Iniciação em programação????

Luis23

Banido
Eu gostava de me iniciar no mundo da programação,será k alguém me poderá dizer por onde devo começar,k livros devo comelçar a ler?Gostaria k me dessem umas dicas porque nesta matéria sou um completo ignorante.
 
Boas, Luís23!!

Ora bem, se te queres iniciar no mundo da programação, porque não começares aqui mesmo pelo forum?? Não sei se já viste, mas vamos aqui ter "cursos" online. Nada de muito complicado, portanto, é uma boa forma de começares...

Quanto a livros, vais a uma boa livraria (porque nem todas têm grande variedade de livros de informática), e é só escolheres...
Experimenta a *****, assim como a Bertrand... há de tudo: em inglês (geralmente mais completos), e em português.

O meu conselho para começar... bem, podes experimentar o HTML (que por acaso vai ser o primeiro curso que vou dar aqui no forum, por ser bem simples e fácil de aprender), mas no entanto nem se pode chamar- lhe uma verdadeira linguagem de programação.
Eu por exemplo a primeira que aprendi foi o Pascal... apesar de hoje em dia, já não me lembrar grande coisa. :D

Mas esta é um exemplo... de qualquer forma, depois de aprenderes uma, verás que são todas mt semelhantes. Têm as suas diferenças, obviamente, mas depois de aprender o princípio, é canja... :D

Faz o que te digo: aprendes aqui no forum. Se quiseres compra uns livros para aprofundares mais... e pronto. Só é preciso vontade de aprender e muita paciência... ehehehe.

Qualquer dúvida mais que tenhas, podes sempre colocá-la aqui no forum, ou mesmo enviar uma pm (private message) para mim ou para o AVxAMD.

Beijinhos.

Virgínia --> Apocalypse
 
Boas.
Pascal foi e é o meu forte.
Ainda me lembro de tudo,
3 listas telefónicas que tive que meter na cabeça.
Por isso é que eu não bato lá muito bem. :-D
Zealot... obrigado, mas não faz meu gosto pessoal. :)
Gosto de coisas mais "soft". :-D
Um abraço.
 
Última edição:
Originally posted by AVxAMD
Zealot... obrigado, mas não faz meu gosto pessoal. :)
Gosto de coisas mais "soft". :-D
Um abraço.

Huh?!? Mas eu estou a falar em ensinares Pascal/Delphi!
mischief.gif
 
Boa tarde Luis23.
Acho que a Virgínia já disse tudo.
O complicado é veres que linguagem de programação
mais se adapta a ti.
Para se programar é necessário ter muita vontade de aprender
e ter gosto em o fazer.
Programar é como criar um filho,
quando se faz um programa tu vês ele nascer, crescer e quando
o terminas é uma conquista pessoal porque foi algo feito por ti.
Um abraço.
 
Eu sei... estava tb a entrar contigo.
Um Programador tem que ter um pouco de humor
e não pensar só em código e estar sempre em frente a um PC.
Sempre existe um mundo lá fora...
 
Queria agradecer as respostas ao meu pedido,mas ainda ninguém me sugeriu por onde começar,hoje dei uma volta ao Office Centre e eles têem lá alguns livros tipo VisualBasic.net,Java,C,C++.Acham k o visualbasic é um bom sitio por onde começar?Ou devo começar por outra coisa mais simples.Já agora podem contar comigo para esses cursos online.
 
Luis,
o que queres começar por fazer???
algo grafico? entender primeiro alguma coisa de fundo?
aprender uma linguagem q te permita fazer o que em concreto?

------
Avelino,
uma ideia gira (acho eu) q tive, era fazer um topico em que se escrevia em varias linguagens o famoso "Hello world", só naquela do pessoal ver logo as diferenças mais berrantes.. seja C, C++, Pascal, Fortran, VB, Delphi, enfim com toda a certeza entendes o que digo...
 
Pascal apesar de algo antigo é bom para "desenvolver" certas cenas tipo ... capacidade de raciocinio logico etc etc e te habituares ao "esquema" da cena... hehe ...foi por onde tambem comecei ( acho que todos os que andaram/andam em informatica no ensino secundario apanham isso no 10º ano ).
 
oi
eu aconselho-te a nao comprar nenhum livro, existe algo chamado www.google.com e é so procurar por livros gratis e legais

acerca da linguagem.... e assim
pascal e bom para começar porke as mensagens de erro sao intuitivas ao contrario do C/C++
mas como tens aki pessoal no forum k te pode ajudar, aconselho-te a ires logo para C++

eu de momento estou de volta de assembly, win32asm para ser mais exacto, é mesmo fixe
estou a acabar um pekeno programa e depois posto aki
e kem acha k com assembly nao se vai longe esta muito enganado >(
http://win32asm.cjb.net <- para kem estiver interessado esta tudo aki

assembly RuL4 ! :001:
 
Originally posted by AVxAMD
Um Programador tem que ter um pouco de humor
e não pensar só em código e estar sempre em frente a um PC.
Sempre existe um mundo lá fora...

8o 8o 8o 8o 8o 8o 8o 8o 8o 8o 8o 8o EXISTE?!
estou escandalizado... eu bem me queria parecer que todos falavam do brilho do Sol que só se apagava de noite, e este meu Sol tinha que ser substituído de anos a anos... O Sol é aquilo que está lá fora a brilhar???
Estou a gozar... Sabem o que é isto? Horas demias a programar... Acho que vou fumar um cigarro... :confused:
 
Back
Topo