Iniciaçao no mundo do linux

MpZ

Power Member
Boas, já há algum tempo que andava para me iniciar neste mundo numa cena só de experimentar, mas agora uma cadeira na faculdade vai requerer uma iniciação neste mundo mais rápida daquela que eu estava à espera e como tal tenho que instalar o linux e começar a brincar.

As minhas questões são as seguintes, já tenho ouvido falar muito bem do Ubuntu e é esta a versão que penso instalar.

Tenho um portatil Fujitsu-Siemens Amilo D7800, que possui as seguintes características:
Processador Intel Pentium 4 2.2Ghz
768 MB DDRAM
Disco 30GB
DVD/CDRW
Placa Gráfica ATI M6P 32MB
Audio onboard
TV-out
Porta infrared
Bateria Li-Ion
Modem V90/LAN
Placa Wireless Linksys PCMCIA

Há algum impedimento de fazer a instalação nesta máquina?
Existe suporte de drivers para a gráfica e para a placa wireless acima mencionadas?

O disco é outra das minhas duvidas, tenho o XP instalado no disco, e o meu objectivo é o seguinte, uma partiçao para ter o XP e os programas com cerca de 10gb, uma partiçao com cerca de 5gb para instalar o ubuntu e os restantes 15gb ficariam para armazenamento de dados, penso ser esta a melhor opção mas estou aberto a sugestões, e agora pergunto: como fazer isto? Partição do XP em NTFS, Ubuntu em ext3, e a outra? Qual o melhor programa para fazer as partiçoes?

E finalmente, donde posso fazer o download do Ubuntu e qual é a melhor versão para sacar?

Penso que para já é tudo, desculpem o testamento e obrigado
 
Já agora, quais são os requisitos minimos para o ubuntu? Andei a procura e não encontrei nada em relação a isso.

Obrigado
 
Boas, já há algum tempo que andava para me iniciar neste mundo numa cena só de experimentar, mas agora uma cadeira na faculdade vai requerer uma iniciação neste mundo mais rápida daquela que eu estava à espera e como tal tenho que instalar o linux e começar a brincar.

As minhas questões são as seguintes, já tenho ouvido falar muito bem do Ubuntu e é esta a versão que penso instalar.

Tenho um portatil Fujitsu-Siemens Amilo D7800, que possui as seguintes características:
Processador Intel Pentium 4 2.2Ghz
768 MB DDRAM
Disco 30GB
DVD/CDRW
Placa Gráfica ATI M6P 32MB
Audio onboard
TV-out
Porta infrared
Bateria Li-Ion
Modem V90/LAN
Placa Wireless Linksys PCMCIA

Há algum impedimento de fazer a instalação nesta máquina?
Existe suporte de drivers para a gráfica e para a placa wireless acima mencionadas?

O disco é outra das minhas duvidas, tenho o XP instalado no disco, e o meu objectivo é o seguinte, uma partiçao para ter o XP e os programas com cerca de 10gb, uma partiçao com cerca de 5gb para instalar o ubuntu e os restantes 15gb ficariam para armazenamento de dados, penso ser esta a melhor opção mas estou aberto a sugestões, e agora pergunto: como fazer isto? Partição do XP em NTFS, Ubuntu em ext3, e a outra? Qual o melhor programa para fazer as partiçoes?

E finalmente, donde posso fazer o download do Ubuntu e qual é a melhor versão para sacar?

Penso que para já é tudo, desculpem o testamento e obrigado

Com o processador e memória que tens dá muito bem para teres o ubuntu em todo o seu power. Os requisitos mínimos são mais a nível de memória, e apontam para os 256 MB de RAM (mais por causa do Gnome ...) e de espaço em disco mínimo (alguns 2,5 gigas, para o desktop base).

Em relação ás partições, se queres a tal partição para armazenamento, aconselho-te fat32, mas podes meter ntfs, que já dá muito bem para aceder/escrever em ntfs a partir de linux. Em relação ao programa, o mais seguro, para mim, é o partition magic, em windows. Depois tens o gparted, que honestamente nunca utilizei.

Em relação ao hardware em geral, não deves ter grandes problemas, mas só mesmo experimentando é que vais ter a certeza ... A placa é linksys, e só isso já é uma grande vantagem :)
 
Última edição:
Mas é possível ler e escrever em NTFS a partir do Ubuntu? Disseram-me que não, que tinha que usar um programa, mas não anotei o nome do mesmo e estou encravado por causa disso :p
 
Mas é possível ler e escrever em NTFS a partir do Ubuntu? Disseram-me que não, que tinha que usar um programa, mas não anotei o nome do mesmo e estou encravado por causa disso :p

Ler é directamente, para escrever é só fazer um sudo apt-get install ntfs-3g
 
Bem, o inicio já não está a correr muito bem lol

Fiz o download do Ubuntu e gravei o cd, e ao testa-lo apareceme isto:

hdb: ide_intr: huh? expected NULL hndler an exit
Buffer I/O on device hdb, logical block 357564

Será que algo correu mal na gravação do CD e tenho que gravar outro ou é algo mais grave?

Obrigado
 
A questão da escrita em NTFS também me interessa, mas...

~$ sudo apt-get install ntfs-3g
Password:
A Ler Listas de Pacotes... Pronto
Construindo Árvore de Dependências... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote ntfs-3g

Tenho o Ubuntu 6.06.
Qual será o problema?
 
Já estou a desfragmentar os discos e vamos la ver se funciona neste pc, entretanto vou experimentar no meu portatil, só me falta arranjar o partition magic.

Entretanto vi que o ubuntu nao funciona como liveCD, ou pelo menos o que tenho não, ou então eu é que sou um granda nabo e não sei por a funcionar como liveCD lol, podem indicar-me uma boa distribuição LIVE? para ir experimentando neste pc sem correr riscos.

Obrigado mais uma vez
 
Back
Topo