Iniciação à Programação

não comeces pelo turbo pascal que isso já não se usa, não vais fazer lá nada mesmo, começa antes por uma linguagem orientada a objectos e com uma boa componente visual, tipo o c#.net ou o vb.net, pessoalmente aconselho o c# tens aqui este link http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/windows/ para descarregares o software, depois é só procurares exemplos e tuturiais na net, por exemplo http://www.csharp-station.com/Tutorials/Lesson01.aspx aqui é um bom ponto de começo, depois vai evoluindo, lê os helps de ajuda, pesquisa no google por expressões objectivas e claras, por exemplo "hide label c#" e vai-te aparecer n formas de esconderes uma label, por exemplo, isso requer é empenho, eu tirei um curso de iniciação á programação de 144 horas só pra saber o minimo dos mínimos, depois aprendi tudo sozinho, e olha que já programo há alguns anos

Recomenda-se que comeces por C ou Python... Pascal é útil para perder tempo.

Numa outra situação, dava-vos razão a 100%, mas como ele vai dar isso já no próximo ano lectivo, no secundário, começar por outra coisa agora só o iria baralhar quando mudasse.

No caso de ele ir para um curso geral, então aí sim, começar por algo de jeito.

Na verdade, o que seria mesmo bom para ele seria aprender um pouco como estruturar as ideias, pseudo-código e afins, mas isso é bastante chato, não é? :P

abraços, HecKel
 
Não sei qual é o programa do 10º a nivel de programação, mas se for Pascal (como era no meu tempo), então recomendo Pascal, está claro.
Numa primeira abordagem à programação, seja a nível académico ou auto-didata, pascal é coisa que nunca recomendaria.
 
Numa primeira abordagem à programação, seja a nível académico ou auto-didata, pascal é coisa que nunca recomendaria.
Aqui concordo em absoluto, se é para aprender, que se comece por algo sólido.

@Lobito, vê primeiro qual o programa do teu curso, depois inicia-te pela linguagem que eles lá apresentam. Mesmo que pouco, sempre vais um pouco mais preparado. Mais que não seja, ambientado ao que te espera :P

abraços, HecKel
 
No 10º começas com Pascal , no 11º com C++ e no 12º com VB...pelo menos comigo foi assim :D


Bem... :P eu tive quase a mesma sequencia excepto:

10º Portugol (pseudo-programaçao, lol) + pascal
11º Borland c, + Visualbasic part.1
12º Visualbasic part.2

Ora...10º ano...isto foi..... à uns 11 anos, ou coisa parecida... será que ainda nao mudaram nada desde ai? Estava na ideia que iam abolir o pascal, para inicar com o Borland C --> Visual C --> Visualbasic... mas pronto....


Agora uma opinião bem pessoal... se ele vai ter pascal? opah... o melhor e mesmo tentar estudar o pascal, e que para quem nunca viu aquilo a frente, garanto que nao sera facil, principalmente no inicio.... Mas a partir dai, é tudo o mesmo "sistema" de lógica....

Sou de acordo com uma ou outra opinião aqui expressa, embora ache que o pascal como iniciação, só o recomendaria a quem quer mesmo fazer da programaçao/informatica vida, ja que para umas brincadeiras, é como foi dito, visualbasic, delphi, bla bla bla...


Abraços.
 
Queria começar a iniciar-me em programação e decidi depois de ler varias threads utilizar o python devido ao livro "How to link like acomputer cientist" ainda só li a foreword e a preface, mas pelo que percebi o programa phyton tem uma linguagem de comandos mais simples e é facil para iniciar alem disso o livro explica de uma forma muito clara.

Já vi na thread "(quase) tudo o que precisas de saber para programação" e o link dos IDE para phyton (corrigam-me se estiver errado, mas este tipo de software é a aplicação que permite escrever "os codigos" e depois os compilar de modo a criar um programa) e só encontrei hipoteses de download para linux.

Queria se sff um link directo para descarregar o software necessario para trabalhar com o Phyton em windows XP

se isto parecer demasiado noob é mesmo porque eu não percebo nada de programação

Que tipo de "coisas" dá para programar com o python??
por exemplo da para fazer graficos, jogos simples ou mais complexos etc...
 
Última edição:
Queria começar a iniciar-me em programação e decidi depois de ler varias threads utilizar o python devido ao livro "How to link like acomputer cientist" ainda só li a foreword e a preface, mas pelo que percebi o programa phyton tem uma linguagem de comandos mais simples e é facil para iniciar alem disso o livro explica de uma forma muito clara.

Já vi na thread "(quase) tudo o que precisas de saber para programação" e o link dos IDE para phyton (corrigam-me se estiver errado, mas este tipo de software é a aplicação que permite escrever "os codigos" e depois os compilar de modo a criar um programa) e só encontrei hipoteses de download para linux.

Queria se sff um link directo para descarregar o software necessario para trabalhar com o Phyton em windows XP

se isto parecer demasiado noob é mesmo porque eu não percebo nada de programação

Que tipo de "coisas" dá para programar com o python??
por exemplo da para fazer graficos, jogos simples ou mais complexos etc...

Podes programar tudo ou quase tudo com o python. Python é uma linguagem interpretada, logo o programa que vais ter que instalar é o interpretador. Noutras linguagens como C, ou Java precisas de um compilador. A IDE é a interface gráfica que permite que tu possas ver o código de forma colorida para melhor visualização, indentação do código, e ainda botoes de atalhos para compilar e correr o programa, evitando assim que tenhas de recorrer à linha de comandos, etc...

Quanto ao interpretador python para windows, bastava um simples "python for windows" no google :007:

Mas aqui vai o link: http://www.python.org/download/releases/2.5.1/
 
De todos os exemplos acho que faltava um em python,

print "olá mundo"

e já está.

É por isso que adoro Python, rapido, consiso e eficiente, nada de floreados.
 
Back
Topo