iniciante em OC...

Hawkins

Power Member
Hi, sou novo aki no forum e no mundo do OC.... :)
andei a ler umax cenax sobre OC e keria komeçar a perceber um bokado disso e para isso tenho o meu pc antigo, pra começar... é um:
celeron 300mhz
FIC VL-601
256MB
TNT m64 32MB
deve xegar isso....

eu tive a ler k uma das formax de aumentar a velocidade do processador é aumentar a frequencia interna (o multiplicador), certo???:rolleyes:
e a minha mobo permite isso pk eu já tive a ver no manual...
o multiplicador tá a funcionar a 4.5 e posso aumenta-lo pra 5.

eu gostava de saber se posso fazer isso sem por em risco a mobo, o processador ou kualker outro componente...
eu kero fazer isso tb sem por nenhum cooler, nem fans nem outra cena kualker...
é só para começar....

obrigado a todos
[[[]]]
 
A maneira de começares com esse material, é realmente aumentares o multiplicar, sempre tendo em atençao as temperaturas, se tiveres um temperatura fine, entao tens tudo para um overlcock estável.

Para depois puderes testar o cpu e ver se o magano está realmente estável podes usar o prime95.

boa sorte com isso :)
 
"eu tive a ler k uma das formax de aumentar a velocidade do processador é aumentar a frequencia interna (o multiplicador), certo???"

- Aqui parece haver uma confusão qualquer. Existe o multiplicador e existe o FSB ( Front Side Bus ), que é a frequência, não sei do que, depois a malta esplica melhor.

Para aumentar a velocidade do processador, vai ter que aumentar o FSB, que depois deve ser no teu caso 66 MHz (um pouco a cima) e depois aumentar o multiplicador.
Para saberes a que velocidade é que o computador está a trabalhar, basta multiplicar o FSB pelo multiplicador. FSB X Multiplicador = velocidade do processador.
No teu caso -> 66 X 4.5 = 300 +/-.

No teu caso o FSB mais alto que podes atingir, só mexendo na board é de 100MHz, mas existe software que pode levar isso um pouco mais além (penso eu de que).
Depois metes o multiplicador a 5.
Ora bem se o teu computador aguentar tens 100 X 5 = 500.
Duvido que dé tanto, pois é um ganho de mais de 50%. vai aumentando devagarinho o FSB, talvez de 5 em 5 MHz, não sei se podes fazer isso. Depois quando o computador encravar, podes sempre fazer um resete à bios e pores um FSB um pouco mais baixo do que originou o "crachanso"

"eu gostava de saber se posso fazer isso sem por em risco a mobo, o processador ou kualker outro componente..."

- É claro que se pões qualquer coisa a funcionar para além do que está preparado para funcionar, corres o risco de estragar a motherboard, processador, qualquer componente do computador.

Também não tenho muita experiência nisto, mas axo que já dei umas ideias.
 
yeah Fakezeus...
max axo k se pode so aumentar o multiplicador sem aumentar o FSB...
o FSB tá a 66,8 MHZ 66,8 x 4.5 = 300.6 Mhz

e se puser o multiplicador a 5 já dá 66.8 x 5 = 334 Mhz
e faço ixto sem mexer no FSB, axo eu....


GrYfInNdOr, komo é k eu vejo a temperatura????
na manual da mobo mostra lá uma imagem da BIOS setup k tem uma cenas da temperatura max eu nao consigo entrar nao sei pk..
nao há outra maniera de ver a temperatura..
e já agora em k temperatura nao deve passar...

obrigado,
 
Sim, pode-se so aumentar o FSB ou so aumentar o Multi.

por ex, imagina que o teu celeron so dá 500mhz.

podes ter:

6*66= 400mhz +/-

4*100= 400mhz

è obvio que o segundo resultado tem performance mt maior, pois o fsb e mt superior.

Tens que tentar achar o valor que te dê melhor performance, e para isso tens que mexer com o multiplicador e com o fsb.

Se queres so tentar fazer overclock para exprimentar, exprimenta aumentar o fsb só ou só o multi.

Se ele começar a ficar instavel aumenta as voltagens.
 
Duh! Porque achas que está um smiley (:)) depois da minha pergunta? Ironia? Hello? McFly?
 
a k ter em conta k as board da FIC saum fdd canto ao oc... a minha diz k da pra ir aos 133mhz e meter o cpu a 500mh/600mhz e n passa dos 450~mhz so msm indo a bios pk pelos jumpers o assunto e' feio
 
poix... eu alterei os jumpers komo dizia no manual da mobo para fikar o multiplicador a 5 (tava a 4.5) e nao alterou nada na velocidade do processador!!:mad:

depois foi ao bios setup e alterei o FSB para 75 mhz (tava a 66.8) e já fikou a 333 mhz...
lá no bios setup o maximo k tem é 75 mhz.. é o maximo k dá??? ou há outra maneira de aumentar o FSB sem ser pelo BIOS setup??

_PrEdAt0r_ consegues ver a temperatura do CPU atraves do BIOS setup???
 
ver a temperatura n... ms tipo atraves da bios consigo meter nos 133mhz ficando o precessador a 600mhz (e' um 450mhz)
ms o recomendado pra usar saum os 112mhz ficando o processador a 504mhz sem crashes nenhuns.
kuanto a kestao do teu fsb taum baixo, mete o fsb dos jumpers a 100mhz e dps mete a bios no maximo e ve os resultados.
ps: a tua bios n da mais k os 75mhz? faz pag down pra ver se tem mais pah :D
 
as FIC são PESSIMAS seja para o k for !!! para alem dos fracos componentes ... em termos de qualidade são péssimas para OC!!! tipo sempre podes tentar dar a volta por software e veres se consegues ir mais além!!! em relação ás temp's orienta um prog k dê para ver a temperatura(será k akilo tem algum thermal diode??? axu k n) sn metes uma especie de termometro para veres isso ...

fsb=front side bus, é o barramento do bus de dados, isto é, originalmente a velocidade de transmissão dos dados do teu processador e afins é feita a esta velocidade (de 66 mhz mas no teu caso) ... ao aumentares estás a aumentar a velocidade de transmissão a nível do sistema todo ... caso n estejas a ver o k te digo a explicação é facil, ao aumentares o fsb estás aumentar a velocidade de transferência das placas pci (logo podes haver crashes mtos deles originados por estas placas e n só), da ram ...
 
desculpa lá savage... mas os PII só bloquearam o multi a partir do 400 mhz e ñ foi em todos, pois o meu é 350 e ñ tem o multi bloqueado!
quanto ao fsb eu já testei o meu a 399 133x3 e tenho mais performance do 5x100 500mhz, chega a ser +5%!
 
Back
Topo