Iniciação no Linux

van_Zeller

Power Member
Boas,

Sou um utilizador relativamente avançado de XP, mas gostava muito de me iniciar no linux, nomeadamente o Ubuntu. Já houve um tempo eu que me aventurei, mas correu o pior possível, na medida em que não consegui fazer essencialmente nada, a não ser usar os programas que já vinham com o SO, e mesmo assim não consegui ouvir música nem ver filmes. Como tinha outros sistemas operativos no PC, claro que desisti.
Gostava de saber se alguém sabe de algum curso de linux, coisa para 10-15h ou assim, e nada de administração de sistemas. Por favor não me recomendem livros, isso sei eu procurar. Preciso efectivamente que alguém me fundamente as bases, porque começar do zero não consigo.

Obrigado
 
Última edição pelo moderador:
Última edição:
Sente-te à vontade para usares a minha thread...

Vai tendo alguns problemas que se vão encontrando na instalação do ubuntu ;)
 
Última edição pelo moderador:
Agradeço aos que me responderam, mas na realidade eu só estou à procura mesmo daquilo que disse, isto é, um curso de Linux. O resto eu consigo encontrar no google ou na *****. Alguém sabe de onde se dê aulas de linux?

PS, offtopic

E lembra-te: uma das bases de Linux é também aprender um pouco.

Quanto a aprender um pouco, não concordo. Eu dou aulas de computadores a pessoas mais velhas (tipo 50 anos!) e se algum dia o fizeres verás que até o Windows está monopolizado pelos menores de 40 anos, quanto mais o Linux! O Ubuntu é um pouco uma resposta a isso ("Linux for human beings" é claramente uma critica à paisagem actual) às chamadas "barreiras à entrada" e está muito na moda por causa da sua facilidade de uso, que a meu ver ainda é insuficiente. Parece-me um manifesto fracasso da tecnologia (de um ponto de vista social, claro) que um SO não seja capaz de tocar um mp3 right out of the box.
 
Parece-me um manifesto fracasso da tecnologia (de um ponto de vista social, claro) que um SO não seja capaz de tocar um mp3 right out of the box.

Infelizmente é assim...as licenças são para cumprir e por isso não é possivel por suporte para mp3 incluido na distribuição sem pagar. Algumas distros conseguem porque pagam para isso e sustentam-se através de suporte, etc. Mas outras não :P
 
Se queres um curso de linux procura nos jornais ou então na publicidade das revistas de informática. Havia sempre uma página na Bit com isso.
Mas curso de 15 horas para linux............. não estou a ver.
Se queres qq coisa desse género aconselho-te a pagares um explicador.
A propósito: se fores do Porto/Maia sei de uma instituição que dá um curso de linux porreiro para iniciados, são é cerca de 100 horas.
Se és utilizador avançado não terás problemas em adaptar-te mas vais levar muito mais tempo a aprender a trabalhar com algum software.
Quanto aos codecs para mp3 e video é muito fácil: automatix ou o guia ou guias que já foram referidos.

OFFTOPIC:

um mês e meio com Ubuntu e sem XP. Sempre a abrir....... bem tive 2 pequenos problemas
OFFTOPIC
 
Se queres um curso de linux procura nos jornais ou então na publicidade das revistas de informática. Havia sempre uma página na Bit com isso.
Mas curso de 15 horas para linux............. não estou a ver.
Se queres qq coisa desse género aconselho-te a pagares um explicador.

Um explicador não me parece...estou disposto a pagar, mas não estou disposto a ficar pobre lol! Qual é que acham que é a revista onde é mais provavel encontrar isso? Por onde é que acham que começe? Já andei por aí na net, mas nada.
 
Gostava de saber se alguém sabe de algum curso de linux, coisa para 10-15h ou assim, e nada de administração de sistemas. Por favor não me recomendem livros, isso sei eu procurar. Preciso efectivamente que alguém me fundamente as bases, porque começar do zero não consigo.

Não levas a mal a pergunta, mas precisas mesmo de um curso?

Linux aprende-se bem a mexer no mesmo e com alguma força de vontade. Ainda para mais, se vais usar Ubuntu tens imensa documentação e tutorials disponiveis para começar, o que se complementa com o forum do Ubuntu onde podes encontrar respostas para quase tudo. :)

Deixo alguns links uteis:

http://ubuntuguide.org/
http://ubuntuforums.org/

Lê isso com alguma calma e atenção, experimenta o livecd do Ubuntu e depois repensa melhor isso. Se achares que mesmo assim precisas de alguém "ao vivo" que te explique as coisas, não sei bem onde te poderás arranjar visto que nunca frequentei nada do género... :confused:
 
Bom, fiz o que me disseram, e já estou neste momento já vos escrevo do ubuntu. Tenho agora uma dúvida específica, relativa ao sistema dual-boot:

Como e que eu faço para que o linux encontre as partiçoes ntfs? Tenho quatro partições no total, swap, ext3, e duas ntfs, uma para o win outra para os docs.
O que se passa é que o linux so encontra uma delas, nomeadamente a "system", que não me interessa. Como é que eu faço para que apareça a outra partição?
 
Começa aqui: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=113573

Começas com o Live CD e depois vais vendo. Se tiveres placa grafica da nvidia e net por placa de rede é meio caminho andado para te dares bem. Depois de teres o ubuntu a funcar instalas os codecs e afins com o automatix 2. Ele faz tudo sozinho.:)

As threads deste Sr. ajudaram-me imenso, contém a informação básica para a instalação do sistema operativo com o Live cd. Depois segues os links para o wiki do iGama que está lá tudo tudo tudo o que precisas para por a tua máquina a correr como deve de ser. Claro que depois há tudo o que resto que encontras nos fóruns do Ubuntu.
Vais ver que é fácil e não custa nada!:x2:
 
Bom, fiz o que me disseram, e já estou neste momento já vos escrevo do ubuntu. Tenho agora uma dúvida específica, relativa ao sistema dual-boot:

Como e que eu faço para que o linux encontre as partiçoes ntfs? Tenho quatro partições no total, swap, ext3, e duas ntfs, uma para o win outra para os docs.
O que se passa é que o linux so encontra uma delas, nomeadamente a "system", que não me interessa. Como é que eu faço para que apareça a outra partição?

Está tudo aqui - http://www.ubuntuforums.org/showthread.php?t=217009
 
Parece-me um manifesto fracasso da tecnologia (de um ponto de vista social, claro) que um SO não seja capaz de tocar um mp3 right out of the box.



Não é fracasso da técnologia.. São questões legais.

Nos EUA (e mais países) aprovaram uma lei que consagra as patentes de software, com base nessa lei, a Thompson tem a patente sobre o MP3. E ninguém pode desenvolver sequer um codec de MP3, mesmo que escreva todo o código do zero, sem lhes pagar royalties..

O mesmo se passa com muitas outras patentes, a Microsoft por exemplo detem uma imensidão de patentes, sobre os seus formatos dos documentos do MS Office, formatos como WMV, WMA.. Etc.. Etc..

Só que a Microsoft, apesar de ser o bixo papão de muitos, na verdade tem permitido que essas patentes sejam violadas sem grandes ondas. Já outras empresas não são assim.. E avançam para tribunal..

A Canonical, distribui o Ubuntu como um OS grátis. E como tal não tem hipótese de pagar do bolso deles as royalties para formatos como o MP3, DVD's, etc.. E sejamos pragmáticos, a Canonical obviamente que não quer comprar uma guerra com as poderosas industrias do audiovisual americanas.. Porque elas quando podem, sugam até ao tutano, seja quem for..


Soluções para isto:

1ª Como em Portugal ainda é legal usar esse software: Instala o Automatix 2 e instala os codecs.

2º Usar preferencialmente formatos abertos, como o ODF, OGM, etc.. etc..

3º Na Europa tem vindo a decorrer uma discussão ao nível politico sobre as patentes de software. Devemos usar a nossa cidadania para lutar contra as patentes de software. Quer seja votando em partidos que defendam isso, manifestando publicamente opiniões nesse sentido, escrevendo. etc.. etc..
 

confesso que não percebi tudo o que estava lá escrito, mas pelo que me pareceu, aquilo era para dar suporte read/write ao sistema NTFS, que nao é o que eu preciso...por mim basta-me acesso de leitura, porque a ideia e ter a musica e os videos em ambos os sistemas, e por isso basta-me acesso de leitura.

Vou explicar melhor: quando eu entro no linux, aparece no desktop um disco com o nome de "system", ou seja a minha partição do XP. Mas *não* aparece uma partição chamada "documents" em lado nenhum!! Onde é que eu a encontro?
 
confesso que não percebi tudo o que estava lá escrito, mas pelo que me pareceu, aquilo era para dar suporte read/write ao sistema NTFS, que nao é o que eu preciso...por mim basta-me acesso de leitura, porque a ideia e ter a musica e os videos em ambos os sistemas, e por isso basta-me acesso de leitura.

Vou explicar melhor: quando eu entro no linux, aparece no desktop um disco com o nome de "system", ou seja a minha partição do XP. Mas *não* aparece uma partição chamada "documents" em lado nenhum!! Onde é que eu a encontro?

Aquilo tem lá tudo. Se não queres o driver com read/write, passa à frente, que o Ubuntu já traz o driver ntfs. Depois tens lá a explicação de como ver as partições ntfs no disco e como adicioná-las ao fstab para ficarem permanentemente montadas ...

Mas eu passo a explicar:

Primeiro, fazes sudo fdisk -l | grep NTFS na consola, o que te vai dar todas as partições NTFS do disco.

Depois, vê as partições que te interessam. Deverá aparecer hda1, hda2, etc, etc, e terás que saber qual delas é, por exemplo, a dos documentos. Se não souberes, vais por tentativas. Vamos supor que queres montar a partição hda2, e que esta seria a partição dos documentos.

Fazes sudo mkdir /media/documentos na consola, para criar o ponto de montagem da partição ntfs.

Agora fazes sudo gedit /etc/fstab na consola, e dentro desse ficheiro, no fundo, adicionas a seguinte linha:

/dev/hda2 /media/documentos ntfs ro,defaults,umask=0222 0 0

Agora é só guardar. Depois poderás aceder à partição em /media/documentos, e podes criar um atalho no desktop para a pasta. Da próxima vez que reiniciares a partição já será montada automaticamente.

Ps: quando digo "hda" estou a referir-me a discos ATA. Se for um disco SATA poderá aparecer "sda" em vez de "hda", e se for o caso terás que fazer as devidas substituições (seria, por exemplo, sda2, não hda2). De lembrar também que isto é só um exemplo, não querendo dizer que a tua partição seja a hda2. Ao montares a partição, tenta navegar nela, e se não for a que pretendes, é só alterar a letra e o nome da pasta, de acordo com as tuas necessidades.
 
Última edição:
Essas partições não te apareçem, porque nesta parte da instalação deves ter cometido algum erro:




Mas é normal nas primeiras vezes não fazer tudo direitinho. De qualquer forma, é relativamente facil por isso direitinho.

Segue este ponto do guia:

http://ubuntuguide.org/wiki/Ubuntu_...n_boot-up.2C_and_allow_all_users_to_read_only

Le os dois pontos que ele te diz para ler, antes de seguires com as instruções.


EDIT: Mesmas instruções, mas em Portugues:
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/in...ores_s.C3.B3_as_possam_ler_.28Read_Only.29.3F
 
Última edição:
Eu sugiro ver como está o fstab que é o ficheiro que monta as partições ou directorias ou qq coisa de filesystems no arranque.

Código:
gedit /etc/fstab

Caso não vejas lá a partição que queiras fechas o gedit e abres como "root"

Código:
sudo gedit /etc/fstab

Copias a linha que tenha essa partição de sistema de XP alterando o nº da partição. Exemplo:
Código:
#/dev/hda[B]1[/B]       /media/hda1     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1
/dev/hda[B]5[/B]       /media/hda5     vfat    umask=0000,rw,uid=1000,gid=1000,users    0       0
/dev/hdb1       /media/hdb1     vfat    umask=0000,rw,uid=1000,gid=1000,users    0       0

A partição do sistema podes fazer como eu comentando-a para não aparecer montada. Não ligues ao que tenho a seguir ao ntfs e vfat são configurações minhas.
Não te esqueças de gravar
Assim já as deves ver todas.
 
Não é fracasso da técnologia.. São questões legais.

Nos EUA (e mais países) aprovaram uma lei que consagra as patentes de software, com base nessa lei, a Thompson tem a patente sobre o MP3. E ninguém pode desenvolver sequer um codec de MP3, mesmo que escreva todo o código do zero, sem lhes pagar royalties..

O mesmo se passa com muitas outras patentes, a Microsoft por exemplo detem uma imensidão de patentes, sobre os seus formatos dos documentos do MS Office, formatos como WMV, WMA.. Etc.. Etc..

Só que a Microsoft, apesar de ser o bixo papão de muitos, na verdade tem permitido que essas patentes sejam violadas sem grandes ondas. Já outras empresas não são assim.. E avançam para tribunal..

A Canonical, distribui o Ubuntu como um OS grátis. E como tal não tem hipótese de pagar do bolso deles as royalties para formatos como o MP3, DVD's, etc.. E sejamos pragmáticos, a Canonical obviamente que não quer comprar uma guerra com as poderosas industrias do audiovisual americanas.. Porque elas quando podem, sugam até ao tutano, seja quem for..


Soluções para isto:

1ª Como em Portugal ainda é legal usar esse software: Instala o Automatix 2 e instala os codecs.

2º Usar preferencialmente formatos abertos, como o ODF, OGM, etc.. etc..

3º Na Europa tem vindo a decorrer uma discussão ao nível politico sobre as patentes de software. Devemos usar a nossa cidadania para lutar contra as patentes de software. Quer seja votando em partidos que defendam isso, manifestando publicamente opiniões nesse sentido, escrevendo. etc.. etc..

Parabéns pelo post.
Apenas acrescentar que o 7.04 possivelmente trará os binários para os drivers da ATI e da NVIDIA. Se por um lado parece ser um passo atrás, por outro lado para os principiantes vai ser excelente. O que mais vezes faz o pessoal desistir é não conseguir instalar ou ficar com uma resolução horrível.

Vamos ver o que acontece. Parece-me um passo essencial para o Linux se afirmar. Algumas concessões vão ter que ser feitas. Atenção que falo para os principiantes poderem aceder. Os gurus conseguem fazer tudo à unha mas até esses vejo a pegarem no automatix para não perderem tempo por isso os GUIs são óptimos para todos.

Phantasia:

Até fiquei incomodado com o elogio:D
Para poder aqui ter dado a minha ajuda acredita que já obtive bem mais :)
 
Eu não concordo minimamente que o Ubuntu traga futuramente os drivers da ATI/Nvidia, mas isso é a minha opinião ... Até porque os drivers da ATI são a maior maravilha à face da terra e arredores ...
 
Back
Topo