Iniciação - Projecto com led's

Qual é a cor dos LEDs? São todos iguais/da mesma cor? São LEDs de alto brilho?

Os "10V" são obtidos através de uma pilha/bateria ou de um transformador?
 
alta luminosidade, corrente de alimentação 20 mA, tensão de alimentação 3,2~4,0 VDC. Sao da mesma cor. De um transformador
max 300mA
 
Boas
Vi agora este projecto e até o achei engraçado e estou a pensar em fazer. Tenho aqui material de uma antiga aventura e estava a pensar em aproveitar as coisas. Eu tenho aqui um transístor npn 2N2222A, este transístor serve para fazer o ligar/desligar? ou convém comprar esse que recomendam? Já agora alguém sabe qual é a tensão que se tem na saida de som dos portáteis?

Cumps :D
 
é assim que devo fazer?
osd7w9.png
 
Não... nesse caso a tensão da bateria nem é suficiente para acender os LEDs. O valor que indiquei é para dois LEDs em série com uma resistência e o conjunto alimentado a ~10V, como estava na imagem anterior.

Para o caso dessa imagem seria preciso uma fonte de alimentação com pelo menos 18V.
 
Sera que da para fazer com resistencias de 120 ohm, foi as que tinha comprado inicialmente. O transformador que uzo e regulável (5V; 7V; 8,5V; 10V; 12V; 16V)
 
Eu axo que montei como disses-te mas isto ainda nao funciona os leds nao piscam. Esprimentei ligar sem ir ao transistor e os leds acemderam todos bem. Fica uma fot para veres se o sircuito ta bem montado.

http://i54.tinypic.com/vl0kx.jpg
 
Última edição pelo moderador:
Já testaste o transístor num multímetro, através da medição do parâmetro hFE ou com teste de díodos (ponta vermelha na base e ponta preta no colector, ponta vermelha na base e ponta preta no emissor)? [Pino 1 - base; pino 2 - colector; pino 3 - emissor]

Caso não possas testar isto, experimenta colocar uma resistência com um valor igual ou inferior a 50 Ohm entre a saída de áudio e a base (pino 1) do TIP31C.
 
podes fazer um projecto diferente um "vu meter" com um lm3915 ou lm3914

o vu meter, os led vão acendendo conforme a intensidade do som (gradualmente).

cumps
 
Projecto de Leds

Boa tarde colegas, tenho apreciado o desenrolar deste projecto com algum agrado da minha parte, pois também gosto imenso de electrónica e como tal resolvi dar o meu contributo :)

Como técnico reparador de TV/Video/Hi-Fi sugiro que tenham muito atenção à source do circuito, isto porque o andar de saida de audio de um pequeno doméstico normalmente está desenvolvido para se ligar umas colunas com valor X de impedância (unidade s.i Ohm) ao conectar um circuito em paralelo com a(s) coluna(s) estão a aumentar a impêdancia que em termos leigos é semelhante à resistência, ou seja, vejam as coisas desta forma colocam na saida que está desenhada por exemplo para uma coluna de 8 Ohms uma coluna de 8 Ohms + X Ohms de resistência interna do circuito (na realidade não é + porque trata-se de um paralelo mas a resistência aumenta considerem a info a titulo de exemplo) ao ligarem este conjunto na saida de audio vão consumir mais corrente do que o circuito original foi consebido para dar e isto pode resultar em algumas das vossas experiências em saidas de audio queimadas por sobre aquecimento dos componentes, eu vou fazer esta montagem com algumas adaptações quando tiver um tempinho extra e depois posto também o meu esquema.

Aconselho a usarem como source o que já foi referido algures neste tópico, um microfone piezo electrico por exemplo e desta forma o circuito serve para tudo o que é audio seja laptops, mp3 player e já não correm o risco de queimar a saida de audio dos vossos equipamentos.

Cumprimentos
 
moz-screenshot.png

circuitoledsritmicos.jpg


Montei este circuito na board de ensaios e funciona às mil maravilhas via conexão fisica a uma saida de audio, agora vou desenvolver ou aproveitar algum circuito para fazer a entrada de audio via piezoelectrico para não ter que haver conexão fisica às entradas de audio dos equipamentos.

Nota: Se pretenderem ajustar a sensibilidade dos leds basta introduzir uma resistência variavel entre a base do transistor e o pino 1 do conector, isto porque a base do transistor é que comanda o facto de os leds acenderem consoante é polarizada pelos pulsos de frequência do audio recebido.

Cumprimentos
 
Última edição:
Hoje voltei a pegar no projecto e usando a mesma fonte, tenho elevada interferência de fundo que faz com que os leds estejam ao máximo sempre.

A interferência vem da alimentação do circuito eléctrico. Alguma sugestão? Não sei se me fiz explicar bem.
 
iPodes se for ruído na fonte podes adicionar um condensador para filtrar, mas aplica à saída da fonte tens que sondar quais os melhores valores para o que pretendes ;)
 
Back
Topo