1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

iniciante em OC...

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Hawkins, 16 de Junho de 2002. (Respostas: 21; Visualizações: 1979)

1. Hawkins

Hawkins Power Member

Hi, sou novo aki no forum e no mundo do OC.... :)
    andei a ler umax cenax sobre OC e keria komeçar a perceber um bokado disso e para isso tenho o meu pc antigo, pra começar... é um:
    celeron 300mhz
    FIC VL-601
    256MB
    TNT m64 32MB
    deve xegar isso....

eu tive a ler k uma das formax de aumentar a velocidade do processador é aumentar a frequencia interna (o multiplicador), certo???:rolleyes:
    e a minha mobo permite isso pk eu já tive a ver no manual...
    o multiplicador tá a funcionar a 4.5 e posso aumenta-lo pra 5.

eu gostava de saber se posso fazer isso sem por em risco a mobo, o processador ou kualker outro componente...
    eu kero fazer isso tb sem por nenhum cooler, nem fans nem outra cena kualker...
    é só para começar....

obrigado a todos
    [[[]]]

2. GrYfInNdOr

GrYfInNdOr Power Member

A maneira de começares com esse material, é realmente aumentares o multiplicar, sempre tendo em atençao as temperaturas, se tiveres um temperatura fine, entao tens tudo para um overlcock estável.

Para depois puderes testar o cpu e ver se o magano está realmente estável podes usar o prime95.

boa sorte com isso :)

3. MEIA

MEIA Power Member

"eu tive a ler k uma das formax de aumentar a velocidade do processador é aumentar a frequencia interna (o multiplicador), certo???"

- Aqui parece haver uma confusão qualquer. Existe o multiplicador e existe o FSB ( Front Side Bus ), que é a frequência, não sei do que, depois a malta esplica melhor.

Para aumentar a velocidade do processador, vai ter que aumentar o FSB, que depois deve ser no teu caso 66 MHz (um pouco a cima) e depois aumentar o multiplicador.
    Para saberes a que velocidade é que o computador está a trabalhar, basta multiplicar o FSB pelo multiplicador. FSB X Multiplicador = velocidade do processador.
    No teu caso -> 66 X 4.5 = 300 +/-.

No teu caso o FSB mais alto que podes atingir, só mexendo na board é de 100MHz, mas existe software que pode levar isso um pouco mais além (penso eu de que).
    Depois metes o multiplicador a 5.
    Ora bem se o teu computador aguentar tens 100 X 5 = 500.
    Duvido que dé tanto, pois é um ganho de mais de 50%. vai aumentando devagarinho o FSB, talvez de 5 em 5 MHz, não sei se podes fazer isso. Depois quando o computador encravar, podes sempre fazer um resete à bios e pores um FSB um pouco mais baixo do que originou o "crachanso"

"eu gostava de saber se posso fazer isso sem por em risco a mobo, o processador ou kualker outro componente..."

- É claro que se pões qualquer coisa a funcionar para além do que está preparado para funcionar, corres o risco de estragar a motherboard, processador, qualquer componente do computador.

Também não tenho muita experiência nisto, mas axo que já dei umas ideias.

4. Hawkins

Hawkins Power Member

yeah Fakezeus...
    max axo k se pode so aumentar o multiplicador sem aumentar o FSB...
    o FSB tá a 66,8 MHZ 66,8 x 4.5 = 300.6 Mhz

e se puser o multiplicador a 5 já dá 66.8 x 5 = 334 Mhz
    e faço ixto sem mexer no FSB, axo eu....

GrYfInNdOr, komo é k eu vejo a temperatura????
    na manual da mobo mostra lá uma imagem da BIOS setup k tem uma cenas da temperatura max eu nao consigo entrar nao sei pk..
    nao há outra maniera de ver a temperatura..
    e já agora em k temperatura nao deve passar...

obrigado,

5. [BIOHAZARD]

[BIOHAZARD] Power Member

Sim, pode-se so aumentar o FSB ou so aumentar o Multi.

por ex, imagina que o teu celeron so dá 500mhz.

podes ter:

6*66= 400mhz +/-

4*100= 400mhz

è obvio que o segundo resultado tem performance mt maior, pois o fsb e mt superior.

Tens que tentar achar o valor que te dê melhor performance, e para isso tens que mexer com o multiplicador e com o fsb.

Se queres so tentar fazer overclock para exprimentar, exprimenta aumentar o fsb só ou só o multi.

Se ele começar a ficar instavel aumenta as voltagens.

6. SUp3rFM

SUp3rFM Guest

Hmm.. o Celeron não tem o multi bloqueado? :)

Só te safas aumentando o FSB.

7. savagedemon

savagedemon Banido

Sup3rFM desde já do pentium2 para cá os processadores estão estupidamente bloqueados por multiplicador(Obrigado Intel),

8. SUp3rFM

SUp3rFM Guest

Duh! Porque achas que está um smiley (:)) depois da minha pergunta? Ironia? Hello? McFly?

9. savagedemon

savagedemon Banido

Sou Jorge mas não MCFLY.....

10. _PrEdAt0r_

_PrEdAt0r_ Power Member

a k ter em conta k as board da FIC saum fdd canto ao oc... a minha diz k da pra ir aos 133mhz e meter o cpu a 500mh/600mhz e n passa dos 450~mhz so msm indo a bios pk pelos jumpers o assunto e' feio

11. Hawkins

Hawkins Power Member

poix... eu alterei os jumpers komo dizia no manual da mobo para fikar o multiplicador a 5 (tava a 4.5) e nao alterou nada na velocidade do processador!!:mad:

depois foi ao bios setup e alterei o FSB para 75 mhz (tava a 66.8) e já fikou a 333 mhz...
    lá no bios setup o maximo k tem é 75 mhz.. é o maximo k dá??? ou há outra maneira de aumentar o FSB sem ser pelo BIOS setup??

_PrEdAt0r_ consegues ver a temperatura do CPU atraves do BIOS setup???

12. _PrEdAt0r_

_PrEdAt0r_ Power Member

ver a temperatura n... ms tipo atraves da bios consigo meter nos 133mhz ficando o precessador a 600mhz (e' um 450mhz)
    ms o recomendado pra usar saum os 112mhz ficando o processador a 504mhz sem crashes nenhuns.
    kuanto a kestao do teu fsb taum baixo, mete o fsb dos jumpers a 100mhz e dps mete a bios no maximo e ve os resultados.
    ps: a tua bios n da mais k os 75mhz? faz pag down pra ver se tem mais pah :D

13. oc_nightmare

oc_nightmare Power Member

o meu tá a 600 (4.5x133) e nada de crashes.... apenas lhe aumentei o vcore e melhorei o cooler:D

14. _PrEdAt0r_

_PrEdAt0r_ Power Member

nightmare k board tens?

15. oc_nightmare

oc_nightmare Power Member

via 693a (shuttle)

16. _PrEdAt0r_

_PrEdAt0r_ Power Member

pois as da via saum fixes pra oc... agora a do Hawkins pra oc e' fdd.. tipo a minha k tb e' uma fic

17. savagedemon

savagedemon Banido

Cá na técnica adoramos Fic....ui ui.......

18. Morpheus

Morpheus Banido

as FIC são PESSIMAS seja para o k for !!! para alem dos fracos componentes ... em termos de qualidade são péssimas para OC!!! tipo sempre podes tentar dar a volta por software e veres se consegues ir mais além!!! em relação ás temp's orienta um prog k dê para ver a temperatura(será k akilo tem algum thermal diode??? axu k n) sn metes uma especie de termometro para veres isso ...

fsb=front side bus, é o barramento do bus de dados, isto é, originalmente a velocidade de transmissão dos dados do teu processador e afins é feita a esta velocidade (de 66 mhz mas no teu caso) ... ao aumentares estás a aumentar a velocidade de transmissão a nível do sistema todo ... caso n estejas a ver o k te digo a explicação é facil, ao aumentares o fsb estás aumentar a velocidade de transferência das placas pci (logo podes haver crashes mtos deles originados por estas placas e n só), da ram ...

19. savagedemon

savagedemon Banido

Já vos contei daquela Fic que só trabalhava deitada?A board Alentejana!

20. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

desculpa lá savage... mas os PII só bloquearam o multi a partir do 400 mhz e ñ foi em todos, pois o meu é 350 e ñ tem o multi bloqueado!
    quanto ao fsb eu já testei o meu a 399 133x3 e tenho mais performance do 5x100 500mhz, chega a ser +5%!

Partilhar esta Página