Iniciação na fotografia

Marquess

Power Member
Boas, gosto bastante de fotografia e vou comprar a minha primeira máquina. Queria pedir-vos opiniões sobre qual máquina comprar, pois como é para um iniciante não precisa de ser muito cara, apenas quero que tenho uma resolução razoável.
Podem aconselhar-me ? thanks :)

---

1) Qual o orçamento?
Ainda não tenho um orçamento certo, mas não vai ser muito porque esta vai ser a minha primeira máquina.

2) Que tipo de máquina queres?
Não sei bem pois pelo que pesquisei as Ultra Compactas são as mais baratas. Mas se houverem Bridges a preços razoáveis preferia.

3) Quais os teus conhecimentos fotográficos?
Muito poucos.

4) Qual será a utilização? Ainda não sei bem, pois como já disse estou mesmo a iniciar-me. Mas penso que vou tirar fotografias a sítios interessantes que vá encontrando.
5) Preferes alguma marca?
Não

6) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
Física, área de Lisboa, de preferência Cascais

7) Precisas de alguma caracteristica em particular? Se sim, qual?
Não

8) Precisas de algum acessório (Tripé, Cartão de memória, lentes, etc...)?
Cartão de memória

9) Pilhas ou bateria?
Tanto faz
 
Última edição:
Queres uma resolução razoável? Vais andar a imprimir em grandes formatos? :p Bem, podes começar por aprender que resolução ou megapixeis não significam melhor qualidade de imagem, apenas uma imagem maior.

Vê a assinatura do user adolfo dias, tens lá um questionário para ajudar o pessoal a saber o que pretendes ao certo.
 
A fuji S5800 é capaz de ser uma opção interessante e barata dentro das "semi-bridge". Vê aqui o preço: http://www.*****.com/pt/pt/734593/a...1244&aftrack=TVRBek5qc3hNVGc1OzEyMjgzMTIyOTk7

Outra opção interessante (compacta) é a CANON A720 IS.
 
Além das recomendadas pelo Bantuman, deves ainda encontrar a FZ8.

A opção mais em conta é a S5800. A A720IS é um pouco melhor e mais pequena, mas tem menos zoom. A FZ8 tem um bom zoom, é muito boa, mas há situações em que te vai obrigar a usar o RAW para obteres uma boa imagem.
 
Tinha-me esquecido da (Panasonic) FZ8. Sim, é uma opção a ter em conta sem dúvida. Olha que já vi muito boas fotografias a sairem dali. Mas de facto ves-te obrigado a usar o RAW em algumas situações de pouca luminosidade por causa do ruido (grão) causados pela forma como o processador dela (Venus) lida "mal" com essa situação. Mas no geral a máquina é muito razoável, há até quem a prefire à FZ18 (modelo acima).

edit: destas 3 que falamos e quanto à qualidade de imagem (IQ) é assim:

1. A Fuji S5800 tem boa imagem no geral mas a lente é inferior à Canon A720 IS e à Panasonic FZ8. Mas não deixa de tirar boas fotos. É uma boa opção para o preço.

2. A Canon A720 IS tem uma boa lente e uma qualidade de imagem muito boa dentro do seu segmento. Não lhe encontro nada a apontar. Não tens é tanto zoom.

3. A Panasonic FZ8 tem uma lente muito boa (Leica), mas não é a melhor no processamento interno de imagem (no entanto tem RAW que é uma mais valia. O RAW permite-te posteriormente eliminar o ruído - grão - por software como o NeatImage, não deixando que seja a própria máquina a fazê-lo - já que ela deteriora a imagem ao eliminar o ruído)
 
Última edição:
Neste momento, "bolsável" e versátil a Canon A720 ou as Panasonic LZ8 ou LZ10. Depois já entras no campo das superzoom tipo Fuji S5800, Pana FZ8 ou Canon SX100, já menos "bolsáveis" ou compactas mas mais versáteis mas nenhuma desta é uma bridge, nem nada que se pareça.
 
Eu sinceramente acho que se ele quisesse gastar pouquinho, que com a fuji S5800 ficava bem servido. Mas agora mediante todas estas propostas cabe-lhe a ele decidir.
 
hm, obrigado a todos pelas respostas, dentro do que disseram acho que devo optar pela 1ª que o batmuman disse (fuji S5800) muito porque é bastante em conta e posso escolher um pack em que vem a máquina, cartão de memoria e bolsa por mais 30€
 
Sony Cybershot W110 exelente para 1ª máquina.

Comprei este fim de semana uma na Worten por 139€ e estou super contente com a mesma. Tem uma definição estupidamente boa.
 
lol, se queres gastar mesmo pouco, essa S5800 é porreirinha... se optares por usados, e quiseres gastar pouco ve uma S5600 que na minha opinião é bem melhor que as sucessoras.

cumps
 
lol, se queres gastar mesmo pouco, essa S5800 é porreirinha... se optares por usados, e quiseres gastar pouco ve uma S5600 que na minha opinião é bem melhor que as sucessoras.

cumps

É uma boa ideia. :) Compra qualquer coisinha usada, se gostas mesmo disto guarda o teu dinheiro para outros voos.
 
se apanhares um s6500 como o adolfo diz, ainda melhor...
se nao encontrares nada, e tiveres a ver s5600 ou outras, fala comigo que conheço quem tenha uma s5600 para vender na minha turma.

cumps
 
Back
Topo