Iniciação no Web Development

Kevin04PT

Power Member
Boas,

Eu sendo uma pessoa apaixonada por Informática e Tecnologia, nos meus poucos anos de vida já me meti em várias coisas como: tentar edição de video, edição de imagens, desenhar em 3d, etc E ultimamente o projecto que me tem estado na cabeça uns dias é criar um site.

Eu andei a pesquisar um bocado e por acaso achei o assunto um bocado complexo, pois existem muitas linguagens de programação e até programas que já fazem toda a programação por nós.

Como eu nunca estudei nenhum tipo de programação gostaria que me aconselhassem uma linguagem, simples e não muito dificil de aprender, mas que mesmo assim me permita criar umas coisas fixes.

Eu sei que fazer uma coisa destas é preciso paciencia e ser persistente e já me mentalizei disso e como sou uma pessoa que gosta de aprender acho que posso me sair bem. E quem sabe isto que aprendo enquanto sou novo não me vai dar jeito na vida futura.

Resumindo, gostaria que me dessem umas dicas de como me iniciar nesta arte.


Cumprimentos
 
Boas,

Então no inicio terei de aprender html, depois passar para o CSS e se quiser para o Javascript, certo?

Podes me explicar melhor o que é essa linguagem de servidor?

E já agora xhtml e html é igual, certo?

Cumprimentos e obrigado
 
Boas,

Então no inicio terei de aprender html, depois passar para o CSS e se quiser para o Javascript, certo?

Podes me explicar melhor o que é essa linguagem de servidor?

E já agora xhtml e html é igual, certo?

Cumprimentos e obrigado


XHMTL é uma evolução do HMTL..têm algumas (pequenas) diferenças, vê este artigo:
http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=386

O que distingue as linguagens de servidor das linguagens de cliente (Javascript) é que o código é executado no servidor, gerando HTML que é então enviado para o cliente. O cliente recebe os resultados da execução desse script, mas não sabe como é o código fonte
 
linguagem de servidor significa que tu quando programas PHP essa mesma programação vai ser executada no servidor e depois só será enviado para o utilizador HTML puro e duro!

tal como o fil79 dissecomeça por HTML e CSS pois sem isso não se faz nenhum site e são "linguagens" bastante básicas e fáceis de aprender.

cumps ;)
 
Podes tentar arranjar um livro provavelmente será a escolha mais acertada

Na net encontras muitas paginas com tutoriais vídeos etc
com varias etapas

Procura que achas sites brasileiros muito bons

Para programar a edição express 2008 do visual studio da Microsoft é muito boa
e é fácil achar tutoriais
é simples tentar ligar base de dados em Access etc

Mas programar não se aprende sem mais nem menos
muita gente diz querer aprender e acaba por desistir
Por isso tens outra opção
Se queres fazer um site e não sabes programar
tens o JOOMLA por exemplo onde
tens o site já feito mas acabas por ser tu
a escolher o que queres e a fazer modificações
 
Última edição:
pago tens o dremweaver, gratuito o notepad++ é porreiro!!

Vou tentar o Notepad++ para ver e mais tarde secalhar também testo o Dreamweaver. Thanks.


vidaul disse:
Podes tentar arranjar um livro provavelmente será a escolha mais acertada

Na net encontras muitas paginas com tutoriais vídeos etc
com varias etapas

Procura que achas sites brasileiros muito bons

Para programar a edição express 2008 do visual studio da Microsoft é muito boa
e é fácil achar tutoriais
é simples tentar ligar base de dados em Access etc

Mas programar não se aprende sem mais nem menos
muita gente diz querer aprender e acaba por desistir
Por isso tens outra opção
Se queres fazer um site e não sabes programar
tens o JOOMLA por exemplo onde
tens o site já feito mas acabas por ser tu
a escolher o que queres e a fazer modificações

Boas,

Sim também já pensei em arranjar um livro, mas ainda ando a ver qual o melhor.

Quanto a desistir ou não só o saberei depois de tentar e ver se realmente gosto, veremos...

É assim eu até podia fazer o site com o JOOMLA, que até me poupava muito trabalho e tempo, mas o site que vou fazer não tem fins profissionais nem lucrativos é apenas para aprender este tipo de programação, e assim sempre fico a saber mais.

E como ainda só tenho 14 anos acho que estou a tempo de pensar em aprender várias coisas relacionadas com a informática visto que é o que quero seguir no futuro.

Mais uma vez...Obrigado a todos pelas opiniões.
 
Fazes bem em experimentar

http://www.microsoft.com/express/vwd/
esta edição dá para fazeres tudo
e é gratuita

Sinceramente aconselho para testar programação é o ideal no meu ponto de vista

e tens os tais tutoriais onde tens exemplos passo a passo
http://msdn.microsoft.com/en-us/beginner/default.aspx
http://msdn.microsoft.com/en-us/beginner/bb308760.aspx

não sei é o teu nível de inglês ??

Mas o melhor era mesmo um livro de asp.net (linguagem da microsoft para paginas)
para iniciantes mas infelizmente não te sei indicar nenhum livro
Mas alguns são muito bons passo a passo com exemplos etc
É melhor que andar meio perdido pela net procurando exemplos
sem ter a teoria

Mas pesquisando no google achas também se for problema em inglês procura
em português que achas de brasileiros

Pode aparecer aqui alguém que esteja estudando agora essa matéria
e tenha material de estudo que te passe

----------

Quanto a seguires informática fazes bem em tentar ver se gostas
porque muita gente leva a vida na net mas depois programar não é
engraçado como sacar umas cenas gravar uns cds etc
é preciso puxar pela cabeça e muita gente que pensa que gosta
de computadores mas depois no curso
fica desiludida com a programação
 
Última edição:
Tipo eu antes de saber se gosto ou não e até se tenho cabeça pra tal coisa gosto de experimentar antes de julgar, daí a minha vontade em aprender.

Vou testar esse tutoriais a ver como são. Quanto ao nível de inglês posso dizer que me safo bem, até porque é das minhas linguas preferidas :P

Quanto a seguir informática, é assim de qualquer modo acho que vou seguir, se não for programação logo se vê. Porque desde que me meteram o primeiro computador em casa, ainda muito jovem que era, eu meti-me logo naquilo e na altura não havia net, então para resolver um problema era preciso puxar pela cabecinha e não se podia ir a net simplesmente procurar solução e ao longo do tempo foi-se tornando uma paixão que nunca mais larguei. Mas claro que nunca me meti em coisas especificas como programação e por isso é que quero já começar a pensar nisso

Cumprimentos e obrigado pela ajuda
 
Boas,

Comecei ontem então a estudar o HTML, pelo W3 School, e já tenho umas noções e sinceramente nunca pensei que fosse tão interessante.

Eu para fazer umas coisas básicas podia usar o Notepad do WindowsXP mas acho que o código se torna confuso de ler e escrever, então arranjei o Notepad++ que já é mais organizado.

E a dúvida é a seguinte: Acham que deveria arranjar o Dreamweaver ou o melhor é continuar um bocado com o Notepad++?

Cumprimentos
 
Faz download do demo ou trial do programa e experimenta, é bastante diferente do notepad, mostra directamente as alterações, mas não é perfeito... Eu utilizo notepad2 para programar e fazer markup (xhtml e css), aliado a isso tenho o firebug no firefox.
 
Vou então fazer download desses programas para experimentar.

Mas então pelo que percebi, o dreamweaver é género o FrontPage...nós escrevemos o código e aparece logo em como ficará em Web Page, é isso?

Cumprimentos
 
Back
Topo