Iniciação em Linux - Mint 6

zeus[x]

Power Member
Olá a todos,
eu sei que já existem vários posts a falar sobre a iniciação ao linux e a falar de dúvidas mais comuns, mas queria que este fosse um post um pouco diferente do que já existe.
Criei este post para servir como uma "espécie" de diário de um n00b ao mundo do linux.

Infelizmente não tenho muito tempo livre, mas tentarei ao maximo manter este post actualizado.

Sou utilizador do windows desde a versão 95, e por algumas vezes tentei fazer a migração para linux mas sempre sem sucesso. Ou porque não tinha espaço no disco, ou porque não me reconhecia o software todo ou como aconteceu da última vez, não tinha as ferramentas necessárias para o meu trabalho diário. Pricipalmente o Adobe Master Collection. De qualquer das formas sempre tive a ideia que o windows, não digo que seja melhor, mas para um utilizador comum é tão bom quanto o linux. Falo apenas na sua utilização normal, sem entrar pela segurança, virus, mailware... apenas no seu desempenho. Apesar de ler muitas criticas sobre a instabilidade do windows e muitos utilizadores revoltados com vários problemas, como o fraco desempanho e criticas sobre a performence do linux em relaçao ao windows, confesso que nunca tive grandes problemas com o windows. No entanto, quero conhecer o linux e quero ter a experiencia de trabalhar nesse SO. Quero poder dizer por experiência própria se para mim, linux é ou não melhor do que o windows sobre o meu ponto de vista.

Como eu, deve haver muitas pessoas que tentam migrar para o linux mas acabam por desistir face a alguns problemas que possam surgir. Quero então, com este post, dar a conhecer os problemas que vou enfrentando e as possiveis soluções para os resolver.

Um amigo deu-me uma máquina que tinha lá por casa, um PIV 3.2 com 512 RAM. Server perfeitamente para correr o SO escolhido, o Mint 6.0.

Para sentir verdadeiramente as diferenças entre ambas os mundos, instalei a última build do windows7 (7057) e useia durante uns dias. Primeira impressão, está muito "bonitinho" mais funcional, mas é muito lento nesta máquina, principalmente a copiar ficheiros. Tenho também o windows XP sp3 que corre sem qualquer problema.

Vou agora instalar o Mint e verificar as diferenças no desempenho do SO. Á medida que for tento progressos colocarei aqui.

Muito Obrigado a todos.
 
Dia 1
-------

Devido aos backups que tive a fazer na máquina ainda não me foi possível instalar o Mint. No entanto, enquanto fazia os backups estive a experimentar o livecd no portátil.
Primeiras impressões. Localizou a maioria do hardware =) apesar de estar a funcionar apenas com as drivers "básicas" lá funcionou. O grande se não foi pelo facto de não ter reconhecido o disco externo em NTFS. Pelo que li, e agora os gurus que me corrijam, o linux não lê nativamente os NTFS pois não? Ainda andei no google a pesquisar, mas sinceramente não tive muito tempo, por isso fica a luta agendada :P

Pontos Negativos:
. Não reconheceu a drive externa, ou melhor, reconheceu mas não montou o disco em NTFS.

Pontos Positivos:
. Visualmente muito agradável.
- Efeitos nas janelas que tornam a utilização bastante agradavel e ao mesmo tempo muito fluido.
- Aparentemente mais leve (ainda é cedo para afirmar).


Assim que tiver mais novidades vou colocando.
 
zeus[x];4470249 disse:
apesar de estar a funcionar apenas com as drivers "básicas" lá funcionou. O grande se não foi pelo facto de não ter reconhecido o disco externo em NTFS.
O único driver que talvez necessites sem ser o que chamaste de "básico", é o da placa gráfica, de resto, não necessitas de instalar drivers caso esteja tudo a funcionar correctamente.
O Mint e o Ubuntu não são propriamente distriuições que primam pela rapidez, mas creio que com essas características não terás muitos problemas apesar de achar que se gastares uns trocos em mais memória, não faria mal algum.

O ntfs-3g pode não estar instalado de origem, vai ao Synaptic faz uma pesquisa para te filtrar a listagem dos programas e depois é só instalar.
 
Excelente post, tambem quero migrar de Windows para Linux, alias no meu poratil vou assumir como sistema operativo base nem quero ter mais o Windows Vista, muito fraco na minha opiniao.
Entretanto instalei dentro do Windows o Mint no computador de minha casa, e vou brincando a ver se realmente e uma alternativa viavel.Ate agora pelo que mexi tambem estou a gostar muito, apesar de no computador de minha casa tenho 4 colunas audio, que em windows funcionam as quatro, em linux so duas funcionam. Qual a vossa sugestão? Funcionam em realtek 5.10...
 
Ora bem, eu também me vou iniciar em Linux e com o Mint.

Já tenho o CD pronto, e vou instalar aqui num disco mais antigo de 7GB.

Vou instalar através do windows.

A minha máquina é antiga, é um AMD Athlon XP 1800+ com 512MB de RAM e uma GeForce FX5200

Tenho net ADLS com o modem speedtouch ST 516 V6, poderá haver algum problema de drivers nisto?!

Nunca usei Linux, por isso estou mesmo às escuras, já li alguns tópicos daqui, mas é um bocado confuso... Vamos lá ver como me vou sair.
 
Bem vindos aos iniciantes em linux!

Dia 2
------

Apenas ontem à noite consegui finalmente instalar o linux na máquina. =)

Well, i have it running!

Ainda não tive oportunidade de testar muito o SO para fazer uma critica mais construtiva, mas deparei-me com alguns pontos.

O MINT não tem opção de instalar quando faço o boot por cd. Tenho que iniciar o live e só depois é que posso instalar o sistema. Tem as suas vantagens, posso jogar, navegar na net... whatever enquanto instalo o SO.
O gerenciador de partições não é de dificil utilização, no entanto podia ser um pouco mais intuitivo.

Mal instalei recebi logo um aviso de 272 actualizaçõesm, ficou logo todo actualizado.
Reconheceu facilmente a placa grafica e logo efectuou o download dos drivers. optimo!
Sistema instalado.

O SO já vem com alguns codecs, mas filmes em HD nao funcionam muito bem, acrecito que seja falha de codecs, tenho que instalar uns mais recentes.

Infelizmente, e o primeiro ponto negativo, nao por causa do linux, mas o logmein não funciona em linux.
Alguem conhece uma aplicação semelhante à do logmein? queria aceder remotamente à maquina utilizando apenas um browser.

O problema dos discos desapareceu, quando tento abrir o disco, dá um erro e depois funciona. o que tenho que fazer, é escolher a opçao mount e depois ja consigo aceder ao disco, isto acontece apenas uma vez.

A experiencia em linux é quase nula, mas estou mt satisfeito com o SO. Gostei particularmente de instalar aplicaçoes, com dois cliques temos a aplicação instalada =)

Infelizmente não tenho tido muito tempo, mas vou tentar aprofundar um pouco mais no SO e vou colocando as minhas experiencias.
 
zeus[x];4477429 disse:
Bem vindos aos iniciantes em linux!
Infelizmente, e o primeiro ponto negativo, nao por causa do linux, mas o logmein não funciona em linux.
Alguem conhece uma aplicação semelhante à do logmein? queria aceder remotamente à maquina utilizando apenas um browser.

Esta também gostava de saber. Em Windows uso o UltraVNC. Em linux não conheço nenhum que funcione via Browser (JAVA, "penso eu de que").
 
Pelo que li, os entendidos que me corrijam se estiver errado.
O logmein funciona atravez de um controlo activeX, daí a sua "velocidade" e desempenho. Para linhux, não é possivel utilizar os controlos activeX, teria que correr atravez de uma aplicação em java o que ficaria o seu desempenho mais lento. Poderei estar errado!

É mesmo pena não funcionar em linux.

DICA
Entretanto tive conhecimento de um software, o Remastersys, com isso podemos fazer um fullbackup do nosso sistema e gravar num dvd. com esse dvd podemos usar o sistema em livecd ou entao a qualquer altura repor o sistema depois de uma formatação.
 
LINUX - webmin
----------------------
O mais proximo que encontrei com o logmein é um serviço que pode ser encontrado em webmin.
Podem testar o sistema
Username: root
Password: demo

longe de ser como o logmein, mas já é uma solução.
 
Ate agora com o Mint estou relativamente satisfeito, mas como ainda tenho duvidas, resolvi exprimentar o Mandriva 2009, em termos de interface esta espetacular, alem disso permite escolher a interface grafica entre Gnome ou KDE, permite caso tenhamos Windows e Linux ao mesmo tempo . importar os ficheiros atraves de uma ferramenta, enfim ate agora aidna estou indeciso qual dos dois gosto mais. Enfim ainda estou em testes
, porque uma das duas ira para o meu portatil.
 
Bem, por agora estou bastante satisfeito com o MINT, estava na ideia que seria mais rapido, é um pouco lento, entra algumas funçoes ha algum lag. Não sei o que sera. má configuração da máquina? acredito que a máquina seja lenta, já o windows também é um pouco lento, muito possivelmente derivado dos 512Mb de ram.

Ja comecei a configurar o tema do gnome e já consegui instalar o beryl, assim como outras aplicaçoes como o wine.

Comeco a ficar viciado na consola, lol, ja no windows era viciado no 'executar' agora com a consola é uma maravilha!

so far so good.

todas as dicas e comentários são bem vindos, não se acanhem!
 
eu para já ainda não consegui instalar nenhum Linux, já tentei o Mint como o Ubuntu, mas dá sempre erro aos 99% de instalação, diz que não pode aceder ao CD bahhh

vou formatar isto e depois tento voltar a instalar...
 
Gravas-te num cd ou dvd? Inicialmente gravei num dvd e tambem me deu erro, nao o mesmo mas outro. So depois quando gravei para um cd é que funcionou.

Não consigo visualizar filmes em HD, a imagem fica mt lenta, mas possivelmente é derivado ao hardware, terei que testar com o XP.

[Dica]
Para instalar os codecs entre outos aplicativos como o flash usem a linha de comandos

. sudo aptitude -y install w32codecs libdvdcss2 ubuntu-restricted-extras

mais info aqui

PS. Se vir que ha pessoas interessadas, poderei ajustar o topico, corrigir os erros todos, principalmente os acentos :P e ir editanto o primeiro post com todoos os comandos e dicas que for colocando aqui.
Vamos la ver como isto corre.
 
o ubuntu tem uma opção para verificar o cd...

Se der erros não instales que não vale a pena... Em vez de escolheres no primeiro menu para arrancar com o sistema, escolhe a opção para verificar o livecd
 
gravei num CD, tanto o ubuntu como o mint, até gravei um 2º cd com o mint e dá o mesmo erro...

mesmo arrancando pelo CD com o mint, para experimentar o live CD, ele dá uns erros estranhos, e não inicia o Mint...

não cheguei a experimentar com o ubuntu

onde está essa opção para verificar o CD no ubuntu?!?! o menu é o mesmo que o do Mint...
 
Back
Topo