Iniciante em programação!

Epa, explica lá melhor isso. Em que é que consiste a aplicação mesmo?

Isso é uma longa historia, mas resumindo, a nossa firma encomendou um programa para uns quiosques de pagamentos que nós construi-mos, mas o programa sempre deu problemas que demoraram a ser corrigidos pelo programador. Como o cliente já se estava a queixar bastante, eu cheguei-me á frente, perguntei a um prof. universitario qual a melhor linguagem para um RAD (rapid aplicattion development), e ele indicou-me o Python e o tal livro (How to think like a computer scientist). Depois fui á ***** comprei o tal livro de Python da FCA, mais um de SQL (tambem nunca tinha trabalhado), e fechei-me 2 semanas no escritorio.

Como resultado final, aprendi Python e Sql, fiz um programa totalmente novo para os quiosques que agradou bastante ao cliente final, estando hoje a trabalhar 24/24 horas em duas universidades, sem problemas de maior.

Antes disso a ultima linguagem de programação que tinha utilizado para pc tinha sido Clipper, tipo há uns 14 anos atrás.

Se tiver autorização, talvez faça aqui um post com screenshots e fotos dos quiosques.
 
Isso é uma longa historia, mas resumindo, a nossa firma encomendou um programa para uns quiosques de pagamentos que nós construi-mos, mas o programa sempre deu problemas que demoraram a ser corrigidos pelo programador. Como o cliente já se estava a queixar bastante, eu cheguei-me á frente, perguntei a um prof. universitario qual a melhor linguagem para um RAD (rapid aplicattion development), e ele indicou-me o Python e o tal livro (How to think like a computer scientist). Depois fui á ***** comprei o tal livro de Python da FCA, mais um de SQL (tambem nunca tinha trabalhado), e fechei-me 2 semanas no escritorio.

Como resultado final, aprendi Python e Sql, fiz um programa totalmente novo para os quiosques que agradou bastante ao cliente final, estando hoje a trabalhar 24/24 horas em duas universidades, sem problemas de maior.

Antes disso a ultima linguagem de programação que tinha utilizado para pc tinha sido Clipper, tipo há uns 14 anos atrás.

Se tiver autorização, talvez faça aqui um post com screenshots e fotos dos quiosques.
Era engraçado :)
 
Porque que ng recomenda haskell??:rolleyes: lol (UM rulles!!)
Eu comecei por haskell e até nem me queixo...Para ganhar bons métodos de programaçao acho que é do melhor...no inicio roga-s pragas ao ghci mas depois até se agradece...
C só comecei a perceber melhor depois de ter arquitectura de computadores por isso não aconselho muito pa iniciar...

Python ta na moda agora?lol..Toda a gente a aconselhar...tenho que ver isso nas férias..
 
Eu ja programei em pascal e nao gostei, programo em vb6 e gosto
Vou ver se começo por Python agora nas ferias a ver o que sai :P

Sempre ja tenho algumas bases de programacao de outras linguagens, deve ser mais facil! nao sei daqui a unas dias ja vejo!
 
Porque que ng recomenda haskell??:rolleyes: lol (UM rulles!!)
Eu comecei por haskell e até nem me queixo...Para ganhar bons métodos de programaçao acho que é do melhor...no inicio roga-s pragas ao ghci mas depois até se agradece...
C só comecei a perceber melhor depois de ter arquitectura de computadores por isso não aconselho muito pa iniciar...

Python ta na moda agora?lol..Toda a gente a aconselhar...tenho que ver isso nas férias..

Não é agora. O Python sempre foi uma das linguagens mais usadas para se começar a programar, depois que o Pascal começou a ficar "esquecido".

Eu concordo, acho que o melhor para começar é Python até porque ajuda a boas práticas no que diz respeito à identação do código.

De resto, a evolução é mais ou menos natural: C -> Java -> C++/C#

Para o pedrosimoes, esquece começar por c++. Não te aconselho mesmo nada.
 
Depois de mais de 10 anos sem programar, voltei a programar em Pc atravez do Python.

Nada mais facil, simples e faz tudo, graficos, BD, jogos, ambiente grafico, e OOP.

Aqui tens o primeiro livro com que comecei, que tal como a linguagem é completamente free e open source.

http://www.ibiblio.org/obp/thinkCSpy/

Estive a ler, e achei muito bom...se calhar até melhor que o do Damas, e isso é dizer muito...:)

Digo-te que C não é uma má opção, mas pelo que vi até agora, Python dá-te o melhor de dois mundos: ensina-te boas bases de estruturação, como C faria; oferece mais flexibilidade como java
 
Back
Topo