Iniciante linux

gugamano

Power Member
Há muito tempo que ando á procura de um desafio nesta ''caixinha de surpresas'' que tenho cá em casa.
Tenho o windows mas gostava de me aventurar no linux, pois já me disseram que é muito melhor que o windows e nada é facil. Preciso mesmo de alguma coisa que me pusche pela cabeça pois ultimamente ando com uma rotina estranha no computador Hi5----Mininova--Messenger e desligar o pc.
Por isso é que queria fazer alguma de ''jeito no pc''.
Gostaria que me indicassem o melhor linux pa iniciante e aquelas coisas pa começar.

Abraço
Obrigado:P
 
Mesmo para quem queira aprender a fundo, se nunca mexeu em Linux, o LFS é capaz de ser um "bocadinho" puxado não?

Se for para começar a fundo e com muito (mas mesmo muito) tempo disponível aconselho Gentoo, têm que se fazer muita coisa em que outras distros já vêm a papinha toda feita, mas não e por acaso que é das distros com mais documentação, que permite a quem está no início fazer e perceber o que está fazer.

http://www.gentoo.org/main/en/about.xml
http://www.gentoo.org/doc/en/handbook/handbook-x86.xml
http://en.gentoo-wiki.com/wiki/Main_Page
 
Pois eu não percebi muito daquilo..... Aquilol dizia que eu tinha de ter 1 linux.... Bem adiante vou ai ver esses sites que me recomendas-te.
Ando na escola, por isso agora que veem ai as ferias tenho imenso tempo livre. Vou passar agora po 9º ano.
Abraço
 
Bom até me admira ninguem falar nele, no ubuntu.
A instalçao é das mais simples que podes ter, existe uma comunidade enorme o que acaba por fazer do ubuntu uma das distros mais faceis de aprender, pq geralmente quando tens uma duvida tem sempre alguem que ja passou pelo mesmo problema.

Alem do mais tem ferramentas espectaculares como o apt e mais.

Eu recomendo-te o ubuntu, mas atençao, aprende a usar a shell e a conhecer os comandos para que o ubuntu se torna ainda mais facil de usar, afinal nao podemos esquecer que o linux é sempre linux e por mais intuitivo que o tentem tornar ele nunca vai deixar de ser o sistema operativo dos que sabem realmente o que fazem e o que querem.
 
Primeiro convém esclarecer que se vais usar linux a pensar que é melhor ou não é a forma errada de pensar, linux é diferente, dependendo do que pretendes fazer com o pc poderás encontrar uma ou mais distros que encaixem no que pretendes, depois é vontade de aprender umas coisas novas e explorar.
Sendo que nunca usaste, o recomendável seria leres os stickys deste forum sobre linux, depois com calma escolheres uma distribuição e começares a brincar, ao inicio se encontrares dificuldades a adaptar-te vai tentando pois se estás habituado ao windows há coisas em linux que são simples mas que são diferentes e tens de aprender, outra coisa é os programas para linux antes de pensares em wine para correr aplicações windows googla a ver se existem programas nativos que sirvam e satisfaçam os requisitos que pretendes, pois os programas em linux têm um aspecto diferente mas funcionam.

Espero que gostes do mundo linux, como eu gostei e agora já não consigo largar.

Para puxar a "brasa à minha sardinha" uso linux mint para iniciantes EU considero-a bastante boa assim como ubuntu.

Cumps
 
Instala o Linux Mint ou o Ubuntu. Ambas são optimas para iniciantes em Linux, e mesmo não sendo tão configuráveis ou que dêem tantas dores de cabeça, às vezes tens que mexer com a CLI, aí é que está a pinta.

Acabei de instalar o Mint 7 à coisa de 2 horas (Wubi) e digo-te, isto é óptimo, só falta fazer bolos :007::007:.
 
As fontes fidedignas geralmente são os sites oficiais...
procura no site distrowatch.com a distribuição que queres sacar, que na descrição da distribuição eles metem lá links para a página oficial, para pagina de screenshots...
 
Só conheço o Ubuntu e Fedora, e eles instalam o GRUB (um bootloader) automaticamente, mas suponho que as outras façam o mesmo...
 
Última edição:
Pessoal, daqui falo do UBUNTU! Agora Preciso de umas ajudas! Como é qua conseguir!e eu instalo o Flash player para ver filme no youtube ?? É que eu não estou a conseguir!
 
Back
Topo