Iniciante em watercooling

Já tinha respondido https://forum.zwame.pt/threads/iniciante-em-watercooling.963467/page-3#post-13968615

Ainda não perdi a ideia do WC. Vou é esperar uns tempos.
Estamos no mesmo barco ando a querer entrar neste mundo de watercooling mas como tu reparei que um ciclo cpu e gpu fica um bocado puxado.. o valor acima dos 500 euros assusta um pouco e chegar perto dos 800 ainda mais (praticamente o preço de uma board+cpu+ram de uma nova geração). Vou tnb esperar para ver se consigo algo mais em conta.
 
Para colocar wc num cpu e GPU será preciso qual material necessário para por funcionar.
Radiador recomendado 360?

1 bloco CPU
1 bloco GPU
1 bomba + 1 reservatório ou 1 combo bomba+reservatório
1 radiador
ventoinhas qb em função do(s) radiador(es)
2 fittings por elemento do loop (8 ou 10)
2 a 3 metros de tubo
~ 1L de liquido

Um radiador de 360 chega. Mas quanto mais superficie de radiadores tiveres, melhor.

Como digo (e não sei se haverá de outras marcas ou mesmo da própria EK) nos tempos que correm há fittings de encaixe/desencaixe rápido a aguentar muito mais pressão que qualquer sistema WC alguma vez terá. E para um iniciante seria top.

@tonyV

Já existem sistemas de quick disconnect, mesmo de marcas especializadas em WC. Mas são mais caros que os fittings normais, e ocupam consideravelmente mais espaço o que nem sempre é prático (ou possível) nas builds.

Os quick disconnect da Koolance, por exemplo, são cerca de 2,5x mais longos que os fittings normais de EK. Na minha build, acho que não conseguia substituir mais de metade dos fittings.
 
Última edição:
Sim, kit da ek e para enroscar de maneira ao tubo não sair quando puxado(não estou a falar da rosca fitting-bloco essa é fácil, mas sim da rosca tubo-fitting), vou mais longe, só com luvas.

Estudos à parte, comparado com um sistema de ar comprimido (7bar) que aqui tenho com fittings plug and go, está muito longe de ser userfriendly e principalmente força zero

A mim não me surpreende nada, desde que compro um reservatório da ek e nem com os fittings g1/4 da ek era compatível, nem com nenhum dos que tinha tentei com bitspower/alphacool tinha sempre fugas por aquele res, fugas pequenas mas estavam lá era visível de dia para dia o nível do liquido a descer e por sorte não me estragou nada, basicamente era a peça mal maquinada e eu para não me chatear maquinei eu mesmo a peça e ficou tudo direito. Para mim a ek começa a ser duvidosa em alguns aspectos.
 
A mim não me surpreende nada, desde que compro um reservatório da ek e nem com os fittings g1/4 da ek era compatível, nem com nenhum dos que tinha tentei com bitspower/alphacool tinha sempre fugas por aquele res, fugas pequenas mas estavam lá era visível de dia para dia o nível do liquido a descer e por sorte não me estragou nada, basicamente era a peça mal maquinada e eu para não me chatear maquinei eu mesmo a peça e ficou tudo direito. Para mim a ek começa a ser duvidosa em alguns aspectos.

Isso acontecia com todos os ports? Só estou a perguntar porque no meu combo pump/reservatório, nos ports de entrada têm que ser usados os Extenders G1/4. Como estava a usar o segundo para uma sonda, e aquilo só traz um extender, ainda demorei um bocado a perceber porque é tinha fugas desse port.

Foi o único "problema" que tive com o material da EK, e mesmo isso foi mais por que não li o manual como devia.
 
O res é este:
buFHGnn.jpg


Basicamente as três portas do topo
ek-res-x3-white_2_800.jpg


mais as duas do fundo e aquela sozinha na lateral
https://www.*****/media/image/thumbnail/WC315EK_60933_800x800.jpg

não dá para meter lá nenhum fitting porque encosta nas bordas sem roscar até ao fundo e depois fugas, quando comprei não vinham instruções nenhumas e não acho que seja para usar adaptadores, acho que foi mesmo mau design, depois de eu me deparar com o problema fui ler e mais pessoas partilharam casos iguais ao meu.
 
Uma coisa é certa, tudo no mínimo (silêncio portanto) e as temps não passam dos 42ºC (máximo num core....por sinal sempre o mesmo com a temp mais alta)

Quando precisar de substituir a minha gráfica, lá irei expandir o loop
 
@godevskii

Isso é o EK-RES X3 250 - White, não é?

Pode ter sido mau design e eles depois terem remediado com os extenders, mas é nessas portas que eles agora dizem que é necessário usar os extenders. Mas mesmo assim conseguiram enganar-se no manual e no site, falam em portas #3, #4 e #6 do reservoir bottom, mas a #6 é no topo. As #3, #4 e #5 são exactamente aquelas em tiveste o problema :). E eu também, mas com o EK-XRES 100 DDC 3.2 PWM Elite.
 
@tiagopestana sim é o x3 white mas o tubo é 150mm, este é custom porque como vês tanto o topo como o fundo são multi port, comprei as partes e montei porque ficou mais barato que comprar um res completo e era a solução que mais jeito me dava.

Pois mas eles não mencionam no esquema deles que na porta 5 também tens de usar uma porcaria de adaptador, para mim não faz diferença porque eu não a usei, mas quanto às do topo e fundo qualquer uma delas tens fuga se não usares esses tais adaptadores, no teu caso é semelhante mas já vem com o adaptador incluído, sei disso porque também tenho ali uma ddc noutro sistema e é só na porta in e traz o adaptador:

PiMuqSE.jpg


agora eu nem instruções nem adaptador nem nada, talvez possa ter sido por comprar às partes mas mesmo assim acho mau design da parte deles, o que lhes custava terem maquinado mais 1.5mm?!?!?
 
Back
Topo