1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Iniciar projecto freelancer

Discussão em 'Web Development' iniciada por jonasss, 11 de Abril de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 2296)

1. jonasss

jonasss Power Member

boa tarde pessoal !!

Eu estou neste momento prestes a iniciar uma projecto que é fazer uns sites como freelancer.
    Queria iniciar esta fase porque além de gostar junto o util ao agradavel :) .

Queria saber quais os passos que tenho de dar ? (legais , burocracias se é preciso algo ) e qual melhoe metodo de freelancer.

Queria tambem saber acerca de softwares.

2. Squillace

Squillace Power Member

Também estou interessado em saber. Eu pessoalmente abri há uns tempos atrás uma actividade por recibos verdes nas finanças. Acho que isso, aliado à legalidade das licenças dos softwares deve ser o suficiente, mas gostava que alguém também me pudesse esclarecer. :)

3. jonasss

jonasss Power Member

Quanto há questão de softwares ... tipo é preciso comprar todos aqueles que não são opensource (dreamweaver/frontpage/photoshop) ou pode se ter uma licença de uso neste caso pa fazer websites como freelancer ?

abraços

4. RPortela

RPortela Power Member

Boas,

Penso que se usarem uma versão trial e não colocarem qualquer crack / serial pirata, não é ilegal, pois podem alegar que estão a utilizar uma versão apenas para testes.

No final dos 30 dias, desinstalam e voltam a reinstalar por mais 30 dias.

Cumps.

5. ruimoura

ruimoura Power Member

Tens que ter a licença do programa, seja para trabalhar como freelancer seja para o que for. Isso não tem nada a ver. Ao teres a licença, fazes com o programa o que quiseres, salvo excepções onde há diferenciação entre licença para uso comercial (o caso) e licença para uso sem fins lucrativos, ou doméstico.

6. ruimoura

ruimoura Power Member

É completamente ilegal usar trials para fins lucrativos .....

7. RPortela

RPortela Power Member

Sorry, não fazia a minima ideia disso...

já agora, alguem sabe o preço do dreamweaver e do fireworks? e onde se pode comprar?

8. jonasss

jonasss Power Member

E aonde consigo essa licença ? comprando a software ?

9. RPortela

RPortela Power Member

Já que falas nisso, sabes de algum site onde exista informações sobre esse sistema de recibos verdes? estou interessado nisso, mas não sei nada sobre isso :s

Estando alguem com esse sistema de recibos verdes está sujeito a "fiscalizações" como as empresas ou por se ser particular não se aplicam essas "regras"?

10. Squillace

Squillace Power Member

Encontrarás provavelmente informações no site das Finanças. Agora de cabeça não sei onde.

Não sei o que queres dizer com "fiscalizações", mas trabalhando por recibos verdes tens isenção de 1 ano no IRS (eu por exemplo não passei ainda recibo nenhum e não sou obrigado a fazer a declaração de IRS, embora convenha fazê-la a zero), e se não me engano só há descontos se fizeres lucro de mais de uma determinada quantia anual (10 mil euros ou coisa do género).
    Mas, embora tenha recibos verdes estou a pisar uma área que não conheço bem.

11. xapa

xapa Power Member

para o pessoal que tem recibos verdes só uma informação adicional, no primeiro ano podem pedir a isenção de desconto para a segurança social, mas no segundo ano tem de descontar obrigatoriamente, mesmo que não tenham passado recibo nenhum, isto se não tiverem a trabalhar e a fazer os descontos à conta de outra empresa, por isso vejam se não arranjam praí uma divida...

Quanto ao limite dos 10.000 que alguém falou é o seguinte, se passarem de recibos 9.999 euros não têm de cobrar IVA se passarem os 10.000 tem de cobrar IVA e começar a entregar esse IVA trimestralmente!!

ps:espero ter dado uma ajuda!! qualquer coisa sobre recibos verdes, estão à vontade (sou contabilista) :joker:

12. msdevweb

msdevweb Power Member

Humm... viste isso onde?
    É completamente ilegal usar trials para fins lucrativos se o utilizador for devidamente informado disso.

É legal até que algo diga o contrario, normalmente fazem referencia ao tipo de utilização que podes fazer com o programa na altura da instalação, mas caso não faça qualquer tipo de referencia às restrições de usabilidade desse programa para fins comerciais, podes usar. Não existe lei nenhuma que te obrigue a saber de algum tipo de restrição se não foste informado pela empresa atraves de um contracto de utilização ou informação visivel na altura do download/E/instalação. Caso isso não exista, podes usar para o que quiseres.

E existem centenas de empresas que não disponibilizam informação sobre a não possibilidade de usar esse software para fins comerciais... é só percorreres os LEIA-ME.txt ou readme.txt ou *EULA*.txt, agreement, etc etc etc...

Um abraço.

13. HecKel

HecKel The WORM

Boas!

Agora estou eu como uma dúvida sobre esta questão..., como é que é possivel verificar se uma determinada página foi criada com software trial ou devidamente legalizado?

abraços, HecKel

14. jonasss

jonasss Power Member

Ganda questão :lol: bem postada , tb kero saber :)

15. ruimoura

ruimoura Power Member

Não são todas, não fui claro nesse ponto, admito, mas a maioria é interdita para uso não comercial. É uma questão de ler a licença (não há software neste universo sem licença) ...

A resposta é óbvia ... Não é possível ... simples. Agora pensa assim - tens uma empresa, pequena ou grande, não interessa, e entra-te a fiscalização por ali dentro, e vêm-te photoshops, dreamweavers e tudo o resto, instalado nos pc's, tudo trial ... Aí, estás tramado ... Se não fores apanhado a utilizar, ou tipo um freelancer, que trabalhe em casa, é difícil, senão impossível seres apanhado.
    Porque é que achas que nos fóruns todos que por aí andam (este incluído) toda a gente fala abertamente de como não consegue fazer isto ou aquilo com o Photoshop? Porque o utilizam em casa, e 95% destas pessoas não tem nem sequer a noção que a licença mais barata do Photoshop custa pouco mais de €600. É por demais evidente que a grande maioria tem o photoshop pirateado ...

Última edição: 14 de Abril de 2007
  16. msdevweb

msdevweb Power Member

Não é directamente possivel provar que tal programa fez tal imagem... mas experimentem isto, criem uma imagem vossa (Exemplo em photoshop), a partir do 0, gravem em JPG por exemplo... vao ao sitio onde guardaram a vossa foto e clique c botao direito --> propriedade --> Resumo e está lá um campo com: Software de criação... e VOILÀ, temos o software que a criou, bem como a versão... e mais umas poucas infos, isto sem inspecionar a fundo o bin da imagem, logo, torna-se obvio que se não te virem a usar o photoshop, podem ver trabalhos/imagens que foram usadas nos trabalhos "vendidos" e verificar essa propriedade, se for Trial, beta, unregistered.... e associam directamente que foi feito com uma versão dessas, alem de que se for crackada, exigir-te a licença.... Se apagares o fotoshop crackado antes deles verem, vêm que uma ou outra imagem foi criada com uma versão registada, e facilmente te exigem informações de registo da versão do programa que fez aquela imagem... TRAMADOS de QUALQUER MANEIRA...

Um abraço.

17. NINJA1200

NINJA1200 [email protected] Member

Mas isso acontece nas imagens, não acontece no simples HTML, por exemplo.
    Um tag de html é sempre um tag de html. Não há volta a dar, seja criado à pata, por um gerador licenciado ou por um trial.
    O que eventualmente pode acontecer, caso uses um gerador, será ficares com publicidade ao mesmo dentro do próprio html, mas isso podes apagar se te apetecer. Sempre dá um ar mais profissional :P

18. msdevweb

msdevweb Power Member

Yep, nisso é verdade. Mas se o programa gerar publicidade no html, se a retirares, provavelmente estarás a fazer algo de ilegal....
    Bah! burocracia e leis da porcaria.

Open Source e *GNU GPL* Laws rocks! :)

Um abraço.

Partilhar esta Página