Iniciante em watercooling

Então um rad de 45mm da Alphacool deve ser suficiente. Eu não vou fazer OCs agressivos. Além de apreciar a estética de um WC, o motivo pelo qual tenciono comprar um é por causa do silêncio.

Em relação aos fittings vou comprar os EK de niquel, ~ 5€ cada um.

Lá para Setembro volto a pensar nisto. Agora é aproveitar os dias de calor e ainda tenho de fazer uns investimentos no PC a nível de audio.
 
Acabei por ir para o liquid series 360...a ver se tenho tempo de montar isto no fds.

Fiquei foi surpreendido com o tamanho e peso da caixa
 
Eu tinha isto em mente,

CPU Block - 68€
GPU Block - 110€
GPU Backplate - 38€
Bomba + Res - 137€
Rad 360 + 240 - 140€
5 ventoinhas noiseblocker - 107€
1 L collant mayhems - 18€
3 M de tubo transparent primochill - 20€

Total: 638€.

Isto sem fittings nem a válvula para drenar o loop. Tudo somado, mais portes, deve andar perto dos 800€.

Com um rad e ventoinhas mais baratas podia poupar para aí 150€. Ainda assim é caro.
800€ onde??? estou a preparar um rad com 2 radiadores de 360 e nao chega a esses valores :s
 
Chiça, perto de 800 paus é puxadote. Eu fiz a festa por menos de 450 euros. A única coisa que comprei usado foi um conjunto de fittings "uma data deles de 45...90 e direitos". O conjunto custaria perto de uns 150 euros, comprei por 35 tudo. Foi um negócio da china.

E também só tenho um radiador de 360/60. Mas ainda assim arrefeço cpu e gpu, as temps são brutais, e menos de 450 euros achei interessante.

Se vocês se metem a comprar ventuinhas de 20 euros cada , e por logo 2 rads de rajada e afins, não há milagres. Dar quase 20 euros por 1l desse líquido, também não me parece uma ideia fenomenal.

Basicamente como já disse até atrás, consegues montar uma boa base inicial por bem menos.
 
eu montei um com material do ebay para o meu servidor por 60€ tudo novo de marca branca e ate hoje 0 problemas 5*
 
Os portes são puxados se vier por DHL express (que por sinal demora 24h Eslovénia » porta de casa). Com um kit pré-feito deles + rad extra + tubo + fittings + bloco gpu não estou a ver onde isso vai bater nos 800€ nem de perto nem de longe.

E além do mais (como mais tarde descobri) quem tiver empresa e estiver na página VIES VAT number validation paga o valor sem IVA.
 
Quando eu fiz essa simulação também acrescentei um tubo extra para a válvula de drenagem, o que me levou a acrescentar mais fittings e também um X-Splitter + Plugs. Todos esses extras e luxos é que fez subir o preço total. Também adicionei uma pump bracket porque poderia ser útil na minha caixa. Pode não ter sido 800€ como disse mas ficou lá perto.

Eu sou daqueles que quando não gosta de uma coisa não compra. Pode haver sistemas WC de 300 ou 400€ mas se eu não gostar não sou obrigado a comprar. Prefiro continuar a ar do que ter WC e não gostar dos componentes que lá estão.
 
E tens de montar tudo logo de uma vez porque? Assim passado algum tempo até perdes o interesse.

Ao montar por fases até acabas por ter mais gosto nas coisas, e como referi antes, até vais ganhando prática e experiência.
 
gradual não é ma ideia.

eu primeiro coloquei o bloco do cpu bomba/reservatorio e rad 360.

numa segunda fase coloquei um segundo rad 360 e blocos nas graficas
 
Já agora deixo o feedback de um iniciante que nunca tinha montado um sistema WC.

- Parafusos para o radiador+ventoinhas são muito justos (mais 2mm de comprimento ficavam no ponto...tive de retirar borrachas do chassi)
- Conectores (aperto da tubagem) convém comer bife antes
- ficha da bomba à MB podia e devia ser mais longa (caixas grandes não dá para passar por trás escondida); idem para as fans (para além da junção 3 em 1, falta extensão dos 4 pinos)

Não consigo estar a testar fugas durante 24h seguidas....ao fim de 2h a correr já montei tudo à confiança no aperto másculo dos conectores:facepalm:
 
Os conectores até apertas à mao sem grande esforço. Isso não é nenhuma transmissão de um carro.

As d5 costumam trazer um cabo bastante grande, a menos que a caixa tenha 2m de altura, não estou a ver o tamanho do cabo ser um problema. Até o acho grande demais.

Em relação ao teste, concordo, basta 2 horas e está bom. A menos que tenhas cometido um erro grave qualquer. Se há fugas, notas logo.
 
Os conectores tanto foi em esforço que eramos dois e com luvas para conseguir fazer força....um sistema plug and go seria muito mais fácil e fiável

A bomba, colocada no fundo da caixa, não tem fio para passar por trás da board e ligar ao cpu pump (caixa 780t)

De resto a temps estão todas entre os 28º-32ºC sem carga e com as ventoinhas no mínimo
 
epah calma la ....

estamos a falar de um kit da ek?

os conectores são apertados à mão e não necessitam de esforço nenhum, alias se estivermos a falar de blocos em plexi etc, se fizeres muita força vais estalar aquela porcaria toda.

precisas de 0 força é tudo estudado não necessitas de apertar muito.

se forem peças sei la de onde do ebay ai nao comento.
 
Sim, kit da ek e para enroscar de maneira ao tubo não sair quando puxado(não estou a falar da rosca fitting-bloco essa é fácil, mas sim da rosca tubo-fitting), vou mais longe, só com luvas.

Estudos à parte, comparado com um sistema de ar comprimido (7bar) que aqui tenho com fittings plug and go, está muito longe de ser userfriendly e principalmente força zero
 
acho que ha um equivoco qualquer aqui.

eu uso fittings da ek com tubo primochill, enrosco a mão com força q.b.

alias o tubo ate custa a entrar no fitting e mesmo sem rosca custa bastante a sair.

portanto ... bom não sei, se usaste tudo o que estava no kit as medidas devem de estar todas certas mas no meu caso mesmo sem a rosca de pressão o tubo nao sai facilmente.
 
Não há equívoco, principalmente quando é claro que comprei e usei o dito kit (EK- L360);)

E apenas relatei a minha (primeira) experiência com um sistema do género. Comparando com outros sistemas pneumáticos (positivos e negativos) a facilidade não é a devida ou melhor a desejável.

E sim o encaixe tubo-fitting não é fácil tirar...mas sai com força se a rosca que aperta o tubo não for até ao fim. E ai falamos de andar de volta com luvas para apertar até desaparecer a rosca.

Como digo (e não sei se haverá de outras marcas ou mesmo da própria EK) nos tempos que correm há fittings de encaixe/desencaixe rápido a aguentar muito mais pressão que qualquer sistema WC alguma vez terá. E para um iniciante seria top.

Mas prontos podia ser ao contrário e ainda tinha de ir buscar o rolo de teflon:D
 
Back
Topo