1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Iniciar na Programação com 40 anos

Discussão em 'Programação' iniciada por Loesmulder, 8 de Agosto de 2018. (Respostas: 21; Visualizações: 1535)

1. Bom dia, gostava de saber se vale a pena iniciar na programação com 40 anos e qual a linguagem que recomendam. Também que formações ou escolas me podiam recomendar e qual o melhor trajecto se como freelancer ou numa empresa. Obrigado

2. Boa tarde Loesmulder,

Na minha opinião a questão da idade para iniciar uma aventura na programação não é, nem nunca será um problema.
    Seja com 20, 30 ou 40 é sempre necessária dedicação e empenho no estudo para além de muita prática.

Quanto a formação e escolas é um tópico já muitas vezes abordado aqui e há para todos os gostos. Pela minha experiência posso-lhe adiantar que há muita informação disponível na internet, muita bibliografia e com a tal dedicação, empenho e prática que falei anteriormente ao fim de uns dias já está a fazer algo engraçado que hoje talvez não tenha a noção de que é capaz.

"...algo engraçado" não será certamente uma aplicação para vender pot

Primeiro que tudo pesquise e tenha a noção do que quer fazer para o futuro. O mundo da programação é muito vasto e há dezenas de linguagens de programação que pode aprender.

Abaixo deixo alguns sites (gratuitos) por onde pode começar a aprender (ordem completamente aleatória):

https://www.khanacademy.org/
    https://www.freecodecamp.org/
    https://www.codecademy.com/
    https://www.w3schools.com/

São apenas algumas opções e todas elas em inglês, a língua oficiosa das LP (linguagens de programação), por isso, se não se sente à vontade com a língua pode começar por ai.

Falando em 'escolas'... outro assunto que divide opiniões:
    Penso que já foi desmistificado o facto de que um Eng. Informático é um programador puro e duro. A licenciatura abre muitas portas (e janelas) mas nunca vai ensinar a alguém tudo sobre programação. Longe disso! Aliás, conheço muito bons programadores com 20 anos de experiência que ainda hoje estudam e fazem pesquisas para conseguir resolver problemas. E é isso que um programador acaba por fazer: conseguir soluções para os problemas/necessidades que vão surgindo no dia a dia.

Esta é uma área em constante modernização e desenvolvimento e não basta apenas o estudo inicial para se auto-proclamar 'Programador'. Deve existir um estudo constante para se manter actualizado com que sai cá para fora.

Existem muitos (e bons) Bootcamps por ai, uns onde se pagam mais do que outros. Mais uma vez lhe digo: pesquise e veja o que é mais indicado para si:

http://www.academiadecodigo.org/
    https://www.lewagon.com/
    https://www.eddisrupt.com/
    https://edit.com.pt/

Depois existem outros centros como a Flag, Galileu, Formabase, Altelógica, Citeforma... mas não posso opinar sobre estes. Por muito disciplinado que seja a aprender sozinho, vão sempre existir problemas que vão demorar dias a serem resolvidos pelo seu espírito auto-didacta e é sempre aconselhável ter algum mentor ou alguém que o possa orientar e também desafiar a ir mais longe nesta aventura da programação.

Espero ter ajudado em alguma coisa! Comece por algum lado... depois de começar apenas precisa de dedicação e foco!

Não desespere.. e quando achar que chegou a um beco sem saída pesquise, pergunte e volte a tentar. É o dia-a-dia de um programador, quanto mais de alguém que está a começar agora.

Cumprimentos,

3. cconst

cconst Power Member

@geldof foram bons conselhos os teus.

Vou apenas acrescentar o seguinte: @Loesmulder antes de escolher uma linguagem de programação, pense em aprender algoritmia, em lógica de programação, em saber o que é uma programação procedimental e uma programação orientada por objectos. Acho mesmo que é muito importante pensar - mesmo que em português (pseudo-código) - antes de se investir numa linguagem (condições, ciclos, arrays, listas, classes, interfaces... saber estas coisas independentemente da linguagem... depois será muito mais fácil).

Portanto, deve-se procurar um livro bom que aborde as questões básicas e torna-lo no livro de cabeceira durante algum tempo. Normalmente esses livros estão "agarrados" a uma linguagem de programação... arriscaria dizer que ao C/C++ é o mais frequente.

Acho que não há limite para a aquisição de conhecimento. Por isso: força!

4. Seeba

Seeba Power Member

Antes de mais @geldof disse tudo! Como @cconst referiu é muito importa que percas tempo com pseudo-codigo e fluxo gramas, antes de saltares para Programação orientada a objeto, pois vais ter uma ideia melhor de como é que as coisas funcionam.

Dou-te um exemplo de linguagem de programação C que acho ideal para quem inicia no mundo da programação. Quando comecei a estudar programação sempre que olhava para PASCAL ou C odiava pois achava extremamente difícil a linguagem C o PASCAL nem tanto. Mas com o passar do tempo e ao entrar no mundo da programação orientada a objetos ou (POO) deu para entender de outra maneira como é que os Array's, Listas etc funcionam e isso é muito importa entender, pois em POO "tens" a papinha feita para a maioria das coisas como array, listas, map's etc. Mesmo que demoras mais tempo a entender estes conceitos e ganhar "logica" vais ver que é muito mais fácil compreender o resto.

Dito isto, quando achares que já tens alguma ideia de como as coisas funcionam foca-te no teu objetivo, isto é, queres começar a programar, tens que ver o que queres desenvolver? Apps, mobile apps, websites, jogos etc. Depois de teres isto em mente tens o site udemy que é muito bom mas pagas 10/20€ por curso. Depois tens os sites free's e também o mundo youtube onde já encontras tudo basta saber procurar o que realmente necessitas.

5. @cconst sim, de facto faltou essa parte... Lógica de programação é extremamente importante para conseguires desenvolver seja o que for, a não ser que fiques apenas por HTML + CSS mas isso não são linguagens programação.. e sinceramente, só com isso não consegues trabalho em lado nenhum.

@Seeba Udemy... boa dica! Cursos baratos e alguns valem bem a pena... existem um de Java em que ficas a saber mais do que pessoal com mestrados :)

6. raoc

raoc Power Member

Eu iniciei-me recentemente em LCC via licenciatura em outros cursos superiores e aparte de não terem horários para trabalhadores estudantes :(, informei-me antes de dar este passo e apesar do primeiro ano em tempo parcial ter sido muito difícil penso que este ano ja terei melhor organização do horário. informei-me em vários fóruns e videos de youtube sobre como abordar esta temática da idade..
    Só tenho um problema, diferença de idade para os colegas, "impede-me" de ter alguém com quem evoluir...só em equipa é que evolui-mos e aí tem sido a minha maior dificuldade.

7. Addax

Addax Power Member

qual é esse curso Java que falas?

8. @Addax envio-te o link em baixo:

https://www.udemy.com/java-curso-completo/

Aborda todos os tópicos essenciais de OOP utilizando o Java. Fala do mais básico até tópicos como Polimorfismo, expressões lambda, herança, encapsulamento, e por ai fora...

Por 20€ é do melhor que tenho visto por ai.

Edit: Atenção, que neste curso já convém ter uma noção de lógica de programação.
    Edit2: Neste curso só falta mesmo uma maior, e melhor, abordagem à interface gráfica do Java (GUI), mas depois deste curso é muito mais fácil entender essa parte.

Última edição: 10 de Agosto de 2018
  9. pulka

pulka Power Member

@Loesmulder tenho 40 anos e terminei agora um curso de Web Development na ETIC.
    Tenho licenciatura em Gestão e estava a trabalhar como comercial. Tive as mesmas duvidas que tu antes de dar este passo. Não me arrependi (até agora).
    Comecei à procura de emprego na área há cerca de 1 mês. Já fui a várias entrevistas, mas ainda nenhuma proposta.

Posso dizer-te que além do curso da ETIC, tenho usado o FreeCodeCamp e os cursos da Udemy. Ter um prof ou mentor, ajuda muuuiitttooo

10. @pulka só por curiosidade, já começou a trabalhar na área?

11. MangoLassi

MangoLassi Power Member

Concordo com tudo e a parte do mentor é muito importante. Se tiveres alguém conhecido com muita experiência que possa dar apoio e ajudar quando ficas eficas encravado é mesmo muito bom e até mesmo dar direcção, apontar o que possa tarde mal, etc.

12. kronozord

kronozord Power Member

Nao conheço nenhum mestrado em Java, que mestrados sao esses que ensinam uma linguagem de programação?

13. cd23

cd23 Power Member

Onde é que se falou em mestrado em Java?

14. kronozord

kronozord Power Member

Aqui

15. lenric

lenric Power Member

Ele não falou de mestrados em Java. O que disse (ou tentou dizer) foi que, na ótica dele, com um certo curso do Udemy ficas a saber mais de Java do que com um mestrado (genérico) em EI. Ou, por outras palavras, alguém que tire esse curso online fica a saber mais de Java do que o aluno médio mestre em EI.

16. kronozord

kronozord Power Member

Sim, tens razão mas essa comparação nao faz qualquer sentido

17. pulka

pulka Power Member

Ainda não, mas comecei à procura de trabalho em pleno Agosto :) Nas entrevistas avisaram logo que antes de Setembro não se passava nada.

18. Boas @kronozord

Não existem mestrados em Java, nem em C# nem em nada que se pareça. O que eu disse foi que existem cursos da Udemy que te preparam melhor do que alguns com mestrado em Eng. Informática e que trabalham com essas LP.

Para bom entendedor..

19. kronozord

kronozord Power Member

Apesar de eu concordar com este comentário, a comparação entre ambos nao faz sentido.
    O objetivo dos mestrados nao é ensinar a linguagem A ou B.

Última edição: 3 de Setembro de 2018
  20. Kleus

Kleus Power Member

Por isso é que para a grande maioria dos empregadores, mestrados não interessam.

Partilhar esta Página