Iniciação - Projecto com led's

iPodes

Power Member
Quero ver se começo a dar alguns toques na electrónica nem que seja por mera curiosidade.

O projecto em si não é nada de mais. Estou a seguir estas indicações http://www.instructables.com/id/Music-LED-Light-Box/

Esquema em série

qsr147.png


Dados dos led's utilizados
Specifications
Emitted Colour : Blue
Size (mm) : 3mm
Lens Colour : Water Clear
Forward Voltage (V) : 3.2 ~ 3.4
Reverse Current (uA) : <=30
Luminous Intensity Typ Iv (mcd) : 15000 ~ 17000
Life Rating : 100,000 Hours
Viewing Angle : 20 ~ 25 Degree
Absolute Maximum Ratings (Ta=25°C)
Max Power Dissipation : 70mw
Max Continuous Forward Current : 20mA
Max Peak Forward Current : 75mA
Reverse Voltage : 5V
Lead Soldering Temperature : 240°C (<5Sec)
Operating Temperature Range : -25°C ~ +85°C
Preservative Temperature Range : -30°C ~ +100°C
Red ,Yellow (Amber) : 1.8 ~ 2.1
White ,Green ,Blue : 2.4 ~ 3.4

Pelo aconselhamento do regente, seguindo a Lei de Ohm e considerando a resistência do led residual, R = V/I <=> R = 3/0,05 ~ 100Ohm (por excesso)

O que me suscita dúvida é se a resistência é a aconselhada visto que se considera que o led vai funcionar a 50 mA (isto segundo o professor), pelo que li indicam sempre que deve funcionar sim a 20mA.

Outra questão é a fonte de tensão. No caso indicado apontam uma fonte de 12V. Disponho de um transformador regulável capaz de 12V nominais (ainda não tive oportunidade de "ler" a tensão efectiva), o que me preocupa é que indica no output 500mA6Va (o que é que isto me condiciona?)

Grato pela ajuda,
iPodes
 
Num led normal a corrente máxima aconselhada é 20mA, mais do que isso o tempo de vida do led baixa bastante e pelas especificações que colocaste, eu não sabia, parece que se se passar de 75mA ele faz puff.
Ora bem, disto não tenho bem a certeza, mas os 500mA é a corrente máxima do transformador e 6VA (6 volt ampere) quer dizer que com 6V tens 1A à saida(podes ter 4v 1,5A; 3v 2A;ou 12v 0,5A; sempre com esta razão), mas como a corrente máxima do transformador é 500mA mesmo em 6v só tens 500mA. Mas o 6VA é verdade, porque quando tens uma tensão de saída de 12v, a corrente máxima do transformador é de 500mA.
 
Bom projecto, adoro luz reagente ao som, mas nao tenho conhecimentos de electronica para fazer uma coisa deste genero, talves se no fim tiveres sucesso neste projecto tente fazer um pra mim.

da novidades deste projecto estou corioso pelo resultado final

cumps
João Leite
 
Talvez aconselhava-te a meter esses LEDS em paralelo
Em série se 1 queimar já naoda mais irá funcionar
 
Num led normal a corrente máxima aconselhada é 20mA, mais do que isso o tempo de vida do led baixa bastante e pelas especificações que colocaste, eu não sabia, parece que se se passar de 75mA ele faz puff.
Ora bem, disto não tenho bem a certeza, mas os 500mA é a corrente máxima do transformador e 6VA (6 volt ampere) quer dizer que com 6V tens 1A à saida(podes ter 4v 1,5A; 3v 2A;ou 12v 0,5A; sempre com esta razão), mas como a corrente máxima do transformador é 500mA mesmo em 6v só tens 500mA. Mas o 6VA é verdade, porque quando tens uma tensão de saída de 12v, a corrente máxima do transformador é de 500mA.

Led - Vou então aumentar para 150 Ohms a resistência (R = 3/0,02 = 150). Chega? ou deverei colocar uma com mais Ohms? (baixando a corrente ao led?)

Transformador - Ora se bem percebi, e a ser como dizes, terei sempre 500mA por restrição independentemente da voltagem escolhida. Ainda assim não consigo perceber o que devo alterar no circuito.

Bom projecto, adoro luz reagente ao som, mas nao tenho conhecimentos de electronica para fazer uma coisa deste genero, talves se no fim tiveres sucesso neste projecto tente fazer um pra mim.

da novidades deste projecto estou corioso pelo resultado final

cumps
João Leite

Acredita que só este semestre é que tive a cadeira e fui ganhando um pouco de interesse ainda que os conhecimentos sejam os básicos. O projecto vai ter de esperar, ou pelo menos ficar em segundo plano visto estar entrar em exames. Mas vou tentando dar notícias.

Talvez aconselhava-te a meter esses LEDS em paralelo
Em série se 1 queimar já naoda mais irá funcionar

Também pensei nisso. Não é que me preocupe porque tenho 20 led's e só vou usar 4 mas ainda assim vou ter a opinião em consideração caso consiga primeiro por isto a funcionar devidamente em série. :-D
 
Última edição:
Para calcular a resistência faz assim: considera a máxima tensão de alimentação (mede com o voltímetro, em vazio, ou seja, sem nada ligado); considera a mínima queda de tensão em cada LED da série (3,2 V) e uma corrente máxima de 20 mA.

Por exemplo: R > (13-3*3,2)/0,02 = 170 Ohm (considerando 13 V em vazio)


Não percebo porque estão aí 4 LEDs em série. Nessa situação nunca vais conseguir sequer 20 mA na série, a não ser que a regulação da tensão saída do transformador seja tão má (o típico tijolo baratíssimo) que meças um valor da ordem ou acima de 14 V ou a queda de tensão para 20 mA seja inferior a 3 V.

Ah, e um LED desses (azul, >3 V) nunca na vida deverá ter uma corrente de 50 mA com ~3 V. Mas coloca isso com uma resistência de teste, do género 15 V/500 Ohm = 30 mA, ou seja, uma resistência de 500 Ohm limita a corrente numa fonte de 15 V a 30 mA, logo a corrente na série de LEDs.
 
Última edição:
Windwalker agradeço a resposta.

Para o cálculo da resistência já percebi o que tenho que fazer assim como a explicação que se seguiu sobre o teste. O esquema acima é "adaptado" do link que deixei (repare-se que o user que fez o projecto, num transformador com output nominal 12v com 200mA leu 18.9v e talvez daí tenha feito o esquema a 4 led's. Parece-me que ele sim tenha um tijolo)

Continuo sem perceber bem o 500 mA de output no meu transformador (e consequente influencia no circuito) e se a explicação do 6VA está certa (e novamente que influencia terá no projecto).

Encontrei esta imagem dos led's em paralelo. Parece-me que assim irei aproveitar melhor a quantidade de led's que aqui tenho:

Grato iPodes
 
Última edição:
500 mA é a corrente nominal de saída, ou seja, a partir desse valor de corrente na saída o transformador já não deve conseguir assegurar pelo menos 12 V na saída. Mas não te preocupes, porque mesmo com 10 paralelos de LEDs a 20 mA estás muito longe.

6 VA é a potência aparente que ele consegue entregar. Como provavelmente nem dás ou vais dar o que é potência aparente e factor de potência, faz de conta que significa que o transformador consegue fornecer no máximo 6 Watt (12 V * 0,500 A). Também deve significar que, se curto-circuitares a saída do transformador, a potência que ele dissipará será essa (~6 W); não tenho bem a certeza disto, mas penso que é isso que significa - limitação da potência de curto-circuito.


Eu todo o caso, se fosse eu punha aí um regulador linear como o 7812 o 7805, e consoante essa escolha dimensionava as resistências. Isto porque imagino que, se o 'transformador' (entenda-se rectificador ou conversor AC->DC :p) não tiver qualquer tipo de regulação, então podes ter coisas miraculosas como 18 V em vazio e 17 V com uma carga de 20 mA, 14 V com uma carga de 80 mA, etc.
 
Ok já percebi os 500mA e também o facto de estar muito longe dos atingir (que nabice minha)

Resta-me só esperar pela medição do valor efectivo do conversor :-D em vazio

Aparte desta discussão encontrei neste site http://ledcalc.com que me vai facilitar as coisas. (acho que está nos stickies)

Supondo 13V efectivos:
260ebeu.png


Ah e quanto à potência aparente já tive a pesquisar e realmente não foi abordado. Ainda pensei num possível efeito de Joule mas não tem nada a ver. :joker:

Quando for a comprar a resistência para os dois casos (em série e em paralelo) que cuidados devo ter nas informações dadas ?
 
Última edição:
bem, eu estive a ver o circuito no primeiro link qe destes, fiquei interessado, mas surgiu duvidas (como é normal em mim) :

Se eu ligo o jack onde supostamente devia de ligar os fones, como é que ouço a musica? fico so a ver os leds a piscarem sem musica ? 0o

Faça-se de exemplo as colonuas de um pc. e nao um ipod xD .. porqe eu se fizesse esse projecto queria ouvir musica proveniente das colonas e ver os leds a cintilar xD
 
Era isso que eu esperava la no fundo, mas se eu ligar os leds a isso e depois as colunas, as colunas ficam como desligadas, e eu nao qeria ouvir musica pelos fones .. queria os leds e o som das colonas mesmo .. entendes?

Ja li e reli e juro que não consigo perceber o que queres dizer. Divides a source em dois, um "alimenta" as colunas outro os leds.
 
O que acho que ele quer dizer é que, por exemplo num portátil, a partir do momento em que ligas o jack o som passa a sair por lá e não pelas colunas do portátil. claro que se usares o repartidor dá para ouvires numas colunas externas.
 
O que acho que ele quer dizer é que, por exemplo num portátil, a partir do momento em que ligas o jack o som passa a sair por lá e não pelas colunas do portátil. claro que se usares o repartidor dá para ouvires numas colunas externas.


Sim era isso que eu qeria dizer .. mas eu nan qero ligar colunas externas, para que fazer isso se tenho colunas no portatil ? ..

Estou a ver qe este projecto nao esta bem desenvolvido, ou entao tem pouca pratica.. porque nan me qero privar do som so para ter luz .. fixe era ter as duas coisas sem ser preciso T !
 
Sim era isso que eu qeria dizer .. mas eu nan qero ligar colunas externas, para que fazer isso se tenho colunas no portatil ? ..

Estou a ver qe este projecto nao esta bem desenvolvido, ou entao tem pouca pratica.. porque nan me qero privar do som so para ter luz .. fixe era ter as duas coisas sem ser preciso T !


O projecto é para ser utilizado com um sistema de som, não é feito para ser utilizado com as colunas de um portátil.
 
Última edição:
A somar ao que já foi dito, tens primeiro de perceber uma meia-dúzia de coisas:

  • Chegaste aqui e nem fazias ideia de como o fazer
  • Isto é um projecto para mim, quem quiser segue-o e faz o mesmo, quem não tem outros
  • Levantas um problema (para ti) e nem tentas procurar resolvê-lo
  • Como não o quiseste resolver, afirmas que o projecto está mal feito.
Com essa maneira de ver as coisas não vais longe neste mundo.
 
Última edição:
O projecto é para ser utilizado com um sistema de som, não é feito para ser utilizado com as colunas de um portátil.

Qual a diferença ?? apartir do momento em que ligas os leds no out put, as colunas passam para mute, para assim poderes ouvir a musica pelos fones (neste caso os leds) .. agora a minha questao, como vou ouvir a musica???


A somar ao que já foi dito, tens primeiro de perceber uma meia-dúzia de coisas:

  • Chegaste aqui e nem fazias ideia de como o fazer
  • Isto é um projecto para mim, quem quiser segue-o e faz o mesmo, quem não tem outros
  • Levantas um problema (para ti) e nem tentas procurar resolvê-lo
  • Como não o quiseste resolver, afirmas que o projecto está mal feito.
Com essa maneira de ver as coisas não vais longe neste mundo.

É um projecto para ti e eu achei interessante, e pensei faze-lo, mas surgiram estas duvidas.

btw, eu acho que voces nan entenderam a minha duvida mas tudo bem vou tentar explicar por topicos, ja que por texto corrido nao consigo.

1. esse esquema de leds é para ligar a uma saida de som ( placa de som, colunas, ipod, leitor de musica, etc ) certo?
2. quando ligas um fone a umas colunas, o que aconteçe? as colunas "calam-se" , e so ouves a musica pelos fones, certo?

Entao se tu ligas o esquema dos leds a uma saida de som de umas colunas, o que supostamente ira acontecer? no meu ver, as colunas deixam de dar som e tu so passas a ver os leds a piscar.. nan veju piada nisso .. piada era de uma maneira ver os leds a piscarem sem calar as colunas ..

Entendes-te agora?
 
Back
Topo