Iniciação ao Web Development/Programação

Jarbas83

Power Member
Gostaria de aprender programação e web development. Não tenho noções básicas sequer...Mas online, existe muito material didático, mesmo em portugues, para aprendizagem. A minha dúvida é: o que começar a aprender?

Iniciei um curso online grátis de iniciação ao HTML usando um editor de texto básico. Acham que vale a pena começar por aí, especialmente em virtude de haver programas já mais avançados (tipo dreamweaver)? Ou, por outro lado, terá sempre a sua utilidade? São 25H

Será que começar pelo HTML básico em programação se possa comparar à iniciação em Informática pelo MS-DOS, isto é, aprender algo (quase) obsoleto, e portanto, desnecessário?

PS: desculpem se disse azelhices (em relação ao DOS por ex...) :cool:

EDIT: entretanto, já vi que o dreamweaver, por exemplo, também usa a linguagem HTML, com os mesmos tag´s e tudo. Portanto, parece-me que a linguagem HTML básica deva ser a primeira coisa a aprender... entretanto aceitam-se ideias e sugestões
 
Última edição:
O HTML é uma linguagem de markup que serve para lhe apresentar no seu browser as paginas web. É constituída por tags e para ver que não é obsoleta, foi lançada recentemente, digamos, a especificação 5, o HTML 5, que em algumas das suas áreas ainda se encontra em desenvolvimento.
Portanto é um bom inicio para se começar a aprender.
Em seguida deve atender ao CSS, que serve para estilizar as suas páginas web, ou seja, dar-lhe forma, cores, etc..
Depois se pretender tornar dinâmicas as sua páginas web, deve avançar para outras linguagens, que complementam as anteriores, tais como o php, ou o asp. Net e javascript.
O Dreamweaver não é uma linguagem, é um IDE onde pode desenvolver HTML e outras. Mas para desenvolver, basta um simples editor de texto tipo o notepad++.
Um bom sitio por onde começar é http://www.w3schools.com/ ou https://www.codecademy.com/.
 
Então aqui fica a minha primeira dúvida: tenho usado o notepad do windows (ainda tenho o 7 home premium, atualizado para SP1) para "criar" o meu texto HTML. Reparei que tenho de inserir "códigos" caso queira usar letras com acentos ou outros caracteres especiais
(ex: ç = ç )

Mas ao ver uns vídeos no Youtube, vi que há editores que reconhecem letras com acentos e que não requerem que se use os tais "códigos", por assim dizer. Confirmam? É que ter de usar aquela codificação toda sempre que é necessário usar uma letra com acentos dá cá uma trabalheira....

O notepad ++ já reconhece esses caracteres?
 
Última edição:
Tem a ver com o charset e não com o editor (isso tbm é possivel, mas em principio o teu problema não é dai)

Experimentar por no html:
HTML:
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
 
Um dos problemas com que vais deparar será a enorme e díspar oferta de cursos, tutoriais, etc.
O conselho que sempre dou quando tenho um elemento de uma equipa que está mesmo a começar é usar sempre o mesmo sitio. O que eu costumo recomendar é o codeschool, mas é pago.
Usar varias origens torna fácil a dispersão e a deriva para muitas coisas que só vão criar confusão no início.

O outro conselho é começar logo como editor o sublime text. Pode parecer demasiado no início mas neste momento é quase standard. Só o facto de correr em todas as plataformas ser extensivel com plugins e o tamanho da comunidade torna-o o teu próximo melhor amigo.

Sent from my LG-V500 using Tapatalk
 
Tem a ver com o charset e não com o editor (isso tbm é possivel, mas em principio o teu problema não é dai)

Experimentar por no html:
HTML:
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
Ok, funcionou.

Vou ver esse sublime text. Para já fiz "upgrade" do notepad para o notepad++ e notei algumas diferenças para melhor. Mais completo e complexo, mas sem deixar de ser simples e acessível.

Já vi que existe a versão sublime text 3 mas em beta. Qual se recomenda? O 2 ou o 3?

EDIT: instalei a versão de testes lançada em Fevereiro. Não dá para mudar para português?
 
Última edição:
Acho que não dá para mudar a língua. Até porque nunca usei um pacote que tivesse suporte para outros idiomas... Mas posso estar enganado. Não te preocupes muito com isso... Assim que começares a tornar o sublime rotina dentro do teu fluxo de trabalho nem vais aceder aos menus. Atalhos de teclado para tudo lá ☺️
 
Dúvida Nº2: No notepad, para quebrar a linha automaticamente vou a Formatar --> Moldar texto. Como é que faço a mesma coisa no Notepad++? Não existe essa opção. (ou se há não a encontro...)
 
Última edição:
Dúvida nº 3: dá para apagar as linhas horizontais de uma tabela e manter as verticais? Usando o atributo border="0" na tag da tabela, apaga-se tudo.

Já agora, num texto rolante, usando-se a tag <marquee>, como faço para separar várias frases com espaços entre elas? Faço space várias vezes mas o espaço entre frases, na página, não aumenta...

Neste momento, estou a investir muito tempo no estudo de tabelas. Tabelas dentro de tabelas, layout´s de sites com base em tabelas etc... Vale a pena aprofundar esta parte? Ou avanço para os frames e os formulários, que é o que me falta para fechar a aprendizagem de HTML?
 
dá para apagar as linhas horizontais de uma tabela e manter as verticais? Usando o atributo border="0" na tag da tabela, apaga-se tudo.

Sim, usando CSS. Em geral, para a parte de apresentação deves usar CSS e não atributos de HTML.

Já agora, num texto rolante, usando-se a tag <marquee>, como faço para separar várias frases com espaços entre elas? Faço space várias vezes mas o espaço entre frases, na página, não aumenta...

Queres mesmo usar marquees? Já não vejo isso há muitos anos. Se estás a aprender, ignora. Espaços seguidos em HTML são ignorados, tens de usar a entidade &nbsp; . Mas novamente, em geral é preferível usar CSS para esses detalhes de espaçamento.

Neste momento, estou a investir muito tempo no estudo de tabelas. Tabelas dentro de tabelas, layout´s de sites com base em tabelas etc... Vale a pena aprofundar esta parte? Ou avanço para os frames e os formulários, que é o que me falta para fechar a aprendizagem de HTML?

Não tenho seguido a área, mas há muitos anos atrás deixaram de se fazer layouts em tabela. Agora usa-se (e às vezes abusa-se de) divs, dispostos com CSS. Os frames também caíram em desuso. A não ser que tenha havido algum movimento retro que tenha mudado muito as coisas, eu avançava já para os formulários e depois CSS.
 
As tabelas devem-se usar para apresentação de dados apenas e não para criar layouts. Dedica tempo a aprende CSS, assim poderás iniciar com algo do género do bootstrap.
 
Já conclui o estudo do HTML. No entanto, começei pela raiz, isto é, pelo HTML 4.01 (penso eu). Aliás, as minhas primeiras dúvidas acima reportadas são disso evidência.

O ponto é (Dúvida nº 4): do HTML 4.01 avanço agora para CSS ou passo primeiro pelo HTML5 e vejo quais as suas evoluções em relação ao HTML que eu estudei? A avançar para CSS, existe alguma "versão" mais recente? (Ouço falar do CSS3...haverá o 1 e o 2??? Se sim, por qual será melhor começar?)

Já agora, acham que deveria ter logo começado pelo HTML5???
 
Agora que concluiste o estudo do HTML escreves a branco? Tive de selecionar o texto para ler. Podias ter começado pelo HTML5, e o melhor é começares pelo CSS mais recente, mas não precisas de te preocupar muito com isso, podes fazer uma aprendizagem incremental. Essas linguagens evoluem mas há sempre a preocupação de backwards compatibility e de não fazer alterações radicais. Se não fosse assim, as transições partiam a Internet (para não falar do facto de não haver propriamente "transições", depende do que os browsers vão implementando e do tempo que as pessoas demoram a fazer upgrades).
 
Back
Topo