Iniciação - Projecto com led's

Voces deviam usar mos porque os leds funcionam com tensao... :S

Eles precisam de uma tensao aos terminais superior a x... x depende de led para led... (Vak>x para ele comecar a conduzir)

E assim entao. O vosso transistor tem 3 patas, uma o emissor, outra o colector e outra a base. Como identificar, nao sei porque nao tou a ver, tipicamente a base e a do meio. se vosses ligarem o emissor a massa, colocarem no colector uma resistencia jeitosa no colector a massa e garantirem o que em repouso o transistor esta na zona boa (zona activa) voces vao ter os leds a brilhar bem.
 
segundo pessoas mais entendidas no assunto, a utilizaçao do tip31 não é aconselhavel.. pode queimar as colunas ou a placa se som, se tiverem mal montadas.. A forma mais correcta de utilizar, será "separar" os cirtuitos
 
segundo pessoas mais entendidas no assunto, a utilizaçao do tip31 não é aconselhavel.. pode queimar as colunas ou a placa se som, se tiverem mal montadas.. A forma mais correcta de utilizar, será "separar" os cirtuitos

O que é que queres dizer com separar o circuito?

O sinal que sai das colunas vai ser uma fonte de sinal para o circuito... :S

Nao entendi o que quizeste dizer, podes te explicar?
 
Não é só um díodo, é um transistor que é activado por luz (foto-acoplamento). A corrente, ao passar no díodo (díodo emissor de luz - LED), provoca a emissão de radiação que "activa" a Gate do transistor. O transistor, em vez de ser comandado directamente em corrente (TJB) ou tensão (MOS), é comandado através de luz, o que providencia o tal isolamento, uma vez que a luz (radiação) não precisa de um meio material para se propagar.
 
Última edição:
Não é só um díodo, é um transistor que é activado por luz (foto-acoplamento). A corrente, ao passar no díodo (díodo emissor de luz - LED), provoca a emissão de radiação que "activa" a Gate do transistor. O transistor, em vez de ser comandado directamente em corrente (TJB) ou tensão (MOS), é comandado através de luz, o que providencia o tal isolamento, uma vez que a luz (radiação) não precisa de um meio material para se propagar.

Mas sera que isso e mesmo necessario?
 
Parece que o meu conversor AC/DC regulável não está nos melhores dias. Qualquer das pontas que use (transformador com vários terminais) não dá sinal de tensão. Para verificar fiz medição ao carregador do portatil e obtenho 19.6 (supostos 19V). Fiz a mesma coisa com um carregador da nokia que aponta output nominal de 3.7 V e indica 9.4V (ah tijolo!).

Será que valerá a pena descarnar os fios antes de chegar ao repartidor de saídas do transformador inicial ? Nenhuma delas dá sinal de vida. (Acho que ainda vou usar o carregador da nokia pra fazer isto)
 
Última edição:
Projecto experimental a funcionar.

Depende um bocado da potência da música.

Quanto à questão do portátil com um splitter e umas colunas ao lado consegue-se por a música pelos phones e as luzes a funcionar sem estar a chatear os restantes.:-D

Agora é soldar tudo e por um cabo stereo que usei um mono que tinha para aqui perdido.

O transistor TIP31C custou-me 0.12€ mais IVA a 12% (aumentar para quê :D)
 
Última edição:
Bem já está tudo montado só falta colocar dentro da caixa de acrilico.

Com tensão efectiva de 9.4V a resistências de 150 Ohm parece-me que a intensidade de luz não é a que queria (é certo que ainda dá boa luz mas poderia dar mais).

Que devo fazer? Colocar um potenciómetro ?
 
Já está respondido lá atrás. Usar um regulador linear 78xx, xx tensão de saída (xx=05 para +5 V, xx=12 para +12 V, etc).

No meu caso que tenho 9.4 V efectivos devo comprar qual ?

No ***** só há estes REGULADOR DE TENSAO L7809-TO220 ou REGULADOR DE TENSAO L7810-TO220 que me parecem os mais próximos.

Em termos teóricos tal como o nome indica o regulador de tensão vai regular a tensão de entrada, fixando a de saída num certo valor. No entanto, não consigo perceber o que isso influencia a intensidade de corrente no led. (se houver tempo e paciência para explicar agradecia ;))
 
Última edição:
Não podes por o mais próximo porque existe uma queda de tensão mínima a considerar entre a entrada e saída dum regulador 78xx para que a tensão de saída tenha o valor pretendido (2 V).

Portanto, se tens 9,4 V efectivos (não percebo o que significa efectivos, neste contexto), e considerando que esse valor não varia, no máximo a tensão de saída com um 78xx assegurada seria 9,4-2=7,4 V, logo só podes ir para um 78xx com xx menor ou igual a 07.


Os reguladores de tensão regulam a tensão de saída desde que a de entrada cumpra determinados requisitos (+2 V que o valor de saída pretendido é um deles).

Influencia a intensidade do(s) LED porque se a tensão de alimentação variar a corrente no(s) LED vai variar, pois a resistência limitadora de corrente é de valor fixo. Além disso, se estiveres a usar um "transformador" (leia-se conversor AC-DC) daqueles que só têm um transformador abaixador de tensão e 4 díodos a fazer rectificação em ponte, a tensão de saída varia muito consoante a corrente de carga (maior corrente de carga, menor valor da tensão de saída).
 
Parece que vou ganhar mais uma viagem à loja de electrónica. Enganei-me e trouxe um 7808. O que vale é que a senhora é bastante simpática.

Mais 40 cêntimos menos 40 cêntimos também não é por isso. Uma coisa é certa deixei de ter interferência no som quando o bass era mais puxado.

WindWalker, neste momento a tensão regulada é de ~5,50 valerá a pena mudar o regulador para um 7806 de maneira a ter ainda mais luminosidade? (resistências de 150 Ohms, esquema em paralelo - 36,7 mA pelos cálculos)

Só para avisar que a loja de electrónica da alameda foi de férias e só dia 17 é que volta a funções.
 
Última edição:
Mas estás a ligar quantos LEDs em série/paralelo? Porque é que achas que vais ter maior luminosidade com um regulador com menor valor de tensão de saída?

A mim um esquema das ligações/circuitos integrados/transístores ajudaria bastante a perceber o que estás a tentar fazer.
 
Esquema aqui. Pelo contrário se tiver menor tensão saída, parece-me que vou ter menor intensidade nos leds V=RI. Mas isto sou eu que percebe pouco e está a tentar aventurar-se.

Espero não me ter enganado em nada no esquema. Está a funcionar de momento.

A tensão regulada foi medida colocando os terminais do multímetro no "perne" do meio e de saída regulada do 78xx
 
Última edição:
eu montei o meu projecto assim, mas os leds nao piscam nada. que fiz de mal?

v2wxuh.png
 
Última edição:
O "-" da bateria/pilha liga-se ao terceiro pino do TIP31C (emissor), o "-" da série de LEDs ao segundo pino (colector).

Tens estas ligações trocadas. Vê a imagem no início do tópico.
 
Back
Topo