iniciante/ pc velho com ubuntu

rrft

Power Member
bom dia

tenho um computador velho aqui para casa que gostava de instalar o ubuntu nele.

A configuração do computador é a seguinte:

pentium 3 a 1,5Gz
memória ram 256 (vou meter 512 ou 1 Gb, pois acho que tem, foi-se)
Placa gráfica geforce MX200- 64 Mb
Placa de som Sound blaster live qualquer coisa que não me lembro.
Disco de 40 Gb
leitores de dvd
e gravadores

Quero este computador basicamente para aceder a net por cabo ethernet ligado a rooter d link, e google earth.

Basicamente quero saber se vou ter problemas com drivers? e se acham que o sistema vai tar funcional com estas caracteristicas?

PS: Sou utilizador de mac os x, nunca trabalhei com linux, mas gosto do que tenho visto por ai do ubuntu, como o linux a correr em computadores bem antigos.

obrigado
 
Tenta archlinux ou Slackware ;) São duas distros bastante leves. Também andava ai um projecto com base no ubuntu 8.10 mas usando FluxBox (e não, não era o Fluxbuntu) que também deve funcionar bem nisso. Como o AndreAPL disse, já há uma thread com bastante informação sobre isso
 
funciona lindamente para google earth e afins assim como está... muito provavelmente essa board nem 1Gb suporta de RAM

Tenho um um P3 9**MHz (OC), 256RAM, disco de 40Gb e gráfica uma XF5200 128 (acho que é este o nome correcto) em Windows XP e correr muito bem para os mais incrédulos, joguei GTA3 nesse computador sem qualquer problemas de fluidez com os gráficos um pouco acima do low, logo em google earth deve correr bem

EDIT

System Requirements for Google Earth



  • Kernel: 2.4 or later
  • glibc: 2.3.2 w/ NPTL or later
  • XFree86-4.0 or x.org R6.7 or later
  • CPU: Pentium 3, 500Mhz
  • System Memory (RAM): 256MB
  • Hard Disk: 400MB free space
  • Network Speed: 128 Kbits/sec
  • Graphics Card: 3D-capable with 16MB of VRAM - Screen: 1024x768, "16-bit High Color" screen
ou


  • Operating System: Windows 2000, Windows XP, or Windows Vista
  • CPU: Pentium 3, 500Mhz
  • System Memory (RAM): 256MB
  • Hard Disk: 400MB free space
  • Network Speed: 128 Kbits/sec
  • Graphics Card: 3D-capable with 16MB of VRAM
  • Screen: 1024x768, "16-bit High Color" - DirectX 9 (to run in Direct X mode)


E o preço da RAM 512Mb para este computador mais vale comprar um computador low end de qualquer loja de informatica... não deve ficar por menos de 70€
 
Última edição:
Não terás problemas com a ram se perderes tempo a personalizar o SO! No meu pc tenho ubuntu a consumir de base 150MB, o que é realmente pouco! Podes sempre experimentar ambientes mais leves como o XFCE.

Uma coisa te posso garantir, com esses recursos, personalizando o SO, conseguirás tirar mais partido do que com um XP. Pelo menos eu consegui no meu velhinho P3 1ghz 256MB ram.

(Não sei se o posso dizer aqui, se não puder avisem-me. Se precisares de ram pc133 diz que tenho aqui 3 de 128mb, dependendo de quantas slots a tua board tiver)
 
Última edição:
Não será antes um PIV a 1.5GHz?

O melhor é experimentar alguns live CDs de modo certificar que a distro é suficientremente rápida e, mais importante, que reconhece todo o hardware.

Começa por esta: Puppy Linux 4.1.2
 
desde já obrigado pessoal.

Vou analisar bem a situação, até porque o computador nem tá a funcionar. (em principio foi a ram que pifou, vamos lá ver se é só isso). Depois tenho de ver se vale mesmo a pena.

Personalizar o sistema operativo está fora de questão, pois nao tenho conhecimentos para isso, nem tempo para isso, pois a universidade não me dá tempo para nada:004:

Cada vez fico mais impressionado com o o linux.....um sistema operativo com 96mb...lol....onde é que isto já se viu.

vou dando noticias pessoal.
 
Se és iniciante realmente acho que ubuntu é o mais indicado... Também não sou nenhum expert, apenas segui tutoriais da net! Recentemente experimentei várias distribuições e essas muito pequenas achei muito pouco apelativas sinceramente. Perde um tempinho (deixa passar agr a época de exames ;)) e experimenta XFCE e LXDE em ubuntu.
 
Se és iniciante realmente acho que ubuntu é o mais indicado... Também não sou nenhum expert, apenas segui tutoriais da net! Recentemente experimentei várias distribuições e essas muito pequenas achei muito pouco apelativas sinceramente. Perde um tempinho (deixa passar agr a época de exames ;)) e experimenta XFCE e LXDE em ubuntu.

Pois, sempre me disseram que o ubuntu era o mais indicado para iniciantes, pois já era práticamente tudo com interface gráfica.

XFCE e LXDE é um tipo de interface gráfica suponho?.....tás-me a dizer isso, pois essas são mais leves certo?
 
desde já obrigado pessoal.

Cada vez fico mais impressionado com o o linux.....um sistema operativo com 96mb...lol....onde é que isto já se viu.

vou dando noticias pessoal.

Instalei-o num portátil Toshiba Satellite Pro 4600 (Pentium III 800 MHz c/ 128 Mb) reconhecendo todo o hardware, ficando bastante mais rápido do que quando tinha o XP.
 
Por isso mesmo é que optei por ubuntu. Como o meu conhecimento de UNIX é igual a zero e sempre estive habituado a ambientes windows, depois de experimentar slack, foresight, mandriva, opensuse, DSL, kubuntu, xubuntu e ubuntu (assim se reprova a cadeiras 8-)), verifiquei que o mais indicado para iniciantes era mesmo o ubuntu e por aí me fiquei...
Sim são mais leves. O lXDE particularmente é muito atractivo em termos de rapidez/aspecto.
 
estou com muita vontade de instalar o ubuntu no computador, mas nao sei se vai valer a pena arranja-lo devido aos €€€€€€€€.

Por enquanto vo dando uma vista de olhos pelo ubuntu através de uma maquina virtual no mac os x.

já agora sabem-me dizer qual o melhor site de tutoriais para iniciantes?portugues de preferencia. lol
 
este fim de semana vou tratar do computador com um amigo, e se for problema da ram ele arranjame ram (isto é memória rimm ainda). Em princípio deve ficar com 384 mb de ram.lol...vam os lá ver como isto corre.

Tou mesmo inclinado para instalar o ubuntu, com os mínimos requisitos claro. Só espero que reconheça tudo.
 
este fim de semana vou tratar do computador com um amigo, e se for problema da ram ele arranjame ram (isto é memória rimm ainda). Em princípio deve ficar com 384 mb de ram.lol...vam os lá ver como isto corre.

Tou mesmo inclinado para instalar o ubuntu, com os mínimos requisitos claro. Só espero que reconheça tudo.

Em princípio não deves ter dificuldades mas caso tenhas algum problema de reconhecimento de software ou rapidez, lembra-te que existem outras distros.
 
tava para aqui a pesquisar e tenho uma duvida:

não será melhor o xubuntu?....visto ser para pc mais velhos, ou seja, não será mais leve?

em termos de utilização suponho que seja igual ao ubuntu, mudando só a interface (menos pesada).
 
Back
Topo