Iniciação à Programação

Lobito

Power Member
Ola! é assim vou agora para o 10º ano e provavelmente o que vou seguir é algo relacionado com programação, ser um bom programador talvez! eu sei que é muito difícil por isso queria começar com alguma coisa muito básica pelo menos.
Algum de vocês pode ensinar-me assim qualquer coisa muito pequena?
Compreendo que não tenham tempo mas não faz mal nenhum tentar!
Ou então algum sitio/livro que ensine alguma coisa deste género mas o ideal era mesmo alguém mas.... lol



Best Regards
Pedro Bessa

PS: respondam lá rápido :)
 
Código:
public class Hello {

       public static void main (String [] args) {

              System.out.println ("Hello world!");
       }
}

Tens aqui um exemplo de um programa em Java que simplesmente escreve a frase "Hello world!" na linha de comandos. Podes começar por aqui, experimentar alterar coisas, acrescentar à medida que vais aprendendo, etc...
 
LOL, convém saber do que se está a falar antes de começar a fazer experiências! Não é chegar a esse programa Java e começar a alterar sem se ter a mínima noção da sintaxe e o que são classes! Aconselho-te que pegues num livro, daqueles que já foi recomendado aqui no forum nalgumas threads, e comeces a ler e então a praticar! Se quiseres uma sugestão, pega no livro do Luís Damas sobre C, que ensina muitas coisas sobre C de uma forma simples, basicamente é o "Manual de C para tótós!" mas foi por aí que comecei a aprender C para além das aulas claro. O único senão deste livro é o facto de se referirem as bibliotecas de C como "livrarias" -.-'. De resto já te foi deixada aqui a informação para poderes aprender outras coisas...
 
pois também foi isso que pensei naquele segundo post lol (sry bout that)
mas tipo esses comandos...não têm que ser usados nalguma coisa....programas ou assim... epá se esta pergunta for tão noob que vos faça bater com a cabeça no teclado e nem me quiserem responder mandem somente reticências lol
 
Para escreveres os tais "comandos" ou seja, o código, precisas de um editor, e depois precisas de um compilador, que basicamente reconhece a linguagem, verifica se tem algum erro, faz a linkagem e esses processos todos, e depois apresenta-te o resultado daquilo que escreveste. Vê a thread "(Quase) tudo o que necessitas para programar bem" que lá encontras editores e compiladores para cada linguagem!
 
Lobito, fora de brincadeiras, dá uma olhada no meu artigo. Ajuda-te a ter uma ideia do que vais encontrar nos primeiros tempos, depois informa-te sobre o plano curricular actual do curso que pretendes ir (não sei como se chamam agora) e começa pela linguagem de programação que dão no 10º, não te metas com linguagens todas xpto que te vão sugerindo. Os planos do secundário são criados de forma a criar uma evolução, não são colocadas as linguagens à toa.

Eu no meu 11º ano já brincava com outras linguagens, mas primeiro tive de começar do zero como toda a gente, não tentes dar passos demasiado grandes ;)

abraços, HecKel

EDIT: @Baderous, acabaste de falar grego para o rapaz..., ele está a começar, nada sabe sobre o assunto....
 
Eu estive a ler aquele artigo que tu começas-te.....aquilo é o que se aprende no 10º ano?

Presume-se que Mat A seja a disciplina mais dificil certo? looooool até sou bom aluno a matemática.

Mas com franqueza....as funções marcaram-me pelo pior loooool mas.... isso resolve-se

Então é assim:
Vejo que ja compreenderam que só começei a ouvir falar de programação a pouco tempo e que não sei nada(quase nada) sobre isso

Agora:
Esses editores e compiladores com certeza é software pago.
Onde arranjo isso? preços?

And to finish!
Quais as linguagens mais fáceis?

Hello world eu ja vi isso foi das primeiras coisas que vi por isso não dei muita importância
 
Última edição:
Eu estive a ler aquele artigo que tu começas-te.....aquilo é o que se aprende no 10º ano?

Sim, e não. Na minha altura aprendias coisas como pseudocódigo..., algo que na altura achava MESMO muito parvo..., agora ainda as uso..., e dão bastante jeito.

Presume-se que Mat A seja a disciplina mais dificil certo? looooool até sou bom aluno a matemática.

Se é a mais dificil? Não faço a mais pequena ideia..., quando estive no secundário só havia uma matemática...

Mas com franqueza....as funções marcaram-me pelo pior loooool mas.... isso resolve-se

Tens muita matemática, o meu artigo é mais para focar a importância da Matemática na Programação, mas tudo o que eu apresento no artigo ao fim de uns tempos usas e nem te lembras da matemática..., mas depois tens áreas em que é impossível esqueceres-te da matemática..., o que estou a estudar neste preciso momento (por exemplo), computação gráfica..., já estou farto de curvas :P

Então é assim:
Vejo que ja compreenderam que só começei a ouvir falar de programação a pouco tempo e que não sei nada(quase nada) sobre isso

Agora:
Esses editores e compiladores com certeza é software pago.

Nope, nem todos ;) Quase todas as linguagens têm uma versão gratuita do compilador ;)
Onde arranjo isso? preços?
Sacas da net, os que são gratuitos, claro ;)
And to finish!
Quais as linguagens mais fáceis?
Pergunta complicada essa :P

Para começares MESMO do zero, julgo que Pascal e C seriam boas apostas, C tem algumas complicações lá mais para a frente..., tens alguns detalhes que te vão baralhar ao inicio, mas nada como um bom tutorial/livro para começar ;)

Pascal, é a chamada linguagem de putos, é bastante simples mesmo e por norma é a linguagem que serve de plataforma de lançamento para a programação, nos últimos tempos tem sido essa a sua principal função, são poucos os locais que usam pascal mais seriamente...

A minha recomendação seria mesmo Pascal, tens o freepascal como compilador ;) Vê a thread que te indiquei na minha primeira resposta, está lá links para material de pascal ;)

abraços, HecKel
 
Última edição:
EII calma, aquilo não se aprende TUDO no 10º ano! Demora uma vida! :-D
No 10º ano, suponho que vás começar com Pascal ou VisualBasic.

Portanto, como ainda te vais iniciar, sugiro que comeces com algo simples tipo Pascal (eu nunca tive, mas já ouvi dizer que é uma boa linguagem para iniciantes, pois ensina bem algumas técnicas de programação), ou então começa com C (com aquele livro que te sugeri como suporte).

Portanto, deixa-me ver se não falo grego desta vez:
Cada linguagem possui uma sintaxe (um conjunto de expressões) que é aquilo que tu escreves no tal editor. É como se estivesses a escrever um texto em Português no Bloco de Notas, só que agora escreves palavras diferentes porque estás a escrever numa linguagem diferente. Esse conjunto de expressões que escreves não são nada mais que instruções que o computador executa internamente. Ora tal como em Português, quando fazes uma composição, tens o início, meio e fim, ou seja, podes dividi-la em partes. E cada uma dessas partes pode ter erros ortográficos e de frases mal construídas. Portanto sempre que acabas de escrever uma parte da composição, vais relê-la para ver se encontras algum erro, para poderes corrigi-lo. Depois de corrigires cada parte da composição, juntas essas partes num todo, e já tens a composição final! Basicamente é isto que o compilador faz! O compilador "lê" as expressões que tu escreveste (que nós programadores designamos de código), verifica se têm algum erro, e depois de verificar, junta as várias partes da tua "composição" para formar o Programa. No fim deste processo, ele apresenta-te o resultado daquilo que tu escreveste, ou seja, tal como numa aula de Português, tu apresentarias a tua composição à/ao professora/o. Ufff...espero que tenhas percebido alguma coisa...

PS: Isto é muito mais complexo do que o que eu descrevi, mas para os primeiros passos isto chega! O resto tu aprendes!
 
Eiah epa sei que que estou a ser grande noob mas alguém por favor me pode dar um link para fazer download desses editores e compiladores?

Vou mesmo então começar em pascal já me tinham falado que era das mais simples.
 
Não tinha visto o teu post enquanto postava Baderous mas sim essa parte já mentalizei lol agora....suponho que tenha de saber de cor todas essas "palavras diferentes" que descreves-te, logo...em pascal um "código" deve ter sempre a mesma formula e só se modifica mesmo a parte da "composição". I'm I right?

Espero que desta vez não tenha sido eu a falar grego :S


Lool e eu vi isso só não vi foi onde fazer download dos programas....(tava a pedir um link directo) looool
 
Não tinha visto o teu post enquanto postava Baderous mas sim essa parte já mentalizei lol agora....suponho que tenha de saber de cor todas essas "palavras diferentes" que descreves-te, logo...em pascal um "código" deve ter sempre a mesma formula e só se modifica mesmo a parte da "composição". I'm I right?

Acho que estás lá! Em Pascal, o programa tem uma determinada estrutura à qual tu tens de obedecer! O que metes lá pro meio já é por tua conta!:)
 
Pelamor de deus, já chega de recomendar Pascal como primeira linguagem! Não percebo como é que uma linguagem com tantas regras absurdas de gramática possa continuar a ser recomendada como a primeira a aprender. PROGRAM, BEGIN, END., qué isso?!

Já que vão recomendar Pascal, recomendem C que ao menos tem mais uso, e é uma linguagem muito mais fluida e uniforme.

Python é a linguagem por onde começar. Tanto pela liberdade da linguagem, o scripting, os excelentes tutoriais que existem (How to Think Like a Computer Scientist), a comunidade, tudo.

E acima de tudo diverte-te, porque há recompensas muito satisfatórias na programação. :)
 
ó betinho :P Para quem nunca programou na vida, convém ganhar umas ideias de estrutura primeiro. Só a regra do C de as funções ou serem declaradas antes de serem usadas por outra função ou terem de ser escritas antes da outra função é o suficiente para um newbie se passar...

Quando ao python, ya concordo contigo, é auto-explicativo, mas Pascal também é. E se ele vai dar isso..., se calhar até nem era má ideia ele começar pelo que ele vai dar na escola...

abraços, HecKel
 
Mas eu também estou a falar mal das escolas. Aprender Pascal em P1A foi o maior desperdício. E agora Java em pelo menos 4 semestres seguidos também o será.

E também, em Pascal também precisas da declaração antes de utilizar:

"You must declare a function or a procedure before it is used." @ http://library.thinkquest.org/15375/b05.htm
 
Última edição:
Tipo ando a anoobalhar....instalei o turbo pascal na minha pen (deu-me numa de software portátil agora) e consigo abrir aquilo tudo bem.... agora....que raio faço no programa? escrevo linhas...e depois? para que vão servir essas linhas? onde as aplico? algum tutorial aqui disso? :S
 
Escreves linhas de código, guardas e compilas, e corres para ver o resultado.

Código:
 Program Ola_Mundo;
 Uses crt;
 Begin
   Writeln('Pascal SUCKS!!!!!!');
 End.

Algo parecido.
Recomenda-se que comeces por C ou Python... Pascal é útil para perder tempo.
 
não comeces pelo turbo pascal que isso já não se usa, não vais fazer lá nada mesmo, começa antes por uma linguagem orientada a objectos e com uma boa componente visual, tipo o c#.net ou o vb.net, pessoalmente aconselho o c# tens aqui este link http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/windows/ para descarregares o software, depois é só procurares exemplos e tuturiais na net, por exemplo http://www.csharp-station.com/Tutorials/Lesson01.aspx aqui é um bom ponto de começo, depois vai evoluindo, lê os helps de ajuda, pesquisa no google por expressões objectivas e claras, por exemplo "hide label c#" e vai-te aparecer n formas de esconderes uma label, por exemplo, isso requer é empenho, eu tirei um curso de iniciação á programação de 144 horas só pra saber o minimo dos mínimos, depois aprendi tudo sozinho, e olha que já programo há alguns anos
 
Back
Topo