já foi pouco para tanta velocidade. Se reparares mesmo assim não ficaram congelados.

Os pavilhões novos talvez já comecem a ser equipados com boa luz mas depois de algum tempo a usar as tais luzes e boa iluminação vem as contas da luz que os faz cortar no mesmo.

É a triste realidade. Espero que esteja errado mas isto é o que costuma acontecer.
 
Em desportos de pavilhao (em especial) muitas vezes convem ter uma telezoom e uma wide/standard zoom. A accao pode occorrer muito perto da linha.
 
Em desportos de pavilhao (em especial) muitas vezes convem ter uma telezoom e uma wide/standard zoom. A accao pode occorrer muito perto da linha.

Um profissional é natural que tenha duas máquinas, uma com a tele e outra com a wide, porque estar a trocar de lente está fora de questão. Há até quem use as duas máquinas ao mesmo tempo, disparando remotamente a máquina com a lente wide a partir da máquina com a lente tele.

A wide só interessa para quem puder tirar fotos muito perto da linha (o que pode não ser permitido a um amador).
 
Excellent Topic, boa Strobe ;)

Eu que, como alguns sabem, quero comprar uma DSLR para me iniciar no desporto futebol 7 outdoor.

Alguem tem experiencia? podia partilhar? lentes, EXIF's etc??

cumps ;)
 
Algo que me diverte particularmente é observar as fotografias onde são apanhados fotógrafos profissionais. Esta página tem três exemplos interessantes:

As máquinas remotas (que volta e meia levam umas valentes boladas, coitadas).
http://www.boston.com/bigpicture/2010/07/2010_world_cup_comes_to_a_clos.html#photo12

As lentes para o final do jogo (na Nikon, 14-24/2.8, na Canon, 16-35/2.8).
http://www.boston.com/bigpicture/2010/07/2010_world_cup_comes_to_a_clos.html#photo38

Depois de ver estas duas últimas fotos, será que alguém pode continuar a dizer que as UGAs só servem para paisagens e não para desporto? ;-)

Em todo caso, mais vale uma máquina qualquer do que nenhuma máquina!
http://www.boston.com/bigpicture/2010/07/2010_world_cup_comes_to_a_clos.html#photo39
 
É uma pena que este tópico esteja tão escondido.

Para mim enquanto noob e com equipamento limitado seria um tópico que seguiria com muita atenção, uma vez que perdi boas fotos por o conhecimento ser muito perto de zero. Enquanto pai que procura ficar com algumas recordações dos filhos nos seus desportos foi com muita pena que constatei que uma 600D com a lente de kit (18-55 IS) serve de muito pouco em pavilhões mal iluminados, que diga-se de passagem, são a maioria.

Desta forma deixo aqui o meu pequeno contributo: a famosa nifty-fifty (50 f/1.8) também serve para desporto em pavilhões e fiquei muito surpreendido com os resultados (incomparáveis com a lente de kit).

Com o foco manual, ISO auto (com o máximo em 1600), shutter 1/500 e abertura em f/2.0 fiquei bastante satisfeito com os resultados (para os meus padrões) e já tenho algumas das fotos espalhadas pela casa. Algo que nunca pensei ser possível com uma lente que se consegue por pouco mais de 50€ (preços amazon uk).

Já sei que a distância focal fixa é uma limitação mas por este preço é uma hipótese a considerar na fotografia de desporto em pavilhão, principalmente quem tem um budget limitado como eu.
 
Ando à séculos para fotografar Rally mas ainda não me surgiu oportunidade.
Gostava de ver algumas fotos para ver os Exif para qunado tiver a oportunidade ter uma ideia.
 
Usar flash dentro de um pavilhão num jogo oficial não me parece que seja permitido (pelo menos não oficialmente), o jogador/equipa pode facilemente reclamar e depois trazer problemas legais para quem fez a foto(s).

Abraço
 
Back
Topo