Iniciar no mercado de trabalho

Boa tarde,

A minha situação é a seguinte: acabei agora a licenciatura em Engenharia Informática (em 3 anos) e vou entrar no mestrado no próximo ano.

No entanto, queria começar a fazer alguns "trabalhos" agora no verão, para ganhar experiência e também porque me faz falta ganhar algum dinheiro.

Sei que enviar curriculos para estágio de verão em fins de Junho é complicado e quase impossível encontrar um remunerado.

O que me aconselham? Por onde devo começar?
As minhas áreas de interesse são Bases de Dados, Desenvolvimento de Aplicações, Inteligência Artificial...


Agradeço desde já a vossa ajuda! Um abraço
 
Já pensaste num estágio de emprego, financiado em grande parte pelo IEFP? Acho que duram 1 ano. Ganhavas experiência, uns trocos, e no fim, se não estivesses interessado em ficar na empresa ou não quisessem oferecer-te um contrato de trabalho, podias sempre começar o mestrado.
 
Já pensaste num estágio de emprego, financiado em grande parte pelo IEFP? Acho que duram 1 ano. Ganhavas experiência, uns trocos, e no fim, se não estivesses interessado em ficar na empresa ou não quisessem oferecer-te um contrato de trabalho, podias sempre começar o mestrado.

Obrigado desde já pela resposta.

Seria interessante de facto, mas o problema é que acho que não estou ilegível para esses estágios pois o meu curso é Mestrado Integrado (UMinho), ou seja, não tenho diploma de licenciado. E também a minha ideia é fazer o curso todo em 5 anos, ou seja, falta-me mais 2.

Por outro lado, acho que me falta um certo "impulso" no mercado de trabalho. Tipo fiz as cadeiras todas de forma mais ao menos tranquila (média 14), mas sinto que me falta conhecimento para fazer coisas do 0, minhas.

Daí a ideia de andar a procurar estágios de verão ou outra coisa semelhante, para agora no Verão
 
Última edição:
Ah, ok! Como disseste que acabaste a Licenciatura, pensei que estavas a fazer 2 cursos distintos: Licenciatura e Mestrado. Nesse caso não sei se és elegível para estágio de emprego.
 
Obrigado pela informação!
Alguém sabe como costumam funcionar estes estágios no PEJENE na área de informática? O site deles não tem grande informação
O email foi enviado pelo gabinete de estágios da escola onde estudo (IPG) tenho a certeza que a Universidade do Minho tem algo semelhante, onde podes informar-te melhor.


Edit:

Até posso dar-te o endereço da notícia:
http://www.gesp.ipg.pt/Noticias.aspx?cod=261

Depois há lá um .pdf onde diz quais as empresas e cidades disponíveis. Acho que há 14 vagas para a área de Engenharia Informática:
http://www.gesp.ipg.pt/files/Noticias/Vagas Junho 2017.pdf
 
Última edição:
O email foi enviado pelo gabinete de estágios da escola onde estudo (IPG) tenho a certeza que a Universidade do Minho tem algo semelhante, onde podes informar-te melhor.


Edit:

Até posso dar-te o endereço da notícia:
http://www.gesp.ipg.pt/Noticias.aspx?cod=261

Depois há lá um .pdf onde diz quais as empresas e cidades disponíveis. Acho que há 14 vagas para a área de Engenharia Informática:
http://www.gesp.ipg.pt/files/Noticias/Vagas Junho 2017.pdf

Obrigado :)
 
Pois expliquei-me mal... acabei o 3º ano do curso (correspondente à licenciatura, mas sem diploma)

Não fui verificar o teu, mas pelo que conheço podes "interromper" o curso e ficar com o grau de licenciado. Isto é, mesmo que prossigas para o mestrado, ao fim dos três anos completos podes pedir o certificado da licenciatura.
 
Não fui verificar o teu, mas pelo que conheço podes "interromper" o curso e ficar com o grau de licenciado. Isto é, mesmo que prossigas para o mestrado, ao fim dos três anos completos podes pedir o certificado da licenciatura.

Sim dá para fazer isso, no entanto fico com o diploma de Licenciado em Ciências da Engenharia Informática e não Licenciatura em Engenharia Informática
 
É o que tenho neste momento. Isso é igual ao litro quando te estás a candidatar a alguma posição.
Podes-te apresentar como licenciado (e podes pedir o certificado para o provar). Eventualmente te sentires realmente mal com o nome da licenciatura podes sempre justificar que é MI e que terminaste os primeiros 3 anos.
 
Back
Topo