Iniciar-me em técnico de informática

malcriado

Power Member
Boa tarde, eu pretende iniciar-me em técnico de informática, mas não sei que fazer...
Estou no 11º ano de um curso de turismo (que não me diz nada), mais um ano e acabo, quero é a equivalência ao 12ºano.
A minha questão é, que fazer para ser técnico de informática? Não queria entrar em curso superior pois não tenho bases para tal, algo daqui http://galileu.pt ? (é um exemplo)
Será que esses cursos valem de alguma coisa?
Sou de lisboa tem que ser por estas zonas...
 
Não, a minha experiência é caseira simplesmente! Sei o básico.
Frequentei o 10º ano em informático, onde dei pascal, mas não apanhei nada!
Não sei mesmo por onde começar.
 
Boas. Há uns tempos atrás (fez há pouco tempo um ano que o comecei, e está a fazer meio ano que o acabei) tirei um curso do género no Porto, mas a empresa também tem instalações em Lisboa, por isso também deve haver esse curso aí. No meu caso foi mais para aumentar currículo e deixar portas abertas no caso de ser preciso fazer outra coisa (estava a terminar a licenciatura ao mesmo tempo...), mas acho que é mais ou menos o que procuras.

A formação tem duas grandes secções, uma parte da HP/CISCO que tens de estudar por livro (introdutória, só conhecimentos básicos - bem, pelo menos para mim eram básicos, como mexo em PCs desde 1988, mais ou menos, já pouco é verdadeiramente novo para mim - de hardware, para coisas mais avançadas é preciso o CCNA ou afins, que são mais específicos - no caso do CCNA, redes - e bem mais caros); e outra de formação teórico-prática lá nas instalações, onde aprendes a identificar o material, os componentes, chipsets, etc., etc., e onde acabas por ficar a reconhecer os erros mais comuns (e os incomuns também, há hardware interessantíssimo que dá erros que nunca pensaste poderem existir... lol).

Se te interessar, manda PM, que eu digo-te qual é a empresa.

Cumps.

Miguel
 
autodidacta -> estraga, repara e explora ao máximo tudo o que poderes a nível de HW e SW, arranja 2 pc's baratos para construíres uma pequena rede caseira para te iniciares em redes -> explora tudo muito bem, quanto mais melhor, quando te sentires com alguma preparação elabora um curriculos e começa a mandar para empresas, se fores aceite vais começar finalmente a amadurecer conhecimentos. se poderes (espero que sim) inscreve-te num curso qualquer que passem certificados da MS, CISCO, etc (infelizmente são caros) mas podem fazer muito por ti quando for para seres admitido numa empresa.

Boa sorte!

PS: NUNCA CURSOS QUE NÃO TE DÊEM ESSES CERTIFICADOS, OS QUE SÓ PASSAM CERTIFICADOS DE FREQUÊNCIA NÃO TE GARANTEM ACESSO A NADA!!!!
 
Eu recomendaria tentares trabalhar por algum tempo, mesmo que mal pago (não te deixes trabalhar de borla rapaz, não ganhas nada com isso :)), em qualquer actividade ligada ao ramo para ganhar algum "know how" da matéria, por exemplo numa loja de algum conhecido. Um curso (independentemente da certificação ou não) poderá ser muito bom, mas se fores para lá para "apanhar bonés" tambem pode ser uma perda de dinheiro, pelo que não recomendo um curso (especialmente uma certificação cara) a uma pessoa que não tenha trabalhado no ramo, nem que seja por pouco tempo.

Enfim, apenas a minha humilde opinião.

Abraço,
 
Back
Topo