Iniciante em fotografia

Radeon Force

I fold therefore I AM
O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
Máquina
POR QUANTO: 600€ mas se for mais proveitoso posso esticar um pouco mais desde que compense a diferença.
PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
Retratos, paisagens e se possivel fazer alguns videos.
PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
Exteriores de dia, exteriores de noite.
COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
Casual e sobretudo novato no mundo da fotografia.
JÁ TENS: Tinha uma Canon compacta que morreu á uns anos, agora tiro fotos com telemovel :D
COMO É A TUA "REDE": Tirando a namorada que usa uma compacta simples o resto anda mais virado nos telemoveis.
ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
Loja física ou online.

Sou iniciante no mundo da fotografia e como novato nestas andanças ainda tenho mesmo muito que aprender, preferia algo já razoavel que me permitisse com o tempo melhorar as fotos e aprender melhor os termos técnicos.
Muitos se calhar vão recomendar compactas e afins mas preferia algo mais avançado como se fosse um estimulo a querer melhorar e tambem não estar disposto a gastar dinheiro numa compacta e depois ir para algo melhor.
Agradecia a vossa ajuda e quem sabe um dia colocar fotos na galeria dos excelentes fotografos da zwame.
 
Andei a ver estas:

http://www.*****.com/pt/pt/6864196/art/nikon/d3100-objectiva-af-s-dx-1.html
http://www.*****.com/pt/pt/9016653/art/canon/eos-600d-ef-s-18-55-mm-is.html
http://www.*****.com/pt/pt/11967501/art/nikon/d3200-af-s-vr-dx-18-55-mm.html
http://www.*****.pt/Nikon-D5100-AF-...grafica-Digital-Camara-Reflex-Digital/a360241


Pelo o que estive a ler a Nikon D3100 é talvez das melhores a nivel de entrada nas DSLR e gosto do preço, mas tambem gostei do que li da D3200 que é um pouco mais avançada que a D3100 mas aproxima-se muito do preço da Canon 600D e ai corrijam se estou em engano a Canon será por ventura melhor isto claro falando das lentes que vem de origem.
Pelo o mesmo preço da Canon 600D poderia ter isto:http://www.*****.com/pt/pt/6865201/art/nikon/d3100-objectiva-af-s-dx-1.html mas não sei ate que ponto a AF-S DX 55-200 VR compensa o valor extra, depois tambem como opção a Nikon D5100.
 
As diferenças entre a 600D e a D5100 são pormenores. Por um lado a D5100 tem vantagem na qualidade de imagem (não é muita, todas as dSLR da actualidade têm qualidade de imagem profissional), por outro a 600D tem vantagem no conforto(também não é uma grande vantagem, continua a ser muito pequena). Tenta ver o que gostas mais na mão, tirar 1 ou 2 fotos e vê o resultado, no site dpreview tem lá amostras, se fores para uma ou para outra de certeza que ficarás satisfeito.
Um outra vantagem da Canon é teres muitas objectivas em 2º mão, para mim um grande bónus.
Quanto à D3100 não sei o que é que perdes ou ganhas, nunca tive com uma.
 
Sim parece ser uma enorme vantagem a Canon em termos de venda das lentes, mas gostei muito do que vi das Nikon, alguem com uma D3100 ou D3200 que possa dar o seu parecer ou algo do mesmo estilo?
 
Só posso dizer muito bem da d3100, como praticamente qualquer dslr relativamente actual da Canon/Nikon. O que vai fazer a diferença, é mesmo as lentes. Neste capitulo, tem termos de lentes será mais fácil arranjar usadas da Canon(e um pouco mais baratas) do que da Nikon, embora eu tenha arranjado com paciência todas as minhas lentes nos usados (Nikon):

Outra coisa a ter em atenção é as features da maquina, ver o layout dos botões e ver se não te irá fazer falta nenhuma função (burst para HDR, ecrã rotativo, imput mic, velocidade de disparo, etc).

Tive durante dois anos uma d3100 e depois comprei uma d300, ainda este fim de semana fui fotografar uma prova de drift e tive de levar as duas maquinas (pedi emprestado ao meu irmão uma d3100)...podes ver na minha galeria (link na assinatura), desafio-te a descobrir quais foram feitas com uma e com outra. Obviamente que a d3100 tem um viewfinder mais pequeno, é mais lenta a disparar, tem muitos controlos nos menus, mas .... se for preciso faz o trabalho bem feito :)(como qualquer dslr Canon/Nikon actual). Como disse, o que importa mesmo são as lentes e o fotografo claro :).
 
Compensa dar mais 160€ por isto http://www.*****.com/pt/pt/6865201/art/nikon/d3100-objectiva-af-s-dx-1.html?srcid=369 ou seja alem da lente de origem tem uma AF-S DX 55-200 VR? ( o kit de origem custa 470€ )
É que ate ver gosto de todas as maquinas acima descritas sendo que inicialmente esta inclinado para uma Canon Eos 600D com a lente de origem mas que ja tem IS mas após pesquisa tambem gostei de algumas ofertas da Nikon. Decisões, decisões....
 
Esse kit é muito jeitoso, a 55-200 Vr é uma tele bastante jeitosa, com um bom IQ e bastante rápida a focar. No caso da Canon para teres uma coisa equivalente tens de arranjar um kit com a 18-55 IS e a 55-250 IS, é evitar a 18-55 sem IS e o famoso kit com a 75-300 (sem is).

Como disse mais acima, Canon ou Nikon nunca irás fazer uma má escolha, tens é de ser tua a faze-la...
Actualmente tanto fotografo com Nikon como Canon, e tenho bons resultados com as duas marcas (embora goste um pouco mais das cores da Nikon out of the box).
Já agora um aparte, não sei até que ponto compensa compra na ***** (vê o sticky das lojas recomendas), tenho ideia que esse kit fica bem mais barato nas lojas holandesas.
 
Bem provavelmente a minha escolha ira recair na Nikon D3100 + AF-S DX 18-55 VR que ira ficar por volta dos 470€( sim eu sei que la fora ficava cerca de 70€ mais barata sem contar com os portes mas mesmo assim ficava mais barata mas preciso de maquina ate 5ºfeira ), penso que embora seja a lente de origem é uma lente boa para um novato como eu, a minha paixão era a Nikon D5100 mas custa mais 100€ e talvez prefira poupar esses 100€ para mais tarde aumentar o meu leque de lentes mas aquele display removivel deixa-me a pensar :D
 
Última edição:
Bem na ***** agora aparece um kit destes Canon EOS 1100D Preta + EF-S 18-55mm IS II + EF-S 55-250mm IS II Pack que tambem trás mala e cartao de 16GB por 640€, la por fora vi por exemplo na kamera express este conjunto sem mala e cartao fica por 620€, embora a nikon d3100 parece ser ligeiramente melhor em foto este pack trás uma lente 55-250mm IS que parece ser bastante razoavel, seria isto uma boa compra?
 
Back
Topo