Iniciação ao Web Development/Programação

ok, então vou dar uma vista de olhos pelo HTML5 e arranco com o CSS, certificando-me que é a versão mais recente.

P.S:Isso dos brancos no meu texto acima, não se vê, é? Pois, acho que mexi na cor do texto...Mas eu vejo bem o texto, que raio???
 
Dúvida nº 5: estou a meio de um curso online (youtube) de HTML5/CSS3/JavaScript que é este. Para já, 5 estrelas. Mas o curso incide mais sobre as duas primeiras linguagens... Em relação ao JavaScript, são abordadas apenas algumas funções básicas.

O que recomendam para aprofundar os meus conhecimentos de JavaScript? Dou preferência a cursos em vídeo do Youtube, em português. Estive a ver alguns, mas, naqueles que vi, o JavaScript é integrado, por exemplo, em XHTML, o que pressupõe que o curso já tenha uns anitos e esteja desatualizado. Um curso que integrasse essa linguagem com HTML5 e CSS3 era o ideal...
 
Última edição:
Bem, lá fui eu para o codeacademy.... e é bem porreiro. Antes de começar o curso deles em JavaScript, decidi fazer o de HTML/CSS, até porque ainda estou numa fase de aprendizagem em relação a estas linguagens. Comecei ontem e rapidamente cheguei aos 60% do curso mas hoje a coisa está a apertar....
 
Codeacademy é muito bom, da-te uma boa base :)
Penso que aquando acabares, terás um boa noção depois é praticar
 
Dúvida Nº 6: Alguém me consegue dizer o que está mal no meu código CSS? Pretendo tornar invisível o scroolbar de um iframe. É que o código não funciona no navegador. Estou a usar o Sublime Text 3 como editor e o Edge e Chrome como navegadores...se é que isso importa.

iframe#frame-spec::-webkit-scrollbar {
display: none;
}



EDIT: afinal, tem mesmo a ver com o navegador. No Edge, a barra não desaparece, no Chrome desaparece. Apenas uma coisa: a propriedade/valor "overflow: hidden" não funciona em ambos.
 
Última edição:
Dúvida Nº 7: Gostaria de saber se, quando colocam ficheiros audio/vídeo nos sites através das tags respetivas, os colocam em diversos formatos por causa de problemas de incompatibilidade dos vários navegadores. No curso online que estou a fazer, que é de 2013, recomendam fazer isso. Ainda é necessário ou todos os navegadores atualmente já suportam, por exemplo, MP3?
 
Dúvida Nº 7: Gostaria de saber se, quando colocam ficheiros audio/vídeo nos sites através das tags respetivas, os colocam em diversos formatos por causa de problemas de incompatibilidade dos vários navegadores. No curso online que estou a fazer, que é de 2013, recomendam fazer isso. Ainda é necessário ou todos os navegadores atualmente já suportam, por exemplo, MP3?

No caso de vídeo, sim tens que colocar um em formato .webm (para firefox) e outro .mp4, penso que para os restantes navegadores funciona. Tens uma extenção para o Mozilla Firefox que te converte um ficheiro .mp4 para .webm.

Depois usas o seguinte:
Código:
<video controls>
  <source src="somevideo.webm" type="video/webm">
  <source src="somevideo.mp4" type="video/mp4">
  I'm sorry; your browser doesn't support HTML5 video in WebM with VP8 or MP4 with H.264.
  <!-- You can embed a Flash player here, to play your mp4 video in older browsers -->
</video>

Podes ver aqui.
 
Back
Topo